6 – Vegetais
Os vegetais são extremamente ricos em nutrientes e muito pobres em calorias. Contêm antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas, catarata e câncer.
Muitos vegetais também são ricos em carotenóides, como o beta-caroteno. Estes podem proteger contra a radiação solar e radicais livres, o que pode levar ao envelhecimento da pele. Algumas das melhores fontes de beta-caroteno são cenouras, abóbora e batatas.
Muitos vegetais também são ricos em vitamina C, que é importante para a produção de colágeno e tem fortes efeitos antioxidantes. Em um estudo, quando as pessoas receberam 180 mg de vitamina C por dia durante 4 semanas, a atividade antioxidante da pele aumentou 37%.
Os vegetais com maior teor de vitamina C incluem vegetais de folhas verdes, pimentões, tomates e brócolis.
Em outro estudo, os pesquisadores mediram a elasticidade e outras qualidades da pele em mais de 700 mulheres japonesas. Eles descobriram que aqueles que comeram mais vegetais verdes e amarelos tinham menos rugas.
Os vegetais fornecem proteção solar e podem prevenir os danos dos radicais livres à pele. Isso se deve em grande parte aos seus fortes efeitos antioxidantes.
7 – Romã
A romã é uma das frutas mais saudáveis. Sua atividade antioxidante parece ser ainda maior do que a do chá verde.
Romãs diminuem a inflamação, ajudam a prevenir danos causados por níveis elevados de açúcar no sangue e podem melhorar os resultados em pacientes com câncer de cólon. Eles também ajudam a proteger a pele dos danos do sol.
Além disso, os pesquisadores sugerem que diferentes partes da romã podem trabalhar juntas para reparar a pele danificada e aumentar a produção de colágeno.
As romãs são ricas em antioxidantes que fornecem proteção solar e podem ajudar a reparar os danos existentes na pele.
8 – Tomates
Os tomates oferecem muitos benefícios impressionantes á saúde , muitos dos quais podem ser atribuídos ao seu alto teor de licopeno. O licopeno é um tipo de carotenóide que reduz o risco de doenças cardíacas, derrame e câncer.
Estudos mostram que ele também pode proteger sua pele dos raios nocivos do sol. Em um estudo, mulheres que comeram uma mistura de alimentos ricos em licopeno e outros antioxidantes vegetais tiveram uma diminuição perceptível na profundidade das rugas após 15 semanas.
Cozinhar tomates com gorduras saudáveis, como azeite de oliva, aumenta significativamente a absorção de licopeno pelo corpo.
9 – Abacate
Os abacates são ricos em gorduras saudáveis para o coração, fibras e várias vitaminas e minerais essenciais para a saúde.
Eles também têm um sabor delicioso e são extremamente versáteis.
Além disso, os abacates contêm compostos exclusivos chamados álcoois graxos poliídricos. Eles podem combater a inflamação, proteger a pele do sol e ajudar a reparar o DNA danificado.
Seu alto teor de gorduras monoinsaturadas e os antioxidantes luteína e zeaxantina fornecem proteção adicional para a pele e o DNA.
Os abacates previnem os danos à pele causados pelo sol e também podem ajudar a proteger o DNA das células da pele.
10 – Caldo de osso
É feito cozendo carne, ossos de frango ou espinha de peixe por um longo período de tempo. Isso libera minerais e outros componentes benéficos. caldo de osso tornou-se muito popular entre os que se preocupam com a saúde.
Um desses componentes é o colágeno, ao qual foram atribuídos efeitos benéficos na saúde dos músculos e ossos.
Embora não haja pesquisas publicadas sobre o caldo ósseo em si, há evidências que sugerem que o colágeno que ele contém pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento.
Quando cozido, o colágeno se decompõe em gelatina, que é rica nos aminoácidos glicina, prolina e hidroxiprolina. Seu corpo pode absorver esses aminoácidos e usá-los para formar um novo colágeno na pele.
Estudos controlados demonstraram que o consumo de colágeno pode melhorar a elasticidade, hidratação e firmeza da pele, ao mesmo tempo que reduz as rugas.
Em um estudo, a profundidade das rugas foi significativamente reduzida em mulheres na pós-menopausa que tomaram um suplemento de colágeno junto com outros nutrientes de sustentação da pele, como vitaminas C e E por 12 semanas.
O alto teor de colágeno do caldo ósseo pode melhorar a elasticidade da pele e reduzir as rugas e outros sinais de envelhecimento.
11 – Peixe gordo
O peixe gordo é realmente um alimento anti-envelhecimento.
Suas gorduras ômega-3 de cadeia longa são benéficas contra doenças cardíacas, inflamação e colite ulcerosa, entre muitas outras doenças.
Estudos sugerem que eles também podem proteger contra inflamação e danos que ocorrem durante a exposição ao sol.
O salmão, um dos tipos mais populares de peixes gordurosos, tem um componente adicional que pode manter sua pele com aparência mais jovem. Ele contém um antioxidante carotenóide chamado astaxantina, que é responsável pela cor rosa do salmão.
Em um estudo, pessoas com pele danificada pelo sol que receberam uma combinação de astaxantina e colágeno por 12 semanas, experimentaram melhorias significativas na elasticidade e hidratação da pele.
Peixes gordurosos podem fornecer proteção contra danos à pele que ocorrem em resposta à inflamação e exposição ao sol.