O sol pode fazer bastante estragos na nossa pele se não tivermos o cuidado de protegê-la. Mas vários protetores solares que são vendidos no comercio hoje em dia, não são tão saudáveis como deveriam ser. O melhor mesmo é descobrir outras maneiras de proteger do sol de uma maneira mais natural.
Já tem anos que escutamos falar que é necessario usar o protetor solar para conseguir uma pele saudável e assim evitar o temido câncer de pele. Mas alguns ingredientes contidos em muitos protetores solares são potencialmente perigosos e podem causar o câncer. Inclusive essa propriedade que eles tem em “bloquear” os raios solares não é tão saudável assim
O sol, é ainda, a melhor fonte de vitamina D que temos. Essa é uma vitamina vital que precisamos e que com somente com uma exposição de 20 minutos ao dia podemos obter uma dose adequada para nosso corpo.
Uma pequena dose de sol diariamente é uma ótima medida para ter uma vida saudável.
Mas.. ainda precisamos nos preocupar com as queimaduras das sobre-exposição. Quando exageramos, a pele fica vermelha e dói por algum motivo. Esse é o seu corpo, informando que você fez algo que não deveria ter feito. Obtenha os benefícios da luz solar, mas não se exponha com excesso . Aqui deixo algumas maneiras de se proteger desse excesso de uma maneira saudável e bem natural.
1. Óleo de sementes de framboesa vermelha
Este óleo é um dos melhores protetores solares que existe. bloqueia os raios UVB problemáticos e tem um nível de proteção entre 28-50 FPS .
2. Óleo de semente de cenoura
O óleo de sementes de cenoura pode ser um pouco mais difícil de encontrar, mas possui 38-40 FPS e também possui boa ação antioxidante dos carotenóides.
3. Óleo de Germen de Trigo
O óleo de Germen de trigo são naturalmente hidratantes enquanto promovem um FPS de 20.
4. Óleo de gergelim
O óleo de gergelim bloqueia 30% da luz solar, deixando você permanecer no sol mais tempo sem queimar. Aplique-a cada hora ou duas, se você pretende ficar por mais tempo exposto baixo sol.
5. Óleo de coco
O óleo de coco bloqueia cerca de 20% dos raios do sol. Isso significa que você pode aproveitar o sol 20% mais do que normalmente sem se queimar. Isso não é muito mais tempo, então não pense que esteja protegido por horas. Você pode ficar bronzeado e manter a cor com óleo de coco em um periodo de no máximo meia hora. Óleo de coco também hidrata a pele, diminui a inflamação e suaviza as imperfeições ao mesmo limita o dano solar. O óleo de coco funciona ainda mais se você toma-lo internamente. Ele combate a inflamação por dentro e contribui para uma produção saudável de vitamina D.
6. Aloe Vera
Aloe Vera é usado frequentemente após uma queimadura solar para acalmar aquela pele quente e irritada. Pode também funcionar de antemão, bloqueando cerca de 20% da luz solar, como o óleo de coco. Também não é uma tonelada de tempo extra, então fique de olho no tempo e proteja-se.
7. Outros Óleos de semente ou nozes
Há muitos por aí que oferecem alguma resistência ao sol enquanto ainda permitem a produção natural de vitamina D. Eles podem não funcionar tão bem como os listados acima, talvez FPS em torno de 2-8, mas eles vão funcionar bem em pequenos espaços de tempo. Experimente:
- óleo de amendoim
- óleo de semente de cânhamo
- óleo de alfafa
- óleo de jojoba
- manteiga de karité
- óleo de oliva
- óleo de abacate
- óleo de macadâmia
8. Protetores solares naturais
Verifique os rótulos. Muitas empresas estão oferecendo algumas opções mais saudáveis quando se trata de proteção solar. Você também pode fazer o seu próprio misturando alguns óleos específicos com o pó de óxido de zinco . Veja aqui como fazer esse Protetor solar para conseguir um produto super eficiente.
9. Astaxantina
Este antioxidante que também é um carotenoide que dá ao salmão a coloração rosa avermelhada. O salmão obtém esse antioxidante das microalgas que produz a astaxantina e é o que os protegem dos raios UV. A astaxantina é mais poderosa do que a vitamina C, vitamina E ou CoQ10. Ela protege nossa pele das lesões solares e até ajuda a evitar que o DNA seja danificado por raios ultravioleta. É literalmente um pouco de protetor solar em uma pílula, mas também protege o coração, o cérebro, as articulações e os olhos.
10. Use roupas adequadas.
As roupas são o melhor protetor solar. Elas absorvem ou refletem a luz solar e mantêm sua pele segura. Após os primeiros vinte minutos ou mais de exposição ao sol, você deve vestir roupas. Escolha roupas brancas para refletir mais luz e mantê-lo mais fresco no calor do verão.
11. Coma bem
Comer alimentos ricos em gorduras saudáveis e antioxidantes ajuda a proteger sua pele de danos, incluindo os danos causados pelos raios UV. Isso significa que você deve buscar frutas e vegetais escuros e coloridos que contenham carotenóides e outros poderosos antioxidantes. Coma nozes, sementes, óleo de coco, abacates, e microalgas para os melhores ácidos graxos ômega e até mesmo algumas gorduras saturadas saudáveis. Os carotenóides dão à sua pele um brilho bronzeado saudável mesmo sem luz solar e isso faz com que você se exponha ao sol menos vezes.
veja aqui os 10 Melhores Alimentos para um Bronzeado Perfeito