Durante os meses quentes de verão, a atividade dos insetos está em alta, e eles encontrarão uma maneira de importuná-lo tanto em ambientes internos quanto externos.
Fique preparado para essa batalha com esta lista de 11 pragas de verão mais comuns e como você pode evitá-las.
1. Baratas
Com toda a chuva que o verão traz, traz também outra intrusa indesejável: a barata. Correndo para dentro para escapar da chuva e comer alguma coisa, as baratas podem entrar em sua casa por qualquer fresta.
Seu abrigo preferido é em lugares quentes e úmidos. Então, dentro de casa, elas podem se esconder e fazer ninhos próximos à cozinha, em frestas atrás de armários, gavetas, embaixo da pia e outros cantos escuros.
Elas são insetos de hábitos noturnos, isso significa que ver uma ou duas durante o dia pode ser sinal de infestação.
VEJA AQUI: Maneiras eficazes de eliminar as baratas
2. Pulgas
Pode ser difícil proteger completamente seu animal de estimação sem tratamentos mensais contra pulgas, mas você pode tentar tornar sua casa o mais hostil possível para as pulgas.
Certifique-se de também manter a manutenção do quintal, como cortar a grama e se livrar de qualquer pilha de folhas, pois as pulgas prosperam em condições escuras e úmidas.
Sabia que o óleo de coco é um dos melhores remedios para eliminar as pulgas? :
Veja aqui: Óleo de coco: O melhor eliminador natural de pulgas
3. Ratos
Outras pragas urbanas bastante comuns nos esgotos das cidades são os roedores. O rato, a ratazana e o camundongo roem de tudo, mas comem principalmente restos de comida e ração de animais domésticos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o rato pode transmitir mais de 200 doenças, como a leptospirose, que pode matar.
O rato transmite a doença por meio da urina, que entra em contato com o humano através da água contaminada. Por isso, a melhor forma de prevenir a doença é evitar entrar em contato com a água de enxurradas.
Evite acúmulo de papelão em casa, que podem servir de ninho para os ratos, fechar ralos, evitar acúmulo de lixo dentro de casa. E, quando fazer dedetização, tem que ser coletiva, se não eles fogem para outros lugares.
4. Mosquitos – Aedes aegypti
Assim como a maioria dos insetos, o Aedes aegypti aumenta de população com as altas temperaturas. O transmissor da dengue, chikungunya e zika, prefere água limpa, mas também consegue sobreviver à água suja dos centros urbanos e costuma se esconder em folhas, plantas e cortinas.
O mosquito tem comportamento diurno e se alimenta de néctar, mas a fêmea precisa de uma proteína contida no sangue para botar os ovos. O mosquito pica animais de estimação, mas ele prefere os humanos porque têm menos pelos na pele, o que facilita a picada.
Limpe seu quintal de qualquer água parada, que é o terreno perfeito para a proliferação de mosquitos. Isso pode incluir algo tão pequeno quanto uma tampa de garrafa. Coisas como velas de citronela e repelente de insetos podem ajudar a deter os animais de rua, mas a prevenção é fundamental.
Veja aqui: 9 Plantas que repelem mosquitos
5. Moscas
Onde há churrasco de verão e pratos de comidas deliciosas, há moscas. Isso nem sempre tem que ser o caso. Tome precauções em sua próxima festa no quintal e mantenha os alimentos cobertos. Mantenha os sacos de lixo amarrados para ajudar a manter os enxames de moscas afastados. Incorpore plantas, como hortelã, manjericão e hortelã-pimenta, em seu jardim para um preventivo totalmente natural.
VEJA MAIS :
- 14 Truque geniais para se livrar dos mosquitos
- DIY: Armadilhas para moscas e mosquitos
- DIY: Repelentes de Mosquitos / Métodos naturais de Repelente de mosquito
6. Carrapatos
Os carrapatos são responsáveis pela transmissão de mais de 300.000 novos casos de doença. Proteja-se quando estiver passando o tempo ao ar livre usando mangas compridas e calças e ficando longe de arbustos crescidos. Você também pode ajudar a manter seus animais de estimação seguros borrifando-os com um repelente de carrapatos totalmente natural feito com vinagre de maçã, água e suco de limão
7. Aranhas
As aranhas estão por aí o ano todo, mas esses hóspedes indesejados aparecem como um relógio a cada verão, já que os meses quentes coincidem com a estação de acasalamento. Elas geralmente entram em sua casa através de rachaduras na fundação ou lacunas nas portas e janelas, então certifique-se de selar essas rachaduras para desencorajá-los de entrar e botar ovos. Você também pode substituir as lâmpadas externas por amarelas, pois são menos propensas a atrair insetos, incluindo aranhas.
8. Cupim
Esse é o tipo de inseto que realmente causa medo nos proprietários, os cupins podem causar estragos significativos em um curto espaço de tempo.
Conhecidos como “destruidores silenciosos”, os cupins se alimentam da madeira – incluindo os postes e vigas que mantêm sua casa de pé. Embora os cupins muitas vezes permaneçam invisíveis atrás das paredes, as pistas de que eles estão por perto incluem minúsculas “bolinhas” encontradas embaixo de cadeiras ou estantes de madeiras e asas espalhadas pelo chão.
VEJA AQUI : Como eliminar os cupins
9. Formigas
Não há nada pior do que olhar para a bancada da cozinha e ver uma linha preta de formigas marchando sobre ela. Guarde as sobras e certifica-se de que suas paredes estejam devidamente vedadas.
Antes de dormir, recolha a tigela de comida do seu animal de estimação. Esse é um dos pontos preferidos das formigas para um lanche noturno.
VEJA AQUI: Como se livrar das formigas: 8 remédios caseiros que funcionam
10. Caruncho
Imagine a cena: você compra 15 kg de ração para o seu cachorro e, depois de alguns dias, percebe que o saco está repleto de bichinhos. Alguns cães não consomem mais essa ração e o alimento acaba no lixo. O problema também ocorre em pacotes de macarrão, cereais, grãos e farinhas em geral.
Eles não fazem mal à saúde porque não ficam em lugares sujos, apenas nos grãos. Se identificar algum, dá para congelar o pacote, peneirar o inseto e consumir o produto.
Para diminuir a chance de encontrar um caruncho, a recomendação do especialista é armazenar o alimento em potes de vidro. Caso ocorra infestação, ela ficará contida no recipiente.
O ideal é comprar apenas o que irá consumir naquele mês e evitar fazer estoque de grãos.
11. Escorpião
Muito comum nas cidades, o escorpião não costuma atacar as pessoas. A maioria dos casos de picadas ocorre por acidente.
— Às vezes, a pessoa levanta uma tábua e encontra o escorpião embaixo ou calça algum sapato com ele dentro e leva a picada. Ele apenas se defende quando se sente ameaçado.
A dor da picada do escorpião aumenta de intensidade e pode causar ataque cardíaco. Em pessoas mais sensíveis, como crianças e idosos, o veneno pode ser fatal.
O biólogo esclarece que existe antídoto para o veneno, mas é mais comum tratar apenas os sintomas, já que o corpo consegue eliminar a substância.
O aracnídeo só se alimenta de pequenos insetos vivos, como baratas. Ele é bastante encontrado em túmulos devido à grande quantidade de baratas, que se alimentam de cadáveres, e perto de rios e locais úmidos.