O vinagre de maçã é o tipo mais popular de vinagre na comunidade de saúde natural. Está considerado como o melhor de todos em vários tipos de benefícios, muitos dos quais já foram comprovados cientificamente.
Isso inclui perda de peso, redução do colesterol, níveis mais baixos de açúcar no sangue e melhora dos sintomas de diabetes.
É também um antigo remédio popular, e tem sido usado para vários fins domésticos e culinários.
Aqui deixo 6 benefícios para a saúde do vinagre de maçã que são apoiados por pesquisas científicas.
Veja AQUI como você pode fazer esse vinagre de maçã em casa . Super simples e super fácil.
1 – Ajuda você a perder peso e reduz a gordura da barriga
Surpreendentemente, estudos também mostram que o vinagre pode ajudar a perder peso.
Vários estudos em humanos mostram que o vinagre pode aumentar a saciedade, ajudar você a ingerir menos calorias e isso leva a perder quis na balança com certeza.
Por exemplo, se as pessoas tomam vinagre junto com uma refeição rica em carboidratos, elas aumentam a sensação de saciedade e acabam comendo de 200 a 275 calorias a menos pelo resto do dia (AQUI e AQUI).
Um estudo em 175 pessoas com obesidade mostrou que o consumo diário de vinagre de maçã levou à redução da gordura da barriga e perda de peso (AQUI):
- 15 mL (1 colher de sopa): perdeu 1,2 kg.
- 30 mL (2 colheres de sopa): Perdeu 1,7 kg.
No entanto, tenha em mente que este estudo durou 3 meses, portanto os efeitos reais sobre o peso corporal parecem ser bastante modestos.
Dito isto, apenas adicionando ou subtraindo alimentos ou ingredientes raramente terá um efeito perceptível no peso.
É toda a dieta / estilo de vida que conta e você precisa combinar vários métodos eficazes para ver os resultados.
Em geral, parece que o vinagre de maçã é útil como um auxiliar de perda de peso, principalmente por promover a saciedade e reduzir os níveis de açúcar e insulina no sangue.
Mas não vai ser milagroso por conta própria.
RESUMO
Estudos sugerem que o vinagre pode aumentar a sensação de plenitude e ajudar as pessoas a consumirem menos calorias, o que leva à perda de peso.
2 – Diminui o colesterol e melhora a saúde do coração
A doença cardíaca é atualmente a causa mais comum de morte prematura no mundo (AQUI).
Sabe-se que vários fatores biológicos estão ligados diretamente, diminuído ou aumentado os riscos de doença cardíaca.
Vários desses “fatores de risco” podem ser melhorados pelo consumo de vinagre, mas muitos dos estudos foram feitos em animais.
Esses estudos em animais sugerem que o vinagre de maçã pode reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, juntamente com vários outros fatores de risco para doenças cardíacas (AQUI, AQUI )
Há também alguns estudos mostrando que o vinagre reduz a pressão arterial em ratos, que é um importante fator de risco para doenças cardíacas e problemas renais .
A única evidência humana até agora é um estudo observacional de Harvard mostrando que as mulheres que comiam molhos de salada com vinagre tinham um risco reduzido de doença cardíaca (AQUI).
Mas este tipo de estudo só pode mostrar uma associação, não pode provar que o vinagre causou qualquer coisa.
Como mencionado abaixo, estudos em humanos também mostram que o vinagre de maçã pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar a combater o diabetes. Esses fatores também devem levar à redução do risco de doença cardíaca.
RESUMO
Vários estudos em animais mostraram que o vinagre pode reduzir os triglicerídeos, o colesterol e a pressão sanguínea. Isso poderia levar a um risco reduzido de desenvolver doenças cardíacas.
3 – Pode ter efeitos protetores contra o câncer
O câncer é uma doença terrível, caracterizada pelo crescimento descontrolado das células.
De fato, numerosos estudos mostraram que vários tipos de vinagre podem matar células cancerígenas e encolher tumores AQUI , AQUI , AQUI).
No entanto, todos os estudos sobre isso foram feitos em células isoladas em tubos de ensaio, ou ratos, o que não prova nada sobre o que acontece em um ser humano vivo e que respira.
Dito isso, alguns estudos observacionais em humanos mostraram que o consumo de vinagre está ligado à diminuição do câncer de esôfago na China, mas aumentou o câncer de bexiga na Sérvia .
É possível que o consumo de vinagre de maçã possa ajudar a prevenir o câncer, mas isso precisa ser mais pesquisado antes que qualquer recomendação possa ser feita.
RESUMO
Alguns estudos em tubos de ensaio e ratos mostraram que o vinagre pode retardar o crescimento de células cancerosas e encolher tumores.
4 – Reduz os níveis de açúcar no sangue e combate o diabetes
A aplicação mais bem sucedida do vinagre até hoje é em pacientes com diabetes tipo 2.
A diabetes tipo 2 é caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, seja devido à resistência à insulina ou à incapacidade de produzir insulina ( AQUI ).
No entanto, o açúcar elevado no sangue também pode ser um problema em pessoas que não têm diabetes. Acredita-se ser uma das principais causas do envelhecimento e várias doenças crônicas.
Está mais que evidente que todos beneficiamos ao manter os níveis normais de açúcar no sangue. A maneira mais eficaz (e mais saudável) de fazer isso é evitar carboidratos refinados e açúcar, mas o vinagre de maçã também pode ter um efeito poderoso.
O vinagre tem demonstrado numerosos benefícios quanto aos níveis de açúcar no sangue e insulina:
- Melhora a sensibilidade à insulina durante uma refeição rica em carboidratos em 19-34% e reduz significativamente a reação do açúcar e insulina no sangue (AQUI ).
- Reduz o açúcar no sangue em 34% depois de ingerir 50 gramas de pão branco (AQUI).
- 2 colheres de sopa de vinagre de maçã antes de dormir pode reduzir o açúcar no sangue pela manhã em 4% (AQUI).
- Numerosos outros estudos em humanos mostram que o vinagre pode melhorar a função da insulina e diminuir os níveis de açúcar no sangue após as refeições AQUI e AQUI).
Por essas razões, o vinagre pode ser útil para pessoas com diabetes, pré-diabetes ou para aqueles que desejam manter baixos os níveis de açúcar no sangue por outros motivos.
Se você está atualmente tomando medicamentos para baixar o açúcar no sangue, consulte o seu médico antes de aumentar a ingestão de qualquer tipo de vinagre.
RESUMO
O vinagre de maçã tem mostrado uma grande promessa em melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar a diminuir a reação do açúcar no sangue após as refeições.
5 – Pode matar muitos tipos de bactérias nocivas
O vinagre pode ajudar a matar patógenos (organismo que podem causar doenças: Bacterias, fungos, protozoários e vírus) , incluindo bactérias nocivas ao corpo (veja AQUI ).
Ele tem sido tradicionalmente usado para limpeza e desinfecção, tratamento de unha com fungos, piolhos, verrugas e infecções de ouvido.
Hipócrates, o pai da medicina moderna, usou vinagre para a limpeza de feridas há mais de dois mil anos.
O vinagre também tem sido usado como conservante de alimentos, e estudos mostram que ele inibe bactérias (como E. coli) de crescerem em alimentos e estraga-los ( AQUI, AQUI e AQUI ).
Se você está procurando uma maneira natural de preservar sua comida, então o vinagre de maçã pode ser muito útil.
Também houve relatos de vinagre de maçã diluído ajudando com a acne quando aplicada na pele, mas não encontrei nenhuma pesquisa forte para confirmar isso.
RESUMO
A principal substância do vinagre, o ácido acético que pode matar bactérias nocivas ou impedi-las de se multiplicar. Existem relatos na história de uso do vinagre como desinfetante e conservante natural.
6 – Aumenta o ácido acético, com efeitos biológicos potentes
O vinagre de maçã é feito em um processo de duas etapas, exatamente como o álcool é elaborado. ( AQUI)
O primeiro passo expõe os pedaços de maçãs a levedura, que fermentam os açúcares e os transformam em álcool.
No segundo passo, as bactérias são adicionadas à solução de álcool, que fermentam ainda mais o álcool e o transformam em ácido acético – o principal composto ativo do vinagre.
Em francês, a palavra “vinagre” significa “vinho azedo”.
O vinagre de maçã orgânico e não filtrado também contém a “mãe”, filamentos de proteínas, enzimas e bactérias amigáveis que dão ao produto uma aparência escura.
Algumas pessoas acreditam que a “mãe” é responsável pela maioria dos benefícios para a saúde, embora atualmente não haja estudos para certificar isso.
O vinagre de maçã contém apenas cerca de três calorias por colher de sopa, o que é muito baixo.
Não há muitas vitaminas ou minerais, mas contém uma pequena quantidade de potássio. O vinagre de maçã de qualidade também contém alguns aminoácidos e antioxidantes.
RESUMO
O vinagre de maçã é feito fermentando o açúcar nas maçãs. Isso os transforma em ácido acético, que é o ingrediente ativo do vinagre.
Dosagem e Como usar
A melhor maneira de incorporar o vinagre de maçã em sua dieta é usá-lo em sua cozinha – para saladas, maionese caseira e esse tipo de coisa.
Algumas pessoas também gostam de diluí-lo em água e beber como bebida. As dosagens comuns variam de 1 a 2 colheres de chá (5-10 ml) a 1-2 colheres de sopa (15 a 30 ml) por dia, misturadas em um copo grande de água.
É melhor começar com pequenas doses e evitar grandes quantidades, porque o excesso de vinagre pode causar efeitos colaterais prejudiciais.
Recomenda-se a utilização de vinagre de maçã orgânico e não filtrado com a “mãe”.
Veja AQUI como você pode fazer o seu vinagre de maçã orgânico e nao filtrado em casa. É super fácil!
RESUMO
Uma dose comum para o vinagre de maçã varia de 1 colher de chá a 2 colheres de sopa por dia, seja usado na culinária ou misturado em um copo de água.