9 Ervas que podem crescer em água e ter sempre na sua cozinha
Você tem algumas ervas favoritas? Por que não cultivá-los em água e mantê-las perto no peitoril da janela da cozinha ou diretamente no balcão? As ervas cultivadas em água são tão saborosas quanto as que você planta no jardim. Você não precisa mexer com terra nem se preocupar com regadas regularmente.
Neste artigo você vai conhecer as 9 ervas que podem crescer e crescer em água, sem terra, e ter sempre disponível para temperar seus pratos favoritos.
Essa é uma excelente ideia para os que vivem em casas ou apartamentos que não tem espaço suficiente para plantar no jardim e assim ter sempre suas ervas frescas. Não ha nada melhor que ter e usar ervas orgânicas e saudáveis saindo da sua própria cozinha.
O melhor é usar água de chuva, mas não é imprescindível. Escolha uma água mais leve que não seja clorada cheia de produtos químicos embutidos , tipo água da torneira, porque pode fazer mal para as plantinhas.
Recipiente
Para o recipiente, você pode usar os potes de vidro de geleia, de compotas, de vinagrete, qualquer um que tenha um tamanho adequado para as suas mudinhas. Até garrafinha de plástico serve.
As raízes crescem melhor em ambientes escuros, longe da luz solar, portanto os vidros e garrafas de cor âmbar será a melhor opção para suas ervas. Mas se não conseguir garrafas de cor âmbar, pode enrolar um papel em volta do pote de vidro para proteger as raizes da luz. Isso vai até prevenir o aparecimento de algas na água. As algas não fazem mal ás plantas mas dão a impressão que o recipiente está sujo.
Os recipientes de boca estreita têm uma vantagem: podem suportar as estacas e mantê-las quase verticais. No entanto, a boca do recipiente não deve ser muito estreita ou muita ajustada porque as raízes precisam respirar, e a boca do recipiente deve permitir a entrada e o movimento livre do ar.
Se você estiver usando um recipiente de boca larga, você tem a opção de cobrir o topo com nylon ou redinha de arame. Insira as estacas através dos furos, e isso oferecerá algum suporte para as estacas. Outra vantagem, especialmente em áreas mais quentes, é que a rede impede os mosquitos de colocar ovos na água e se multiplicar cada vez mais.
Estacas de ervas
As estacas macias são muito fácil de enraizar e não precisa de nenhum hormônio enraizador. Se você tem alguma erva crescendo no jardim, corte uma raminha de uns 15 cm e coloque dentro do recipiente com água. Você também pode comprar no supermercado a erva, cortar a raminha e colocar no recipiente de água.
Remova as folhas mais baixas das estacas e corte as pontas inferiores próximas dos nós de onde as raízes surgem. Quando for inserir a estaca no recipiente com água tenha o cuidado de que as folhas não toquem na água. Elas podem apodrecer facilmente e contaminar a água.
As estacas lenhosas como o alecrim podem demorar mais a enraizar, então seja paciente. Mude a água uma vez por semana. Uma vez que as raízes começam a crescer, geralmente entre 2-6 semanas, as mudanças de água podem ser mais espaçadas.
Se você tem a tiririca ( erva daninha) em casa você pode fazer um hormônio enraizador que vai acelerar o aparecimento das raizes ou também pode fazer o hormônio enraizador de lentilha líquido ou em pó que são bastante poderosos também. Veja como fazer aqui e aqui.
9 Ervas que você pode plantar em água
1 – Alecrim
As estacas semi-lenhosas de alecrim demoram mais para enraizar, mas as estacas de primavera de ramas novas podem ser mais rápidas. De qualquer forma, vale a pena o esforço porque alecrim faz uma excelente planta de interior para um local ensolarado. Veja mais sobre isso aqui.
2 – Cebolinha
Ter a cebolinha em água é muito fácil! É só cortar a parte verde deixando o bulbo e colocar esse bulbo na água. Você vai ver sua cebolinha crescer e crescer sempre. Pode colocar varios bulbos de cebolinhas em um mesmo recipiente só tendo o cuidado de não amontoar.
3 – Hortelã
A hortelã é uma das mais popular para usos medicinais porque contém grandes quantidades de substâncias mentol voláteis. Dá uma sensação de frescor único na pele ou na língua, mas sem causar nenhuma variação de temperatura. Crescer a hortelã-pimenta na água é fácil. Basta colocar estacas frescas em água para crescer novas plantas. Em dois dias já vão começar a sair as raizes.
4 – Manjericão
O manjericão vai adorar o ambiente aquecido da cozinha e vai crescer feliz num recipiente cheio de água desde que esteja em um local com bastante luz. Peque as estacas em qualquer momento antes de florescer. Se você tem várias variedades de manjericão, cultivar estacas na água é a melhor maneira de preservar sua coleção durante o inverno. Leia mais sobre isso aqui
5 – Melissa
A Melissa é uma erva da familia do Hortelã e deixa um aroma simplesmente maravilhoso na casa especialmente no inverno. As folhas são excelentes para fazer deliciosos chás. Pegue as estacas na primavera ou no outono. Mantenha os recipientes de água em um local quente que recebe muita luz indireta . Esta erva pode levar de 3-4 semanas para desenvolver raízes. Mantenha a água sempre limpa com mudanças regulares.
6 – Orégano
Esta erva deliciosa e muito popular vale a pena ter em casa porque você pode usar as folhas para saborear quase qualquer prato. Pegue ramas de crescimento fresco e coloque-os na água. Comece a usar as folhinhas, logo que perceber que planta começa a crescer bem.
7 – Stévia
Esta planta doce é uma excelente alternativa para ter na casa e adicionar em chás, cafés e bebidas frescas. Pegue uma estaca de um ramo jovem que cresce ativamente e coloque-o na água. Deixar o recipiente em um lugar quente com muita luz para manter esta planta tropical feliz e cheia de doçura.
8 – Sálvia
Pegue galhinhos macios e coloque-os na água. Você pode precisar de apenas uma ou duas plantas de sálvia, porque é uma erva com sabor muito acentuado e você vai usar pouca quantidade para dar sabor aos seus pratos. Mantenha as plantas em local com muita luz , bem arejado, porque esta erva é propensa ao oídio.
9 – Tomilho
Você precisa pegar estacas jovens de cor verde. O galho lenhoso marrom é rígido e pode não desenvolver raízes com facilidade. O melhor momento para tirar as estacas é meio da primavera até o início do verão, antes que a planta comece a florescer. As hastes finas do tomilho podem secar muito rápido, então coloque-as em água assim que as cortar . Uma vez que começa a crescer, corte as hastes para promover a ramificação e assim terá mais e mais folhinhas para usar.
E você já tem suas ervas orgânicas e frescas na sua cozinha?? Veja abaixo um video sobre as 9 Ervas que você pode plantar em água e ter sempre na sua cozinha
isso que dar medo,mas podemos colocar dentro do vidro ,argila expandida ou pedrinhas não deixar água ate a borda do vidro,assim o mosquito da dengue não se aproxima.
troque a água a cada 2 dias.
lave e esfregue os recipientes.
a fricção do esfregar mata os ovos do mosquito.
além disso, os ovos demoram uma semana para eclodirem.
5 Comentários
Não entendi o que são as estacas para as plantinhas na água?
??????
mosquito da deeeeeeegue!!!!!!!!!!!!
isso que dar medo,mas podemos colocar dentro do vidro ,argila expandida ou pedrinhas não deixar água ate a borda do vidro,assim o mosquito da dengue não se aproxima.
troque a água a cada 2 dias.
lave e esfregue os recipientes.
a fricção do esfregar mata os ovos do mosquito.
além disso, os ovos demoram uma semana para eclodirem.
abraços.