O elemento Madeira no Feng Shui
O Feng Shui é uma disciplina oriental que busca, através da criação de espaços equilibrados, fluir energia para melhorar nosso bem-estar e até nossa saúde. Essa harmonia é alcançada através do equilíbrio de uma série de elementos, que são 5: fogo, metal, terra, água e madeira.
É essencial encontrar a combinação ideal do elementos e evitar que nenhum prevaleça sobre os demais, pois cada um deles, além de possuir uma série de características positivas, também possui negativas.
Essa combinação ideal de elementos do Feng Shui deve ser vista em conjunto, pois pode ter áreas em que possamos estar interessados em aprimorar algumas características mais do que outras.
Veja AQUI Feng Shui e suas formas
A madeira corresponde, dentro do ciclo dos elementos do Feng Shui, como energia na fase de crescimento. É o elemento quente, representa a primavera e o crescimento. Sua função é dotar as coisas de utilidade. Está associado ao tons de verde e azul esverdeado, além de formas retangulares. Em seu aspecto positivo, está relacionado à renovação, criatividade, movimiento. Em seu aspecto negativo, quando é apresentado em excesso, pode gerar competição e discórdia.
Os objetos que representam a madeira são:
- Plantas especialmente verdes, vivas e saudáveis
- Pinturas ou fotos com imagens de árvores, florestas, flores e plantas
- Objetos de madeira, cestas de vime, etc.
- Objetos de forma retangular
- Objetos azuis ou verdes
Caracteristicas do elemento madeira
- Movimento: Expansão, crescimento
- Formas associadas: Retângulo
- Instruções Magnéticas: Leste e Sudeste
- Estação primavera
- Números: 3 e 4
- Cores: Verde e azul
- Órgãos: Fígado e vesícula biliar
- Trigramas: Trovão e Vento
No ciclo dos elementos do Feng Shui, a madeira é criadora do fogo, destruidora da terra e inibidora da água. Por sua vez, é criado pela água, destruído pelo metal e inibido pelo fogo.
Este é um elemento usado muito frequentemente e exagerado, do ponto de vista do Feng Shui, em casas onde, além do parquet, existem tetos de madeira, revestimentos e muitas peças de mobiliário. Existem maneiras de compensar esse uso excessivo do elemento, por exemplo, usando tapetes, almofadas e, mesmo quando usamos madeira, podemos pintá-lo com cores que não são características desse elemento.
Nas cozinhas, esse é um elemento que pode ser escasso nos casos em que os móveis e a modulação não são de madeira. Para compensar nesses casos, podem ser utilizados elementos com as cores mencionadas e também com utensílios e decoração de madeira.
Como já mencionado, é possível que existam áreas onde possa ser interessante aprimorar um certo elemento, no caso da madeira, o banheiro em busca de calor ou no escritório, devido à sua influência na criatividade.