Polinizar pepino é muito fácil. Se você tem várias plantas de pepino em sua casa e não há insetos que as polinizam, como abelhas, por exemplo. Então você terá que fazer isso manualmente.
Veja também : Flores para atrair abelhas ao seu jardim
Pepino é uma planta que cresce muito rápido, e pode ter certeza que em torno de 1 mes depois de ter colocado a sua semente para germinar a sua planta vai estar produzindo flores. Este método também pode ser usado com tomates ou qualquer tipo de planta da mesma família que são as abóbora, abobrinha.
Veja também: Produtos de jardinagem.
O pepino é uma planta rasteira que vai se espalhando por todos os lados e por isso se acredita que para cultivar cultivar o pepino se necessita de muito espaço. Mas isso não é de todo verdade e você pode plantar o pepino em áreas pequenas e até mesmo em vasos.
O único que tem que fazer, é uma treliça vertical e guiar a planta para que sube e cresça verticalmente.
E fazer isso além de muito fácil. É até uma grande vantagem porque o pepino quando está rastejando no chão de terra, pode ser vítimas de pragas e de atá mesmo apodrecer.
Veja o vídeo deste Artigo
Identificar flor macho e flor fêmea
A flor masculina tem apenas o caule e a flor, enquanto a fêmea, o pepino já cresce sob a flor. A planta do pepino cria duas flores, a masculina e a femea e, de fato, quando o tempo está muito quente, a planta produz muitas flores masculinas, o que não é bom. Se o tempo estiver bom, de 29 a 25 graus, a planta produz muitas flores femininas, o que é melhor, e assim produz mais pepinos. A flor femea quando recebe pólen da flor masculina através de insetos, poliniza e cresce, se não, seca e cai. Portanto, temos que fazer manualmente o processo natural que os insetos fazem. Para coletar o pólen da flor masculina, vamos usar um cotonete. O que simplesmente faremos é passar o cotonete sobre o pólen, girando-o dessa maneira para obter a maior quantidade de pólen. Em seguida, vamos para a flor femea e colocamos o cotonete dentro da flor. Então desta forma depositamos o pólen na flor. Outra maneira de polinizar é cortar o caule pequeno que contém o pólen na flor masculina e inseri-lo na flor femea. Esfregamos o caule pequeno que cortamos da flor masculina e fazemos a mesma operação que mostrei anteriormente com o cotonete. Depois de uma semana ou mais, a flor secará e o pepino começará a crescer. À medida que as novas flores aparecerem, teremos que identificá-las e realizar a mesma operação. Desta forma, a planta não para de produzir pepinos. Você pode deixar que os insetos façam o trabalho de polinização, seria mais lento, e fazê-lo manualmente acelerará a produção e eu sei que todas as flores que polinizo se transformarão em pepino.Veja o vídeo deste Artigo