10 efeitos chocantes de comer muito açúcar
Você sabe qual é a ingestão diária de açúcar recomendada para adultos? São apenas 30 gramas, mas muitas pessoas estão quase dobrando isso em um dia – e fazem isso todos os dias!
O consumo excessivo de açúcar está associado à obesidade, mas existem outros efeitos colaterais menos conhecidos, sobre os quais você pode não ter conhecimento.
Aqui estão alguns dos efeitos nocivos do açúcar no corpo humano:
1 – Pode danificar o cérebro
Muito açúcar pode piorar a depressão e a ansiedade, causando picos de energia, que são seguidos por quedas. O açúcar também interfere com os neurotransmissores que regulam o humor.
O açúcar também tem sido relacionado à demência, porque comer demais pode levar ao diabetes, que por sua vez pode levar à perda de memória.
2 – Envelhecimento da pele
As mulheres estão em desvantagem em manter a pele com aparência jovem, pois têm níveis mais baixos de colágeno do que os homens. O colágeno é a substância que mantém a pele firme e jovem, e comer açucar em exagero pode danificar o colágeno – se você é uma mulher que come muito açúcar, sua pele pode parecer mais velha do que realmente é!
O excesso de açúcar no sangue pode se ligar ao colágeno da pele e, uma vez ligado, pode tornar o colágeno quebradiço. Isso torna mais difícil para sua pele se reparar, o que leva a rugas extras e possível acne adulta.
3 – Doença hepática
Se o fígado fica sobrecarregado com a quantidade de frutose do açúcar que precisa processar, ele converte a frutose em células de gordura. Algumas dessas células circulam pelo corpo como colesterol e triglicerídeos que podem levar ao ganho de peso, mas muitas são armazenadas no fígado. Isso pode levar à doença hepática gordurosa não alcoólica.
4 – Obesidade
O açúcar contém muitas calorias sem nenhum nutriente – mas é saboroso. O sabor doce e a contagem de calorias podem levar ao ganho de peso e, se o consumo de açúcar e gordura não for controlado, pode levar à obesidade.
5 – É ruim para o sistema digestivo
O açúcar nem sempre é completamente digerido no intestino delgado, o que pode significar que já fermentou quando chega ao intestino grosso, causando gases, cólicas e inchaço.
6 – Pode causar infecções por fungos
Consumir muito açúcar pode insentivar infecções fúngicas recorrentes, como sapinhos, porque o fungo se alimenta de açúcar.
7 – Doença cardíaca
Altos níveis de açúcar podem reduzir os níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL), que transportam gordura na corrente sanguínea. Também causa um aumento nos triglicerídeos, que é o principal constituinte da gordura corporal.
O açúcar pode causar obesidade, o que também pode colocar as pessoas em risco de doenças cardíacas e colesterol alto.
8 – Pode danificar os vasos sanguíneos
Altos níveis de glicose podem fazer com que os vasos sanguíneos se contraiam, e isso pode provocar uma pressão extra no coração e em outros órgãos. E isso causa a pressão alta.
9 – Cárie dentária
O açúcar é inimigo do esmalte dos dentes.As bactérias nocivas na boca se alimentam do açúcar e se multiplicam, causando a cárie dentária.
10 – Danos nos rins
Consumir muito açúcar pode levar à obesidade, que pode desencadear o diabetes tipo 2. Esse tipo de diabetes pode causar danos aos rins e impede que eles filtrem eficazmente os resíduos de nosso sangue.
Veja o vídeo deste artigo