Uma boa noite de sono é crucial para a saúde geral do corpo.
Uma xícara de chá pode ser a opção certa. O chá é uma ótima maneira de acalmar o corpo e a mente, aliviar o estresse e ajudar a dormir mais rápido.
Ervas e especiarias são usadas há milhares de anos para ajudar a acalmar a ansiedade, acalmar o sistema digestivo e ajudá-lo a adormecer.
Uma xícara de chá quentinha e aconchegante é uma maneira saudável de se cuidar no final do dia e preparar o corpo para dormir!
A seguir, vou mostrar e ensinar como fazer o chá de 4 ervas diferentes, que vai te ajudar a relaxar, acalmar e controlar o corpo quando ele está alterado. Ideal para quem não quer um medicamento forte e opta por algo mais natural.
1 – Chá de flor de camomila
Durante anos, o chá de camomila foi usado como um remédio natural para reduzir a inflamação e ansiedade e tratar a insônia.
Na verdade, a camomila é considerada um tranquilizante leve ou apenas um indutor do sono.
Seus efeitos calmantes podem ser atribuídos a um antioxidante chamado apigenina, que é encontrado em abundância no chá de camomila.
Doce e terroso, este chá saboroso consegue diminuir a ansiedade e deixar seu corpo pronto para dormir
Assim que faz o chá de camomila
Você vai precisar: 1 colher de sopa de flores de camomila (2 a 4 gramas )
1 xícara de água (150 ml),
- Coloque água para ferver.
- Assim que ferver, abaixe o fogo e adicione as flores de camomila à água.
- Tampe a panela e cozinhe por 3 a 5 minutos.
- Depois deste tempo, desligue o fogo e deixe repousar por cerca de 5 minutos antes de consumir.
- se você não gosta do cha de camomila de saquinho comercial, prove esse diretamente das flores que você vai ficar impressionado! O sabor é muitoo bom!!
A dose recomendada, é de três a quatro xícaras diárias.
2 – Chá de flores de Lavanda
O chá de lavanda é uma bebida calmante que o ajudará a relaxar e descontrair. É uma bebida que induz o sono, alivia o estresse e é relaxante.
Os efeitos calmantes da lavanda são devido aos seus óleos essenciais. Você pode se beneficiar inalando, ingerindo ou aplicando o óleo topicamente. A maneira mais comum de consumir a lavanda é fazendo um chá com seus botões.
Preparar um chá com flores de lavanda, ajuda a liberar os óleos essenciais e o aromas.
Fazer seu próprio chá de lavanda é bastante fácil.
você vai precisar:
- 1 colher de chá de flores secas
- 1 xícara de água
- Colocar os botões de flores de lavanda na água antes de começar a ferver.
- Desligar o fogo e tampar.
- Deixe os botões de lavanda em repouso por cerca de 3 a 10 minutos. Se você deixar repousar por muito tempo e ficar muito forte, é só diluir com um pouco mais de água quente. No entanto, se você deixár por muito tempo, com certeza vai ter um toque de amargo.
A dose recomendada é de 2 xícaras por dia
3 – Chá de maracujá
O chá de maracujá, é preparado com folhas secas, e caules da planta de maracujá, é altamente indicado para solucionar problemas de insônia
Especificamente, são seus alcaloides e flavonoides que ajudam a tratar além da insônia, acalmar um estado permanente de nervos e relaxar o corpo, para que ele possa dormir.
É uma das ervas prescritas para isso, há séculos.
O chá de maracujá é um complemento ideal para quem está tratando a depressão e ajuda a acalmar situações de estresse extremo
Você vai precisar
- 1 colheres de sobremesa rasa de erva seca
- 1 copo de água (200 ml)
Assim que faz o chá de maracujá
- Coloque água para ferver.
- Quando começar a ferver, desligue o fogo
- Adicione a erva seca. Tampar.
- Deixe descansar por oito minutos.
- Coar e está pronto para beber.
Beba antes de ir a dormir
É uma infusão suave, infelizmente não lembra nada do gosto da fruta de maracujá mas dá uma sensação bastante reconfortante. Diria que é uma infusão agradável!!
É muito importante que seja apenas 1 xÍcara por dia
Também não é recomendado que mulheres grávidas, crianças menores de 8 anos ou pessoas que vão se submeter a uma cirurgia. Não devem tomar esse chá.
4 – Chá de Raiz Valeriana
A valeriana não cria hábito, o que é bom se você tiver padrões de sono irregulares.
Você pode usar as raízes frescas ou secas para fazer uma infusão. ….diria mais uma DECOCÇÃO, porque são raízes e rizomas e necessita mais tempo de cozimento para retirar suas propriedades.
Você vai precisar
- 1 grama de valeriana seca ( 1 colher de chá )
- 1 copo de água ( 200 ml)
Assim que Faz o chá de valeriana
- Colocar a valeriana na água antes de começar a ferver.
- Abaixe o fogo no mínimo e deixe cozinhando por uns 15 minutos. não deixe a agua ferver. É um cozimento lento de temperatura baixa.
- Depois, é só coar e beber antes de dormir.
O recomendado é tomar 1 xícara por dia. Superar a dosagem recomendada diária, pode causar: náusea, tontura, vómito, fatiga e indisposição gastrointestinal.
Não é indicada: Para quem tem alergias respiratórias, grávidas e crianças menores de 3 anos. E também não deve ser usada por tempo prolongado sendo que o período recomendado é de 4 às 6 semanas
Na minha opinião, a Valeriana não tem um gosto ruim, mas também não é ótimo
Para mudar um pouco o sabor, basta misturar a valeriana com qualquer outra erva calmante. As vezes eu bebo a valeriana misturada com camomila. Por exemplo….. Mas tem que fazer os 2 chás separados porque a valeriana precisa de uma decocção, no qual a camomila não precisa.
Veja o vídeo deste Artigo