Como nem todos os banheiros são iguais, nem todos os box também o são, por isso, dependendo do tipo de chuveiro, do espaço e do gosto pessoal de cada um, pode escolher diferentes tipos de divisórias.
Existem alguns tipos de formatos e de materiais diferentes usados na composição de boxes para banheiros. Cada uma das variedades traz uma especificações próprias que influenciam no resultado estético e funcional do ambiente.
Veja também: Produtos para casa.
Mas qual escolher? No seguinte artigo de AssimQueFaz damos-lhe as chaves para fazer a decisão correta.
1. Materiais
O material mais utilizado quando se trata de box de banheiro é o vidro, porém existem alternativas que podem ser utilizadas, levando em conta também o estilo do banheiro e o tipo de decoração.
- Vidro: trata-se do modelo mais utilizado devido à sua durabilidade e eficiência, já que isola totalmente a área de banho, deixando o piso externo totalmente seco. São os modelos mais usados, porém os mais caros disponíveis no mercado.
- Acrílico: o box de acrílico tem um custo mais baixo do que os modelos de vidro, porém podem se quebrar com muita facilidade. Por ser um material opaco, não se vê a sujeira, o que pode acarretar o acúmulo de mofo.
- Cortina plástica: É a solução mais econômica que as duas anteriores, entretanto, exige uma constante reposição, troca. A super vantagem é que ela pode criar um ambiente mais divertido, pois existe uma grande variedade de estampas. E também podem ser instalados sem ajuda profissional. Costuma ser utilizado em locais onde existem paredes paralelas e não em áreas de canto, pois essas não possuem sustentação para o varão.
1.a. vidro temperado ou laminado?
2. Tipos de box de acordo com o modo de abertura
➔ Box de ângulo: Ele também é conhecido como box de canto ou box de quina, pois fica no cantinho do banheiro. Formam um ângulo de 90º. Se seu chuveiro fica em um vão em formato de L, esta é uma possibilidade. Este é o mais adequado em banheiros pequenos, pois suas medidas economizam espaço no cômodo . O mais comum é usar portas de correr que não ocupem espaço interno
➔ Portas de abrir: Esse é um modelo indicado para uso em banheiros médios e grandes. Elas abrem para fora ou para dentro até atingirem um ângulo reto de 90 graus. Por poder abri-los completamente, o acesso ao chuveiro é muito confortável e a limpeza é mais prática. Mas é bom lembrar que ao escolher esse modelo você precisa contar com espaço para o ângulo da abertura.
➔ Box de correr : Eles abrem e fecham deslizando lateralmente ao longo dos trilhos superiores e inferiores graças aos rolamentos. Sua grande vantagem é que não ocupa espaço em sua abertura.
Essas portas de correr podem ser simples ou duplas, ou seja, podem abrir apenas de um lado, mantendo uma estrutura de divisória fixa, ou abrir em qualquer direção. Apesar do que possa pensar, estas portas são completamente estanques, pelo que não criam qualquer tipo de fuga para o exterior.
➔ Box articulado : Também chamado de box sanfonado, o box articulado para banheiro otimiza o espaço do cômodo.
➔ Box para banheira: este tipo é aconselhável para evitar queda de água da banheira quando ela está em uso. Sua instalação pode ocorrer a partir das bordas da banheira ou desde o chão.
➔ Box para cadeirante: Este tipo de box é ideal para quem conta com espaços maiores, pois dessa forma o cadeirante pode se locomover melhor. Grande parte dos projetos de box desse tipo não contam com portas, exatamente para facilitar a entrada do usuário
➔ Box de banheiro especial: essa versão é intitulada dessa maneira por não contar com formato fixo. Fica ao seu critério decidir como será, pois é uma modalidade feita totalmente sob medida, de acordo com a ambientação do banheiro e com o projeto que o dono do décor tem em mente.
Como escolher o modelo ideal
- O primeiro que deve ser feito é estudar o ambiente antes de escolher o melhor material, modelo e acabamento do box para que o mesmo fique funcional e estético;
- O box deve ter uma área mínima de 80cm x 80 cm;
- Aparte da beleza, você deve levar em conta a segurança, a privacidade, a qualidade e principalmente a funcionabilidade na hora de comprar.
- Tirar as medidas corretamente é o primeiro passo para definir o box a ser instalado. Um centímetro mal calculado pode comprometer a estética e principalmente a funcionalidade do box.
- O vidro temperado é o mais indicado por ser mais seguro e oferece mais proteçao e resistência. E a espessura de 8 milimetros para garantir a funcionalidade e a segurança na hora do banho
- Se você mora sozinho ou apenas é um casal, aposte no transparente. Vai dar uma sensação de amplitude em banheiros pequenos além de permitir que haja luz natural em todo o ambiente.
- Para escolher o modelo, anote! O BOX DE CORRER é prático, mas exige um espaço maior para que a porta seja movimentada sem risco de danificar a estrutura ou deixar o ambiente desconfortável. BOX DE CANTO, em formato de “L”, é perfeito para banheiros muito pequenos. O BOX DE ABRIR otimiza o espaço e é uma boa opção para banheiros pequenos.
- Segurança : Os vidros usados em box de banheiro precisam seguir uma regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em caso de quebra, o vidro não pode estilhaçar em pedaços pontiagudos. Se o orçamento recebido for muito baixo, pode ser que a segurança da sua família esteja em risco.
Gostou das dicas de como escolher a melhor opção de box para o banheiro ?
Aproveite para saber Como Limpar o Box do Banheiro