A urtiga, por incrível que pareça, é uma das plantas mais nutritivas que existe. Poderia dizer que é quase A MAIS NUTRITIVA.
É engraçado que nos dias de hoje, quando escutamos sobre a urtiga vem logo na cabeça uma planta chata que causa incômodo e uma planta que definitivamente devemos evitar.
Mas de acordo com vários estudos científicos, ao contrário disso tudo, a urtiga é uma planta que é toda comestível: raízes, folhas, caule e as sementes.
Todas essas partes tem um grande valor nutricional e medicinal, lotada de propriedades benéficas para vários usos.
Propriedades medicinais da urtiga
A urtiga estimula o sistema circulatório, é mineralizante, depurativo, diurético e adstringente.
Na forma de chá ou suco espremido na hora, é usado para resolver problemas do trato urinário, no tratamento de anemia, tosse, colite, reumatismo ou gota.
Veja a MANEIRA CORRETA de como fazer o chá de urtiga AQUI
Outra maneira de aproveitar os grandes benefícios desta planta é fazer uma pomada de urtiga que pode ser usada em: dores reumáticas, artrites, gota, neuralgia e hemorroidas.
Veja AQUI a maneira correta de fazer uma pomada maravilhosa e que você deve ter sempre em casa.
Urtiga mil e uma utilidades
- A urtiga também é eficiente em Problemas da pele e do couro cabeludo tipo a caspa e queda de cabelo. Basta enxaguar os cabelos com uma infusão de urtiga que pode ser a solução para esse problema.
- Saladas de urtiga é considerada muito eficaz no combate à anemia.
- Existem estudos científicos, que afirmam, a eficiência da urtiga em problemas renais. Mas para isso deve usar sempre as folhas jovens. Se usar as folhas de plantas que já floresceram ou estão com sementes, não use porque pode causar um efeito contrário e agravar o problema renal.
- É também um excelente removedor de ácido úrico
- É excelente para diabéticos. Estudos recentes revelam que ingerir a urtiga regularmente abaixa o nível de glucose no sangue. Abaixa triglicérides e aumenta o HDL, que é o colesterol bom.
- Se você quer uma bebida energizante de verdade! Basta colocar um pouco de urtiga numa garrafa de água e beber durante o dia. Você vai ficar impressionado com a energia que vai te dar. Não vai querer parar de beber nunca mais.
Urtiga está carregada de nutrientes
30 a 40% da massa seca da urtiga é proteína. Tem alta concentração de carotenoides, cálcio, magnésio e vitaminas. Além disso, muitos desses nutrientes atuam como antioxidantes dentro do seu corpo.
A urtiga é das melhores fontes de vitamina C. Cerca de 238 ml de vitamina C para cada 100gramas de urtiga. Isso é muito alto. Comparando com a laranja, por exemplo, cada 100gr tem cerca de 53,2ml de vitamina c . Isso quer dizer que a urtiga tem 4 vezes mais vitamina C que a laranja.
A vitamina C aumenta muito a absorção de ferro. O que torna esta planta uma alternativa ideal à carne para melhorar a deficiência de ferro.
Como identificar a urtiga
Existe uma planta que se parece muito com a urtiga, mas que não queima quando encostamos nela.
É uma planta da família da hortelã que não tem as propriedades da urtiga mas que tem outras excelentes propriedades.
Porque queima
O que faz a urtiga queimar são milhares de pequenas agulhas espalhadas por toda a planta: no caule central, na superfície das folhas que podem estar pelos dois lados ou somente em um lado da folha, e isso depende da espécie de urtiga que você tem.
Estas pequenas agulhas hipodérmicas são chamadas de tricomas. São microscópicas e prontas para quebrar ao menor toque que seja e nos injetar esse conteúdo urticante.
Para algumas pessoas pode ser terrível a dor ou o que pode causar. Mas outras pessoas também usam essas agulhadas para o tratamento de dores de artrites. E pode ter certeza que funciona!!
A urtiga é tão nutritiva, que se ela não tivesse essas agulhas urticantes, seria devorada quase que imediatamente pelos herbívoros. É por isso que a natureza deu essa proteção.
Colher
Dependendo do para que você quer usar a urtiga, tem que fazer a colheta adequada para esse uso.
Para comer a urtiga, ingerir, comer em saladas e usar todos os seu benéficos para nutrir o corpo internamente, o melhor é colher quando essas plantas estão realmente jovens, que ainda não tem essa agulhas urticantes.
Neste ponto, a urtiga é muito suave, tem uma textura agradável e são deliciosas.
A medida que vai crescendo, a planta vai madurando e começa a parecer as agulhas e assim é mais provável que você vai se picar se não usar luvas para proteger.
Quando a planta está madura, você também pode usar para comer mais vai ter muito mais fibra e difícil de mastigar. É uma planta muito fibrosa.
Nesta etapa da planta é boa para colher e desidratar, para fazer chás, tinturas, extratos, pomadas, cremes e usar sempre que necessitar.
Sementes da urtiga
No verão, é a melhor época para colher as sementes da planta madura.
As sementes são incrivelmente nutritivas, anti-inflamatórias, restauram os rins e são excelentes para aumentar os níveis de energia e o sistema imunológico. Elas são tão poderosas que não deve ser consumido mais de 30g por dia.
As sementes podem ser preparadas em chá, polvilhadas nas comidas e em saladas ou adicionada a sopas.
Na verdade, cada parte da urtiga pode ser usada e colhida em vários momentos, dando-nos seus benefícios ao longo do ano.
Dá para entender o porque esta é a planta mais nutritiva que existe??
Com tudo isso, te aconselho a não evita-la e ir correndo procurar por algumas destas plantas no seu jardim ou ao arredor.