Saiba como se planejar financeiramente para este projeto
Em alguns casos, o lar dos sonhos pode ser difícil de encontrar nas imobiliárias, por isso uma das opções é construir a casa do zero.
Veja também: Produtos para casa.
Desta forma, tudo ficará da forma que deseja, contudo, este tipo de investimento pode ser mais caro.
Por isso, ao procurar terrenos à venda em São Paulo, busque locais onde tenha mais vantagens e tenha por perto estabelecimentos como mercados, farmácias, bancos, entre outros serviços que usamos no cotidiano.
Assim além de ter o imóvel dos sonhos ainda terá como se beneficiar da localidade ao longo dos anos.
Já que terá que investir uma boa quantia em dinheiro é preciso ter planejamento.
Construir uma casa do zero pode ser um processo demorado, por isso se você pensa em realizar este projeto é preciso ter paciência e se preparar financeiramente.
Como se planejar para construir a própria casa?
Primeiramente, é preciso fazer uma avaliação do que é preciso para construir uma casa, além de pesquisar todos os custos envolvidos.
Mas claro que isso depende de muitos fatores como localização, tamanho da casa, arquitetura da casa e acabamentos.
De qualquer forma, é preciso sondar se é possível prosseguir com isso ou não, para só então desenvolver um projeto em conjunto com o arquiteto, para que tenha os números mais precisos.
Em seguida é preciso escolher o terreno onde o imóvel será construído. O tamanho e a localização podem alterar o valor do investimento.
Também é importante pensar em quanto você terá que gastar para limpar o terreno, nivelá-lo, etc.
É importante lembrar que algumas empresas já vendem os terrenos prontos, além de terem toda a infraestrutura em volta.
Quanto custa construir uma casa do zero?
Como já mencionado, o tamanho da casa é o que vai influenciar no valor. Observe que isso é apenas para ter uma base, pois os materiais usados na construção devem aumentar significativamente o preço.
Muitos fatores afetam o custo total da construção de uma casa, mas três pontos têm mais peso: tamanho, complexidade e nível de acabamento.
Na hora de começar a calcular o custo de construção de uma casa nova, muitas pessoas usam o preço por metro quadrado como base de comparação. No entanto, este método merece atenção.
O valor do pé quadrado é um método que compara amplamente o custo de duas casas semelhantes, casas em diferentes partes do país e casas com características semelhantes.
Esse método não é totalmente confiável porque não leva em consideração quanto custará para construir um determinado projeto, e, sobretudo, não leva em conta quanto custará o ajuste.
Uma vez que a casa tenha as paredes, teto, laje e ladrilhos no lugar, é hora de começar a gastar dinheiro com o que as pessoas vão interagir todos os dias – os retoques finais.
O custo de algumas torneiras para os banheiros em uma casa muitas vezes pode resultar em uma nova parede. Por isso, o custo do acabamento pode ser mais caro do que os demais itens.
Na Internet, é possível pesquisar e comparar itens para acabamento de casas e apartamentos com grande quantidade de informações.
De acordo com o Custo Unitário da Construção Civil, o custo médio para construir uma casa do zero é de aproximadamente R$ 1.554,54 por M².
Contudo, como já mencionamos, o valor pode variar de acordo com o projeto.
Há alguns itens que precisarão de um investimento maior. Confira alguns deles abaixo:
Materiais e acabamentos
É nos materiais e acabamentos que a maior parte do dinheiro será investido com tijolos, argamassa, reforço de aço, tubulações, fios elétricos, etc.
Quando se trata de acabamentos, são esses que farão toda a diferença no preço final da obra.
Portanto, antes de iniciar a construção, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado sobre todos os tipos de acabamentos que estarão em sua casa.
É nessa etapa que você precisa definir o padrão dos materiais utilizados na construção da sua casa: baixo, normal ou alto padrão.
Outra opção é misturar o padrão e manter os materiais de maior qualidade apenas em algumas áreas da casa, de acordo com o seu gosto e as necessidades da sua família.
Mão de obra
Você pode contratar uma construtora ou empreiteira, cujos custos podem ser maiores, ou um profissional com uma equipe pequena.
Na primeira opção, você apenas desenvolverá um projeto com um engenheiro do fornecedor, mas o valor será bem maior.
Na segunda opção, dependendo da empresa responsável pela construção, você precisará contratar um engenheiro para projetar a obra e deixar que ele guie essa pequena equipe em todas as etapas para que tudo saia conforme o planejado.
A última opção é a mais arriscada, mas pode ser uma saída se deseja gastar menos. Nesta alternativa você mesmo pode fazer todo o projeto.
Claro que a segunda opção vai sair bem mais barata, então você precisa conhecer o trabalho dessa equipe e qual a prioridade da obra.
Agora que você tem todas essas informações ficou mais fácil para realizar o sonho de construir a própria casa.
A recomendação final é contar com a ajuda de especialistas e realizar o planejamento todo antes de começar o investimento.
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam quanto custa construir uma casa do zero.