Dentre os produtos caseiros para eliminar o mofo das paredes internas, muitos costumam fazer parte do nosso dia a dia:
- Alvejante ou Cloro
- Vinagre branco ou vinagre de maçã
- Bicarbonato de sódio
- Água oxigenada
- Extrato de semente de cítricos e água
Veja também: Produtos para casa.
1. Como tirar mofo com Cloro ou Alvejante
A melhor maneira de remover o mofo de uma parede com cloro ou alvejante requer 3 etapas:
- Prepare uma diluição de cloro em água na proporção de 1:3 ou 1:4 (cloro: água). Esta preparação será então aplicada na forma de uma garoa fina com um spray doméstico na superfície atacada.
- Deixe agir por pelo menos 10 a 15 minutos. Após alguns segundos, a primeira coisa que você poderá observar é um clareamento da superfície. Este será o sinal inequívoco de que o produto está funcionando, eliminando fungos e bolores.
- Enxágue abundantemente com água limpa, com o auxílio de uma escova ou esponja, para retirar os esporos remanescentes que possam ter sobrevivido. Esta etapa garantirá uma maior duração do tratamento fungicida. Se necessário, o procedimento deverá ser repetido até que a parede volte à sua cor original.
A água sanitária é um dos agentes desinfetantes e fungicidas mais eficazes. Por ser um produto muito utilizado para a higiene doméstica, é muito fácil encontrá-lo em lojas físicas e online.
Por se tratar de um produto forte e corrosivo, recomendamos cuidado ao utilizá-lo. Para isso, é conveniente que se utilizem luvas de borracha, mantendo sempre o líquido fora do alcance das crianças.
Limpe o visível e adote medidas de longo prazo mais eficazes como a ventilação mecânica forçada.
2. Como tirar mofo com Vinagre Branco
- Encha um borrifador com o vinagre (não diluído). Embora em alguns casos possa ser diluído com um pouco de água, sua melhor ação é encontrada no uso concentrado.
- Pulverize a parede com mofo. É conveniente que você deixe agir por pelo menos 1 hora
- Enxaguar abundantemente com água limpa, esfregando com uma esponja ou escova.
Apesar de valorizarmos que é um produto ecológico para eliminar o bolor, devemos reconhecer um “pequeno” contra: a persistência do seu cheiro. Claro, nada que não possa ser corrigido abrindo portas e janelas e deixando o ar correr por algumas horas. Se achar muito desagradável, pode “melhorar” adicionando algumas gotas de óleos essenciais à preparação que melhoram o seu aroma.
Para além deste pequeno inconveniente, o vinagre branco consegue eliminar mais de 80% dos esporos associados ao aparecimento de bolor, pelo que vale a pena ter em conta.
3. Como tirar mofo com Bicarbonato de Sódio
- Prepare uma diluição de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1/2 litro de água e coloque em um borrifador
- Agite bem o preparado até conseguir a diluição total do bicarbonato na água. É importante que não fique no fundo do recipiente.
- Aplicar com o borrifador na parede mofada esfregando com uma esponja.
Embora seja um produto associado a outras utilizações (cozinha, desinfeção, desodorizante, etc.), é também muito eficaz na eliminação de manchas de bolor nas paredes.
Como seu nível de “agressividade” não é o mesmo do cloro (alvejante), pode ser necessário repetir o procedimento até que as manchas de mofo desapareçam.
4. Como tirar mofo com água oxigenada
- Prepare um spray com água oxigenada a 3% (não diluída) e pulverize na parede com fungos a serem tratados
- Deixe agir por 10 a 15 minutos, tempo durante o qual a água oxigenada exerce seu poder fungicida
- Esfregue com uma esponja, enxaguando abundantemente com água limpa até que as manchas de umidade desapareçam.
Ao contrário de outros produtos caseiros para remover o mofo das paredes, a água oxigenada não gera odores desagradáveis após a aplicação.
5. Como tirar mofo com extrato de semente de cítricos e água
Embora não seja um dos produtos anti-mofo mais eficazes, tem uma boa capacidade de removê-los. Para prepará-lo, siga os seguintes passos:
Misture 20 gotas de extrato de sementes de cítricos em 2 xícaras de água e coloque em um borrifador.
Pulverize as paredes com mofo e deixe agir… SEM enxaguar. Por não ter odor forte, não é irritante ou desagradável.
Dicas do Assim que Faz
Uma alternativa eficaz devido à sua ação antimofo é combinar o vinagre com o bicarbonato de sódio e a água oxigenada, aplicando-o da forma explicada acima. Você pode manter a preparação em um recipiente, armazenado em local escuro. Isso evita que a luz afete a qualidade do peróxido de hidrogênio.
Depois de conseguir eliminar a profundidade das paredes, você pode usar essas preparações de forma preventiva. Para fazer isso, você deve pulverizar periodicamente as áreas mais propensas à formação de mofoa, mesmo antes de eles aparecerem. E assim manter suas paredes em bom estado.
veja AQUI 6 causas comuns de mofo na sua casa – COMO PREVENIR e TRATAR