O abacateiro é uma árvore de grande porte, de crescimento rápido, que pode ultrapassar os 20 metros de altura.
Sua fruta, o famoso abacate, que é colhido ainda verde e amadurece com o tempo, tem até 80% de gordura saudável, sendo considerado uma das frutas mais ricas em calorias e fibras. Além de ser utilizado na culinária, o óleo de abacate também é explorado pela indústria cosmética, compondo produtos como cremes e sabonetes.
Uma árvore adulta pode produzir mais de uma centena de abacates em uma estação, e há sempre o incômodo dos frutos não colhidos que caem no chão, causando grande sujeira. Assim, não é uma árvore recomendada para locais de grande circulação ou arborização de ruas.
Os frutos, apesar de nutritivos para os humanos, podem ser tóxicos para alguns animais. No México, é a matéria-prima do tradicional prato do país, o guacamole.
Veja também: 9 Beneficios surpreendentes das sementes de abacate- NOME CIENTÍFICO: Persea americana
- NOME COMUM: Abacate, abacado, loiro-abacate, pêra-abacate ou louro-abacate
- ORIGEM: México
- CATEGORIA: Árvore de grande porte
CLIMA:
clima ameno a quente, com preferência para climas tropicais e subtropicais, com precipitação anual a partir de 1.200 mm, razoavelmente distribuídas. Também é necessária a ausência de ventos fortes e frios. A temperatura preferida do abacateiro é de 16 a 29 ℃, com a temperatura mínima sempre acima dos 6°C.
SOLO:
solos leves, profundos, drenados e ligeiramente ácidos com um valor de pH de 5,1 a 6,9. solos argilosos pesados não são adequados. É uma planta resistente e pode sobreviver em solos de poucos nutrientes. Mas colocar uma camada superior de cobertura morta pode melhorar a qualidade do solo em que seu abacateiro prosperará, e com isso será muito mais produtivo.
REGA:
Regue frequentemente com pouca água, deixando sempre o solo úmido. Em caso de folhas amareladas, suspensa a rega por alguns dias: isto é sinal de excesso de água.
Se o abacateiro for plantado em um recipiente, poderá ser necessário regar mais do que os plantados em seu jardim. Uma boa dica é umedecer levemente as folhas duas vezes por mês para garantir que não seque.
PODA:
É aconselhável podar pouco e frequentemente. Somente se faz poda para limpeza de galhos secos.
ADUBAÇÃO:
Sempre leva pelo menos três anos para dar frutos. Um fertilizante balanceado em nutrientes ou ligeiramente rico em fósforo será bom. Quando seu abacateiro estiver florescendo, é melhor usar fertilizante líquido, pois ele funciona mais rápido.
REPRODUÇÃO:
No pomar de abacateiro é preciso ter dois tipos da planta para garantir a fecundação das flores. Se você decidir propagar abacateiro a partir de sementes e cultivá-lo como planta de vaso, use um vaso pequeno com solo rico em nutrientes e bem drenado.
A metade superior da semente não deve ser enterrada. A partir de então, você pode esperar o crescimento das mudas e movê-las para um recipiente maior ou para o seu jardim, quando se tornar um broto.
Certifique-se de que seu vaso seja mantido em um ambiente quente, sem correntes de ar e bem regado até você começar a ver as mudas. É um processo lento, muitos optam por comprar mudas.
Quando sua muda tiver cerca de 15 cm de altura, você pode movê-la para um vaso de 25 cm com solo rico de húmus.
PRAGAS E DOENÇAS:
as pragas do abacateiro são muito numerosas e englobam vários tipos de insetos, tais como, pulgões, trips, cochonilhas, lagartas, coleobrocas, cigarrinhas, formigas, besouros, e ácaros. Todavia, poucas causam dano econômico e exigem controle. As principais pragas e o seu controle são:
- a) Ácaro das gemas florais: ataca as gemas florais, e causa manchas amareladas e pálidas nas folhas, chegando a derruba-las. Seu controle é feito com defensivo a base de enxofre. Deve-se pulverizar, tão logo se constate a presença na base das inflorescências. Só é visível com lentes de aumento. São semelhantes aos ácaros da ferrugem dos pomares de laranja e limão.
- b) Besouros: besouro de Limeira e o besouro amarelo podem atacar as folhas novas do abacateiro e os seus frutos, danificando-os e causando sérios prejuízos. O controle pode ser feito com defensivos químicos adequados. A pulverização deve ser realizada ao se observar o ataque da praga.
- c) Cochonilhas: são várias as espécies, que atacam brotos e folhas. A pulverização deve ser realizada no início do ataque da praga. Deve-se misturar 1% de óleo mineral em relação ao volume de inseticida. A operação deve ser repetida após 20 dias, se necessário.
- d) Coleobrocas: atacam o tronco, ramos, e esporadicamente, os frutos. O controle é feito eliminando-se os ramos afetados.
- e) Lagartas: as lagartas dos ramos e dos frutos são consideradas as pragas mais importantes para o abacateiro. A broca dos ramos causa danos nos ramos novos, que podem secar e morrer. A larva do fruto penetra o fruto até o caroço podendo causar sua queda prematura ou danifica-lo, prejudicando-o para o consumo. O controle é feito com pulverizações de inseticidas, os quais não atingem a lagarta no interior do fruto.
CURIOSIDADES:
As plantas provenientes de sementes darão frutos com sabores diferentes em relação a sua árvore matriz. Por isso, se pretende iniciar uma plantação de abacateiros visando uma uniformidade de sabor dos frutos, deve-se propagar a planta a partir de enxertos da árvore original.
Os abacates não amadurecem na árvore, por isso, quando algumas frutas começarem a cair, está na hora da colheita. No entanto, a colheita só ocorre a partir do terceiro ano de cultivo e dura de dois a três meses.
Semente do abacate ! uma bomba nutricional!