O mofo é um fungo formado por microrganismos vivos e pode ser de vários tipos. Costuma se proliferar em ambientes úmidos, locais propícios para sua existência e seu desenvolvimento.
Prevenir e responder rapidamente quando você notar sinais de crescimento de mofo pode ser a solução. Concentre-se nessas 10 fontes comuns de mofo.
1. Clima úmido
Se sua casa tiver um problema persistente de mofo, sua localização pode ser um fator. Casas em regiões úmidas podem ter mais problemas de mofo do que aquelas casas localizadas em áreas secas simplesmente por causa da umidade. Embora você não possa fazer nada a respeito da umidade externa, você pode minimizar o crescimento de fungos e os problemas de umidade usando desumidificadores para manter a umidade interna de sua casa em menos de 60%.
Veja Também: Como se livrar do excesso de umidade da sua casa – sem desumidificador
2. Água parada
Qualquer lugar em sua casa onde a água se acumula e não pode drenar cria uma oportunidade para o crescimento de mofo. Por exemplo, se o porta-escovas de dentes não tiver orifícios de drenagem o mofo pode começar a crescer e acabar sobre (caramba) o que você usa para limpar a boca. O mofo pode crescer na jarra de água de uma cafeteira e até mesmo em plantas domésticas que não têm drenagem adequada.
3. Tapetes Úmidos
Um tapete que está molhado ( ou úmido) hoje pode estar mofado na próxima semana. Quer esteja ligeiramente úmido ou totalmente encharcado, um tapete molhado precisa ser seco imediatamente para evitar o crescimento de fungos. Pressione algumas toalhas no local úmido e coloque livros para pesar e absorver o máximo de umidade possível. Usar um aspirador de pó e desumidificadores pode ser suficiente para secar um tapete antes que o mofo se instale.
Veja Também: 5 maneiras naturais de eliminar o MOFO
4. Ar Estagnado
Sua mãe estava certa; ar fresco realmente é bom para você. Se você mantiver as janelas fechadas e as aberturas de ventilação fechadas a maior parte do tempo, não estará criando fluxo de ar suficiente para movimentar o ar úmido. O ar estagnado favorece o crescimento de fungos, então abra as janelas sempre que puder.
5. Vazamentos Ocultos
Aparecer mofo ao longo de uma parede é um indicador comum de que há vazamento de água em algum lugar atrás da parede. Outros sinais de que um cano pode estar vazando atrás de uma parede incluem um cheiro de mofo generalizado, danos à pintura e um aumento inexplicável na conta de água. É difícil evitar vazamentos ocultos de água, mas chamar um encanador assim que notar qualquer sinal de vazamento no encanamento pode ajudar a evitar mais danos e dinheiro.
6. Vazamentos Negligenciados
Não se pode esperar que você saiba que um cano está vazando atrás de uma parede, mas se você está ignorando aquele som ocasional de gotejamento que você ouve vindo de baixo da pia ou do telhado, agora é a hora de resolvê-lo. Um vazamento “menor” que você negligencia em consertar pode causar danos causados pela água e um grande problema de mofo mais tarde
Veja também: Como Evitar a Umidade nas Paredes
7. Tecido Molhado
Todos nós já passamos por isso: você coloca uma carga de roupa na máquina de lavar e depois fica tão distraído com mil outras coisas que se esquece de colocar a roupa para secar. Alguns dias depois, as roupas já cheiram a mofo. Não deixe roupas molhadas paradas e não guarde as roupas que ainda estão um pouco úmidas.
8. Banheiros úmidos
Um banheiro úmido parece divino quando você está tomando um banho quente no final de um longo dia, mas muito depois de se secar, seu banheiro ainda estará cheio de vapor. Banheiros e cortinas de chuveiro são zonas privilegiadas para o crescimento de fungos porque tendem a permanecer úmidos. Use exaustores, abra as janelas e/ou use desumidificadores para manter os banheiros o mais secos possível.
Já tem o mofo na parede? veja aqui uma solução: Como Tirar Mofo de Parede?