Todos gostamos de ter a casa sempre limpa. No entanto, há lugares na casa que dão mais trabalho para permanecer limpos, como é o caso dos vidros.
Os vidros necessitam de ser limpos com regularidade (janelas, espelhos), seja com produtos caseiros ou seja com produtos comerciais.
Dicas gerais para a limpeza de vidros:
- Não lave as janelas em dias de muito sol se não, o produto de limpeza pode secar antes que termine a limpeza e fica mais manchado que antes.
- Use cotonetes para limpar os cantos;
- Lave um lado da janela na horizontal e o outro na vertical para conseguir distinguir de que lado está as manchas;
- O papel de jornal deixa o vidro brilhante e também deixa uma película que repele a sujeira. (Se passar um tecido de fralda umedecida em álcool ou água em seguida, seu vidro vai ficar ainda mais brilhante).
- Utilizar água morna é um bom truque para limpar vidros engordurados;
- Se o vidro estiver com muito pó, passe uma flanela para retirar o grosso antes de aplicar qualquer produto;
- Quando for limpar o vidro pode fazê-lo por partes, tenha um pano seco numa mão e outro úmedecido com água e vinagre ou qualquer outro produto. Passe o úmido e em seguida passe logo o seco, assim o produto não seca e não deixa manchas;
Dicas específicas para vidros jateados (usados principalmente para fins decorativos):
O vidro jateado é resultado de uma técnica milenar que faz com que o vidro comum torne-se “opaco” através de aplicação de “jatos de areia”, que hoje foram substituídos por produtos menos abrasivos.
- Não use nenhum produto abrasivo para limpar vidros Jateados para não estragar a impressão no vidro;
- Primeiro limpe com água e sabão neutro. Depois, limpe outra vez com uma mistura de três copos de água e meio copo de álcool, umedeça um pano macio (de preferência 100% de algodão) com essa mistura e passe no vidro e, por fim, passe papel absorvente ou pano seco para secar.
Dicas de produtos caseiros para limpar vidros:
- Duas colheres de sopa de amónia ou três de vinagre/suco de um limão, meio copo de álcool, uma colher de chá de detergente, misture tudo numa garrafa com borrifador, complete com água e agite bem;
- Uma colher de chá de sabão líquido, dois copos de água e uma colher de sopa de vinagre
- Meio copo de álcool, dois copos de água e uma colher de sopa de amoníaco;
- Só limão ou só vinagre com água;
- Só álcool.
- O amoníaco pode danificar vidros espelhados assim como a lixa, palha de aço, a esponja, o cloro e ácidos. Se usar um pano 100% de algodão terá um ótimo resultado.
- É importante que tenha cuidado com os espelhos, nunca borrife qualquer liquido (mesmo que seja só água) diretamente no vidro, borrife sempre no pano.
NOTA: Apesar de ser mais prático usar um limpa vidros comercial, pode ter certeza que é menos eficiente e demora mais tempo a remover as manchas e, além disso, se não forem aplicados e retirados corretamente podem deixar os vidros embaçados ao contrário dos produtos caseiros.
Estas são várias dicas para limpar os seus vidros. Mas, o mais indicado é fazer a limpeza dos vidros com frequência de maneira que não ficam encardidos e difícil de limpar.