Como conseguir que a minha roupa dure mais tempo no mesmo estado que comprei?
Tenho que levar a roupa numa tinturaria?
A que temperatura passo minha calça?
Aprenda a interpretar as etiquetas e os símbolos para que suas roupas sempre tenha o melhor aspecto.
Símbolos
Muitas vezes quando compramos roupas novas o primeiro a fazer é providenciar uma tesoura e retirar a etiqueta de instruções de lavagem…
Sim, elas incomodam e as vezes até machucam a pele. Mas não deveríamos fazer isso se queremos que nossas peças de roupa durem muito mais do que realmente duram.
Portanto vamos providenciar uma passeata (pacífica) exigindo dos fabricantes um pouco mais de atenção na hora de escolher o material adequado e o local onde colocam esse pequeno tecido cheio de informações preciosas sobre como devemos proceder na limpeza e cuidado de nossas roupas.
Mas retirando-as ou não, conheça os múltiplos símbolos das etiquetas com as instruções corretas de lavagem e siga-as, porque estas foram comprovadas previamente por profissionais especializados em laboratórios para garantir a qualidade e a longevidade das nossas roupas.
Lavagem
Lavagem a seco e tinturaria
Secagem
Alvejar
Passar
Todos estes símbolos são internacionais. Portanto não se preocupe em comprar roupas em qualquer lugar do mundo que você vai poder cuidar direitinho da sua peça.
Conselhos Práticos
Devo lavar sempre a roupa?
Algumas ocasiões em que a roupa não esta muito suja, somente ventilar e passar uma escova será suficiente. Com isso poderá economizar energia, água e sua roupa vai durar mais.
Sabão
- Use um sabão biodegradável, dessa forma você ainda ajuda o meio ambiente.
- Tente não usar uma quantidade maior da que está escrita nas instruções porque pode manchar a roupa e causar alergias na pele.
- Você ainda pode fazer o seu próprio sabão em pó para economizar também nesse aspecto. Ou, se você preferir, você pode fazer sabão líquido para lavar as roupas. Aproveite e dê uma olhada em como fazer sabão em barra usando óleo usado.
Amaciante
O amaciante é um gasto desnecessário e muito prejudicial ao meio ambiente. Uma alternativa é usar vinagre para amaciar suas roupas . Você vai ficar chocado de como suas roupas vão ficar muito mais macias e com a cor mais acentuada. E quanto ao cheiro, não se preocupe que desaparece em 5 minutos.
Alvejante
- Use o alvejante somente com água fria e nunca ultrapasse uma hora de molho.
- Nunca utilize baldes de ferro, lata ou cobre.
Lavar roupa à mão
Nas primeiras lavadas sempre separe as roupas de cores, porque podem soltar tinta, e certifique-se de dissolver completamente o sabão em pó antes de introduzir a roupa.
Na máquina de lavar
- Utilize a lavadora sempre cheia.
- Para lavar poucas roupas o ideal é programar a máquina na opção de baixo consumo energético e baixo gasto de água. Esta opção existe na maioria das máquinas de lavar modernas.
- Tire tudo dos bolsos das roupas antes de colocá-las na máquina.
Temperatura da água na máquina
Respeite sempre a temperatura indicada na etiqueta de lavagem. As roupas que tem indicação para lavar a 40º podem soltar tinta se forem lavadas a 60º ou lavadas a mão. Nem sempre é melhor lavar as roupas numa temperatura mais baixa… estranho mais é verdade!
Secagem
Secar a roupa ao ar livre é a melhor opção, sempre, mas lembrando de evitar colocar as roupas diretamente ao sol para evitar que desbotem. É aconselhável centrifugar muito bem a roupa antes de colocar para secar.
Passar
Separe suas roupas de acordo com a temperatura indicada na etiqueta e comece com a mais baixa. O ideal é que a roupa esteja um pouco úmida para passar. Quando terminar de passar e antes que o ferro se esfrie, passe um pano húmido na superfície do ferro para retirar qualquer sujinho que tenha ficado grudado. Isso evita que se manche a roupa na próxima vez que for utilizar o ferro.
Reciclar a roupa
Se possível, doe para alguma organização ou para pessoas necessitadas, as roupas que você já não usa mais. Você estará prolongando muito mais a vida útil das suas roupas.
Jeans e brim
Nestes tecidos foram aplicadas técnicas de coloração que podem se soltar em pequenas partículas de pigmentos de cores durante cada lavagem, o que causa o desbotamento. Lave essas peças pelo avesso para evitar que percam a cor e para evitar essas marcas brancas que ficam acentuadas nas dobras.
Edredons
Coloque bolinhas de tênis ou umas bolas de plástico, específicas para a secadora, para garantir uma distribuição uniforme do enchimento.
Malha grossa
Estas peças devem ser postas para secar envolvidas em uma toalha e na horizontal, para conservar sua forma original.
Roupas de chuva e roupas impermeáveis
A melhor forma de secar este tipo de roupa é deixá-la escorrer. Se quiser colocar na secadora, deve ser na temperatura mais baixa possível.
Tipos de tecido
Lã
- Encolhe se lavada em temperatura muito alta e desforma completamente se secar pendurada.
- É um bom isolante térmico e tende a embolar e amarelar.
Algodão
- Encolhe se lavada em temperatura muito alta.
- Resiste ao ferro de passar roupa.
- Se tem cor, deve ser lavado sempre separado na primeira vez.
- É um tecido fresco, flexível e de muita resistência.
- Costuma ficar enrugado.
Linho
- Deve ser lavado sempre à mão em uma temperatura baixa e nunca centrifugar.
- Resiste bem ao ferro de passar.
- É um tecido fresco e agradável ao tato.
- Resiste muito bem às sujeiras.
Seda
- Não admite temperaturas muito altas nem ao centrifugado.
- Deve ser passado sem o vapor e em uma baixa temperatura.
- É um tecido que tem boa fixação das cores, forte, leve e de tato agradável.
- É delicado… Se possuir manchas mais difíceis precisa ser levado com um profissional.
Viscose
- Não podem ser centrifugadas para evitar deformações.
- Tem o tato sedoso e se fixa bem às cores.
- Tem pouca resistência quando estão úmidos.
- São bastante inflamáveis e se carga facilmente de eletricidade estática.
Poliéster / nylon
- São sensíveis ao calor.
- Devem ser lavados em água morna e passados à baixa temperatura sem vapor.
- São tecidos resistentes, fixam bem as cores e amarrotam muito pouco.
- Queimam facilmente e se cargam com eletricidade estática.
Conhece mais técnicas de lavagem de roupas que podem deixar essa publicação mais rica? Contribua com a gente escrevendo o seu conhecimento nos comentários!