O consumo de energia elétrica pode variar bastante de um mês para o outro. Dependendo da época do ano, pela falta de chuva e a odiosa bandeira vermelha adicionada, a conta de luz pode vir mais cara do que o normal.
Mas, um outro fator que pode aumentar o consumo, e muito, são as chamadas “fugas de energia elétrica”. Assim como nos vazamentos de água, a fuga de corrente elétrica também é registrada pelo medidor geral da casa.
Dessa forma, você acaba pagando por uma energia que não consumiu.
Veja também: Chuveiro Eletrônico
Motivos da Fuga de energia
As fugas podem acontecer por diversos motivos. A principal causa é quando há falha na isolação dos circuitos, como é o caso de condutores desencapados ou com emendas mal feitas, falha do material isolante, etc.
As fugas podem ser causadas também por desgastes destes fios decorrentes do clima, tempo ou animais. O problema também pode estar em eletrodomésticos com defeitos.
Talvez te interessa saber : COMO EVITAR CURTOS CIRCUITO
Como Detectar se existe Fuga Elétrica
Não é difícil detectar se estão ocorrendo fugas elétricas em sua casa.
Para ver se há problemas na instalação elétrica, desligue todas as lâmpadas e tire todos os aparelhos da tomada. Em seguida, observe o relógio medidor de luz: o disco pode girar até completar uma volta. Depois disso, se ele ainda estiver movimentando mesmo com tudo desligado, significa que existe fuga de energia em sua residência.
O que fazer
Se for detectado que realmente existe uma fuga elétrica, a causa pode ser tanto um defeito na instalação elétrica, quanto um problema no próprio medidor.
Para identificar qual é a origem da fuga, desligue a chave geral.
Se o disco do medidor parar de funcionar, o defeito está em algum lugar da instalação elétrica. Nesse caso, o ideal é chamar um eletricista de sua confiança. Ele irá analisar todas as conexões em todas as caixas de passagem da residência, para assim encontrar exatamente aonde está o problema.
Mas, se ao desligar a chave geral, o medidor não parar de funcionar, der pelo menos uma volta completa em menos de 15 minutos, o defeito se encontra no próprio medidor. Nessa situação, é recomendável entrar em contato com a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, tendo em mãos uma conta de luz e explicar que o medidor pode estar com defeito.
veja aqui como Ler o medidor de luz
Fuga Elétrica nos Aparelhos elétricos
As fugas também podem ocorrer através dos aparelhos elétricos. Para verificar se isso acontece,
- desconecte todos os aparelhos das tomadas
- apague todas as luzes e mantenha a chave geral ligada.
- Escolha um dos aparelhos e Ligue na tomada, mas sem fazê-lo funcionar. No caso, o teste não poderá ser feito com geladeiras e radio-relógios pois esses funcionam automaticamente ao conectá-los na tomada.
- Em seguida, confira o medidor de energia, se ele começar a girar, estará comprovado que ou aquele aparelho ou aquela tomada está com defeito.
- Ligue outro eletrodoméstico naquela mesma tomada. Se o medidor continuar girando, a fuga de energia está na tomada, mas se o medidor não girar significa que o problema estava no primeiro aparelho.
Atenção aos choques
Fique atento também com equipamentos que estão dando choque. Nesse caso, é certo que está havendo fuga de energia. O recomendável é levar o aparelho a uma assistência técnica.
Para evitar que os eletrodomésticos tenham essa fuga de energia, algumas dicas são recomendadas. Por exemplo, as geladeiras não podem ser instaladas em locais impróprios (com pouca ventilação) ou ter as borrachas de vedação da porta em mau estado. Chuveiros eletricos que possuem uma fiação fina demais também pode gerar esse problema.
Portanto, esteja sempre atento às fugas de energia. Além de custar no bolso, se trata também de um problema ambiental ( já que a energia está sendo desperdiçada) e até um problema de saúde, pois os choques causados por aparelhos defeituosos podem causar danos, principalmente nas crianças.
Fique de olho!
14 Comentários
Para facilitar a detecção desse problema, os circuitos elétricos devem ter um dispositivo chamado DR Disjuntor Diferencial Residual. Esse componente desarma no caso de fuga de corrente, e com isso evita choques em pessoas e danos em equipamentos.
Infelizmente as pessoas não sabem o perigo do acidente elétrico, são mal informado e fuga elétrica é a causa de muitos acidente no país. Acidente elétrico esta no índice dos mais em lares.
Moro em casa alugada.
E descobri que o sobrinho de meu senhorio havia feito um gato de luz .
Como ele tem um alarme de detector de queda de luz.
Descobri por esse motivo após de um ano. Quando desligava as chaves dos detentores o alarme de queda de luz disparava.
Esta já foi uma casa única mas assim descobri que tem uma conexão elétrica de um interruptor de minha casa que liga a eles.
Como posso resolver .?
Eles me garantiram que não havia conexao . Mas após de 6 messes a conta dobrou com a perda de confiança e complicado.
Este rapaz entendi de eletricidade .
Como detectar sem estao furtando minha luz .?
Obrigada Hillary Gladys
troca de casa pois se te roubam energia elétrica podem ter uma copia da chave de sua casa e te roubarem.
aqui em casa tem gasto muito alto nestes pode ser o so tem geladeira 1 forno 1 maquina 1 tanquinho 1 chuveiro 1 lampas 11 lede fogaõ eletrico 1liquificador 1 ventilador 2 notebook 1 tv 1
moro numa vila, os medidores ficam na casa do proprietário e minha luz fica piscando o meu estabilizador fica estalando muito, minha conta vinha 78,00 a 100,00 agora de dois anos para ca vem 190,00 a 293,00. eu trabalho e minha esposa também. desconfio do meu proprietário.
COMO FASO PRA IDENTIFICAR FUGA NO RELOGIO DIGITAL MONOFASICO
Desligue as luzes e todos aparelhos da tomada, se a luz vermelha, acima da palavra “ligado”, continua acessa ou piscando no display e se o último número subiu, caso sim, é sinal de fuga de energia.
como faço para detectar fuga em um medidor digital
Desligue as luzes e todos aparelhos da tomada, se a luz vermelha, acima da palavra “ligado”, continua acessa ou piscando no display e se o último número subiu, caso sim, é sinal de fuga de energia.
Aprendi bastante, mas queria que explicassem-me como definir fuga elétrica?
A energia ” tenta chegar até o aparelho”, mas não consegue direito, então ela precisa de mais energia que o necessário para chegar lá, então suponhamos que venha 30 kilowatt mas o aparelho precisa de 15, porem esses 15 a mais ajudam a outra metade a chegar lá, 15 entra e os outros 15 se dissipa em forma de descarga elétrica ou qualquer outra forma, automaticamente seu consumo sobe, entendeu?
Olá Samuel, percebi que tem conhecimento e propriedade nas informações e orientações que repassa. Pode por gentileza orientar- me quanto ao “gato” de energia? Desliguei todos os aparelhos e tomadas e mesmo assim o relógio continuou girando rapidamente. O que devo fazer?
desligue a chave ou disjuntor regal, se ainda assim o medidor continuar a girar, chame a a concessionaria para reparo ou troca do medidor. detalhe, próximo ao medidor costuma ter um disjuntor/chave é este dispositivo que deve ser desligado para verificação se o problema está nas instalações/aparelhos da residência ou no medidor.