O que é curto circuito
O curto circuito acontece quando os dois polos do fio elétrico, desencapados, se encostam um no outro e produz uma elevada intensidade de energia elétrica, causando muito calor e faíscas.
Veja também: Caixas Organizadoras.
Dependendo deste aumento violento de temperatura pode chegar a derreter a camada isolante dos cabos e condutores ( plástico que reveste os fios), a queima de aparelhos ou equipamentos e até mesmo levar a um incêndio.
Veja também: Aprenda mais sobre organização.
O que provoca o curto circuito
Quando a corrente que entra na tomada ou no aparelho elétrico é superior do que esse aparelho suporta. Essa alta intensidade de energia vai transformar-se em calor derretendo o material isolante do fio elétrico que separa o polo positivo e negativo e faz com esses 2 polos se encoste e causa o curto circuito. Esse curto circuito pode ser de baixa ou de alta intensidade.
Como identificar um curto circuito
- Cheiro de queimado
- Tomadas com manchas negras (queimadas)
- Lâmpadas que queimam muito rápido ( tempo de vida útil muito mais curto que o normal)
- Interrupção do fornecimento de energia de um ou mais cômodos sem motivos aparentes
- Disjuntor que desarmou ( sobrecarga no sistema elétrico)
- Fusível que queima ( sobrecarga no sistema elétrico)
Como evitar um curto circuito
Não sobrecarregar a tomada
SEMPRE Faça Manutenção
Faça uma vistoria na sua casa de vez enquanto para ter certeza que toda a fiação e tomadas estão em ordem e mantenha os fios de energia sempre em bom estado. Isolar (encapar) com fita adequada, todos os fio que apresente perigo de curto circuito.
ATENÇÃO ! Não deixe …. “depois eu faço”…
Sistema Elétrico representa um alto risco de acidentes domésticos se não estão em ótimo estado.
Troque a Fiaçao velha
Sempre , sempre e sempre troque a fiação quando esta apresenta sinal de mal estado, má conservação ou deterioro.
Fusíveis e Disjuntores
Os fusíveis e disjuntores tem a finalidade de evitar possíveis curto circuito.
Disjuntores
Estes funcionam como se fosse um interruptor que desligam automaticamente quando detectam algum problema na corrente elétrica e tem a característica de que podem ser ligados manualmente depois desta interrupção.
fusíveis
Estes também interrompem a corrente elétrica evitando o curto circuito mas depois desta interrupção ficam completamente inutilizados.
Resumindo: A maneira para evitar possíveis curtos circuito é colocar fusíveis e disjuntores no local onde passa a correntes elétricas, pois quando houver uma elevação brusca da intensidade da corrente, o fusível queima ou o disjuntor desliga a chave.
Veja neste vídeo abaixo como proceder num curto circuito
1 comentário
Grande perigo quando se usa o benjamin com vários aparelhos ligados na mesma tomada. A potência consumida pode ser maior que a tomada suporta e gerar aquecimento provocando o curto-circuito.