Neste artigo vamos falar sobre uma das pragas mais comuns do nosso jardim que atacam sem dó nossas plantas.
A COCHONILHA é um Inseto hemíptero da família dos coccídeos, muito perniciosos ás plantas cultivadas. Se alimenta de muitas plantas lenhosas, sobretudo de citros e plantas ornamentais. Este insetos infestam os ramos e galhos
→ as plantas que estiverem em algum local móvel (vasos, cochos etc.) move-las a um local mais fresco e com muita luz. Esta praga desenvolve em local seco e cálido.
→ insetos difíceis de combater porque tem um escudo em volta do corpo que os protege de inseticidas. Em plantas de interior podem passar um cotonete ou pincel embebido com álcool metílico. Isso vai mata-las quase que instantaneamente sem fazer nenhum mal a sua planta
→ tratamentos químicos: para ser eficazes deve ser dirigido contra as larvas, que são mais sensíveis que os adultos. Regra geral: podem ser feitas duas aplicações preventivas. A primeira quando comece a época seca e cálida do ano (o mês depende de cada região do país) e a segunda cerca de 3 semanas depois.
→ Uma vez detectada as cochonilhas, fazer 2 a 3 tratamentos com intervalos de 15 a 20 dias, com inseticida específico para estes insetos.
→ Uso de inseticida para esse inseto, deve ser aplicado um fungicida para combater a fumagina (capinodium elaeophilum) que é um fungo que aparece logo depois da infestação da cochonilha fazendo que as folhas tenha uma cobertura fina de cor preta , o que dificulta a fotossíntese e leva a planta a morte.
Reprodução da cochonilha
Estes insetos são hermafroditas e quando se transforma em adulto, fica imóveis no mesmo lugar, grudado na planta, por uma secreção de cera e produz uma bolsa com nervuras para depositar os ovos que podem conter centenas deles de cor avermelhada e são Danos que as cochonilhas causam na planta- Se alimentam da seiva da planta cravando com seu bico chupador sobre as folhas, ramos e frutos, o que pode reduzir seu crescimento e causar deformações e amarelar as folhas
- Segregam um melaço sobre o qual multiplicam diferentes fungos e enegrece as folhas causando mais danos a planta porque reduzem a fotossíntese causando uma diminuição na produção.
Combate Natural Contra Cochonilha
A- Combate direto feito com as conhecidas e adoradas Joaninhas
B- Solução para plantas pequenas:
1) água e álcool- Misture 1/2 litro de água (50%) com 1/2 litro de álcool (50%)
- Utilizar um pincel macio ou um cotonete e passar em cada bichinho ….essa solução não afeta sua planta.
- Dissolver 60 gr. de sabão neutro em barra ou sabão caseiro em 5 litro de água. (dissolve melhor em água quente).
- Deixe esfriar e pulverizar 1 vez por semana
C- Solução para plantas maiores ou árvores
1 ) Calda de fumo- 60 gr. de fumo de rolo +
- 1/2 litro de água +
- 1/2 litro de álcool
- 8 dentes de alho picadinho
- 250 ml de álcool
5 Comentários
Gostaria de saber o pq estas pragas aparecem, cochonilas brancas, c carapaças e pulgão preto. Mhs folhagens estao cheias delas e as árvores frutiferas pulgoes pretos. Comentario q já postei isto. Acredito q n só qdo fiz a pesquisa coloquei o q estava querendo saber. Mas no comentário foi a primeira vez. Obrigada.
O aparecimento e a proliferação de pragas podem ser causadas por diferentes causas, geralmente causadas por más práticas no jardim ou horta.
– solo Pobre e / ou contaminado
– O uso abusivo de fertilizantes químicos ou naturais e pesticidas
– Excesso de umidade ou seca
– Escolha de variedades não adaptadas ao terreno ou ao clima do local.
Gostaria de saber o pq estas pragas aparecem, cochonilas brancas, c carapaças e pulgão preto. Mhs folhagens estao cheias delas e as árvores frutiferas pulgoes pretos.
Mt bom gostei mt,estou com o coração partido, coleciono suculentas estou perdendo quase tds com essa praga. Obrigada pelas dicas.
Sarue ,ou gamba não é Praga de Jardim,tenham muita Consciência disso tá.