Decoração rústica é um estilo cómodo, casual e convidativo com a cara da natureza com suas madeiras, pedra e flores.
Veja também: Luminaria 3D
Um estilo que é bastante presente e relacionado diretamente com a vida do campo. No entanto, hoje em dia, podemos recriá-lo em qualquer ambiente seja em grandes cidades, dentro de um apartamento e o unico que temos que fazer é reunir peças-chaves da decoração e montar esse clima campestre.
Veja também: Aprenda mais sobre decoração.
CORES
As cores neutras e quentes são as típicas deste estilo. Tudo depende do clima onde você vive. Se você mora em um lugar onde é frio e úmido, o ideal é que as cores de decoração sejam as quentes como marrons e diferentes tonalidades de laranja que combinam perfeitamente com a madeira e dão esse toque acolhedor que precisamos para esquecer as baixas temperaturas de fora.
Se você vive em um lugar quente, ensolarado, pense em bege, areia, terra, e cores de pedra, para dar uma sensação de frescura em todo o ambiente.
Essas cores podem ser usadas em móveis, paredes, pisos e acessórios.
Iluminação
Em termos de iluminação, convém a casa ter muita luz. Durante o dia a luz natural e durante a noite a luz artificial de preferência num tom amarelado mas não muito forte para o ambiente não ficar muito pesado.
No que toca à organização é importante ter tudo à mostra nos móveis e até em cabides de parede, geralmente o mobiliário esta exposto pela casa de forma “aberta” para causar a impressão da casa ser muito espaçosa e arejada. Assim, teremos uma casa iluminada, arejada, espaçosa.
Mobiliario e Acessórios
Estes são os materias mais usados em una decoração Rústica: Madeira de demoliçao, ferro fundido palha, junco, vime, couro.
Estas são algumas caracteristicas para a casa fica com “cara de rústica”.
- As dimensões dos móveis devem der bastante grandes,
- Os sofás e camas estão geralmente cobertos por mantas ou colchas patchwork,
- As cadeiras são de vime, junco ou toras de madeiras.
- Os apliques em forma de iluminação nas paredes são muito comuns.
- Os arranjos de flores são indispensáveis pela casa.
- Os cortinados das janelas são simples e em tonalidades claras,
- Nas paredes, são indispensáveis os quadros e um móvel com livros de aspeto envelhecido seria ideal.
- As jarras de vidro e cerâmica são um aspecto decorativo muito comum por causa da obrigatoriedade da presença de arranjos florais, assim como, também estão sempre presentes as chamadas “bugigangas”, ou seja, peças feitas em louça e objetos que não têm utilidade nenhuma, apenas decorar o mobiliário de toda a casa.
Basicamente, a decoração remete-se mais para peças de artesanato (cerâmica, louças, etc.), para as antiguidades (livros, quadros, etc.) e para a natureza (flores, jarras, luminosidade, móveis de madeira, etc.).
No caso da casa ser fora do meio rural, aconselho a optar por introduzir apenas alguns elementos rústicos como os móveis, os arranjos de flores, os têxteis (como as colchas, os tapetes, etc.) podem ter vários padrões mas com cores claras para se conseguir um equilíbrio, e os tons de cor das paredes claros ou brancos.
MATERIAIS
Resumindo, os elementos de referência de um estilo rústico são a madeira (geralmente madeira de pinho), o vime, a pedra, o barro e o ferro. Em termos de aparência os materiais convêm estar na sua textura base, a sua beleza é quase natural como as mesas em forma de troncos de árvores (as formas e as texturas são quase sempre irregulares).
Quando se entra numa casa com uma decoração rústica é como entrar numa casa no meio do campo ou de uma montanha.
A intenção é sentir harmonia e calma.