O processo de soldagem é um pouco intimidante para um iniciante em FAÇA VOCÊ MESMO, mas é um processo bastante simples, desde que você siga algumas instruções básicas.
Embora existam muitos projetos de melhoria ou reparação da casa onde o melhor é contratar profissionais treinados e experientes, soldar e substituir tubos de cobre em sua casa não á nada difícil e não é necessário a presença deles.
O mais importante e em primeiro lugar é seguir as instruções de segurança sempre.
Você vai precisar
- óculos protetor
- Luvas grossa
- roupa de proteção contra fogo
- Tubos de cobre
- Cortador de tubo de cobre
- escariador
- Escova de aço, lixa ou lã de aço fina
- decapante ou Fluxo
- tocha de propano com ignição incorporada
- fio de solda ( estanho )
- Luvas e conexões para tubo de cobre
- panos
Assim que faz
Preparação
Antes de começar qualquer tipo de trabalho com solda, coloque o uniforme de proteção que são os óculos protetor, as luvas grossas e uma roupa que tenha o tecido a prova de fogo.
Lembre-se que vai lidar com fogo e sua proteção sempre vem em primeiro lugar.
1 – Cortar Tubos de Cobre – Corte as tubulações no comprimento desejado
Para começar, temos que cortar bem os tubos de cobre. Se pode cortar com um arco de serra mas não é tão firme e preciso como uma ferramenta específica que é o cortador de tubo de cobre, uma ferramenta específica para esse tipo de trabalho.
Com essa ferramenta pode ter certeza que o tubo vai ter um corte perfeito em ângulo reto e vai encaixar perfeitamente na união.
2 – Limpar os tubos cortados
Após cortar o tubo, deve limpar muito bem para não deixar qualquer fragmento que impeça que a água, ao circular, tenha qualquer obstáculos. E para isso use o escariador (ferramenta). Limpar por dentro e por fora. Para limpar por fora, utilize uma lixa ou uma palha de aço.
3 – Aplique o fluxo
Com um pincel, aplique uma fina camada de fluxo na extremidade dos tubos. Temos que passa o fluxo antes da soldagem, o que vai permite que os tubos estejam preparados para ter essa capilaridade que precisamos. Também evita , que ao aplicar o calor no tubo de cobre, esse se oxide.
Aplique fluxo na superfície interna das conexões onde eles se juntarão ao tubo e limpe qualquer excesso de fluxo com um pano.
Dica de segurança: Não aplique fluxo com os dedos! É um ácido e pode causar lesões na pele, olhos e outros tecidos.
4 – Soldar os tubos
- Coloque as luvas e use óculos de proteção. Certifique-se de que você tenha um extintor de incêndio nas proximidades só para garantir.
- Corte um pedaço do fio de solda e dobre os últimos 10cm em um Ângulo de 90º . A quantidade de fio de solda que vai usar é exatamente o mesmo que o diâmetro do tubo que você vai soldar.
- Acenda a tocha de propano usando o ignitor incorporado.
- Ajuste o cone azul da chama em cerca de 3 cm.
- Segure a tocha para que a ponta apenas toque o encaixe. Mova-o para frente e para trás para aquecer uniformemente a conexão . Você não precisa aquecer o tubo com a tocha. O calor da conexão cuidará disso. Você deve ouvir o fluxo “chiar” quando o metal aquece.
- Coloque a extremidade do fio de solda na junta, no lado oposto da conexão de onde está a flama da tocha. À medida que o metal fica quente, o fio será liquefeito, fluindo para a junção para preencher o espaço.
- Encha a junta até que a solda comece a escorrer
- Deixe a junta soldada esfriar 30 a 45 segundos antes de aplicar qualquer tipo de pressão. Limpe o excesso de solda.
- Instale o tubo e teste-o para ver se existe vazamentos.
Se você estiver soldando um tubo que já está instalado num local, certifique-se de drenar qualquer água e secar completamente o interior antes de soldar. A tocha de propano pode ajudar a fazer esse trabalho se aplicada com cuidado.
Veja aqui as ferramentas básicas que você vai precisar para fazer uma soldagem num tubo de cobre