As suculentas estão crescendo em popularidade por dois motivos simples: são bonitos e quase indestrutíveis.
Tecnicamente, uma planta suculenta é qualquer planta que tenha um armazenamento de água grosso e carnudo. Suculentas armazenam a água nas folhas, nas hastes ou nas suas raízes. Estas plantas se adaptaram para sobreviver a condições áridas em todo o mundo, desde a África até os desertos da América do Norte.
Felizmente para nós, este mecanismo adaptativo resultou em uma incrível variedade de formas das folhas e formatos de plantas bem interessantes, incluindo folhas em forma de nadadeiras, em forma de rosas de colunas espessas, pequenas lágrimas e várias outras.
Como um grupo, as suculentas incluem algumas das plantas muito conhecidas, como o aloe Vera e o agave, e muitas plantas quase desconhecidas. Cactos são um subconjunto único do grupo suculento. As suculentas são excelentes plantas em decorações em jardins.
As Regras para Cultivar Plantas Suculentas
Não importa o tipo de suculenta que você está cultivando, as regras são bastante semelhantes entre as diferentes espécies. Aqui estão as regras gerais para você obter suculentas lindas e saudáveis:Luz
As suculentas preferem a luz brilhante, como a que vem de uma janela voltada para o sul. Observe as folhas que elas que indicam se o nível de luz está correto. Algumas espécies vão queimar se de repente forem expostas à luz solar direta. As folhas começam a ficar amarronzadas ou brancas à medida que vão desbotando e os tecidos moles são destruídos. A solução é fornecer uma luz mais adequada e podar a planta à sua forma original. Muitos tipos de suculentas prosperarão ao ar livre no verão.Temperatura
As suculentas são muito mais tolerantes ao frio do que muitas pessoas supõe. Como no deserto, onde muitas vezes há um contraste acentuado entre a noite e o dia, as suculentas prosperam em lugares com noites frias até mesmo abaixo de 5ºC. O ideal para as suculentas são temperaturas diurnas de 25ºC a 30º C e temperaturas noturnas de 10º C a 12º CRega
Suculentas devem ser regadas generosamente durante o verão. A terra pode ficar seca entre uma rega e a outra mas nunca completamente seca. Durante o inverno, quando as plantas entram em dormência, a rega deve ser cortada e feita somente uma vez por mes. O excesso de água e o apodrecimento das raizes é a causa numero um da maioria dos fracassos no cultivo de suculentas. Mas, fique atento porque uma suculenta que teve excesso de rega pode primeiro engordar e parecer muito saudável. No entanto, a causa da morte pode já ter sido estabelecida no subterrâneo, com a podridão se espalhando pelo sistema radicular. A suculenta nunca deve ficar encharcada. Veja a seguir os sinais de falta ou excesso de água:- Excesso de água – As plantas com excesso de água ficam moles e descoloridas. As folhas podem ficar amarelas ou brancas e perder a cor. Uma planta nessa condição pode ser bem difícil de reparar, mas você ainda pode removê-la do pote e inspecionar as raízes. Se estas estão escuras e apodrecendo, cortar as raízes mortas e transfira para outro vaso mais seco , ou então retire um corte da planta e faça uma propagação por estacas.
- Falta de água – As suculentas preferem muita água durante a estação de crescimento (primavera e verão). Uma planta com pouca rega irá parar de crescer e as folhas vão começar a cair. Alternativamente, a planta pode desenvolver manchas marrons nas folhas.