O chão da cozinha é um dos mais usados dentro de uma casa podendo ser até o MAIS usado. Entre o calor, derramamentos, pingos, caída de utensílios e o constante caminhar dos pés, o revestimento neste espaço tem que ser capaz de lidar e aguentar múltiplos perigos e parecer que está super bem com tudo isso.
Veja também:Difusor Elétrico Bom Ar.
Nem todo material será ideal para este local e alguns irão durar mais tempo, com menos manutenção, do que outros. Contrabalançar estilo, função e conforto é a chave para fazer a escolha certa.
O Piso é um elemento chave em qualquer cozinha, então qual tipo que você deve escolher? Antes de tomar qualquer decisão definitiva, confira esse conselhos de especialistas.
Veja também: Aprenda mais sobre organização.
Azulejo cerâmico para piso da cozinha
Estes materiais de revestimento duráveis são fabricados para serem fortes, resistentes e impermeáveis à água e às manchas. Eles são resistentes ao calor e à ruptura, e em condições normais podem durar indefinidamente, com pouca mudança em sua aparência ou função ao longo de anos e décadas. Os azulejos cerâmicos também estão disponíveis em várias cores, falsos padrões naturais, bem como tamanhos, formas e até mosaicos, oferecendo uma grande variedade de opções de design.
Chão de Cozinhas de concreto ( cimento queimado)
Se você tem uma cozinha no nível do chão, o concreto pode ser outra opção barata e duradoura para você. Em alguns casos, uma placa de concreto já estará presente sob os revestimentos de piso existentes. Esta superfície pode então ser polida, tingida ou tratada de várias maneiras para torná-la elegante e atraente para a cozinha. Se não houver uma placa de concreto já disponível, pode ser aplicada uma nova camada sobre uma variedade de superfícies de sub-solo.
Azulejo de pedra natural para piso de cozinha
Duro como uma pedra, a pedra natural é realmente pedra, tornando-a uma solução de revestimento durável e duradouro para a cozinha. A desvantagem da pedra é que é porosa e, portanto, é suscetível à qualquer mancha pela penetração de água ou qualquer outro líquido, um problema comum na cozinha.
Contudo, a aplicação anual de um selador químico de qualidade para pedras, pode criar uma camada invisível de proteção sobre a pedra, evitando esses problemas.
Diferentes tipos de pedra terão diferentes propriedades quanto à dureza, resistência a riscos e durabilidade a longo prazo. Ardósia e granito, quando bem selados e mantido, pode durar facilmente décadas. Travertino e arenito estão mais propensos ao desgaste ao longo do tempo, Mas ainda pode durar muitos anos, e o mármore, especialmente o mármore polido, será o mais rápido para se degradar com arranhões e manchas.
Hardwood como Revestimento de chão da cozinha
O piso de madeira vai ter alguns problemas com água e manchas na cozinha. Naturalmente, o material é muito poroso, e relativamente suave em comparação com as alternativas de azulejo duro. No entanto, se for tratado com um acabamento à base de poliuretano de qualidade, um piso de madeira pode ser uma solução boa, resistente e duradoura na cozinha.
Com madeira dura no piso de uma cozinha, você vai ver a mudança do material se degradar um pouco com o tempo. À medida que ocorrem derrames e respingos, haverá manchas inevitáveis. No entanto, algumas pessoas gostam da aparência envelhecida de um piso de madeira bem usado, encontrando uma personalidade nos defeitos melhor do que a perfeição original. Ao mesmo tempo, você sempre tem a opção de retocar o chão para torná-lo novo novamente.
Laminados para revestir o chão da cozinha
O laminado imita a aparência de madeira ou azulejos e vem com um preço mais baixo. A superfície resiste a manchas e arranhões, e a limpeza é muito fácil e rápida.
Ao contrário da madeira, não tem uma própria personalidade e não pode ser lixado. Mas quando se trata de opções de ponta de hoje, mesmo os especialistas podem ter dificuldade em distinguir os laminados high-end do real.
Bambu
Semelhante à madeira em aparência, o bambu é um pouco mais duro e mais resistente à umidade e danos da água, o que pode tornar a opção melhor na cozinha. A desvantagem do bambu é que é mais difícil de refiná-lo porque não há uma direção natural das fibras do material . Embora seja possível, geralmente exigirá a assistência de um profissional.
Vinílico
O vinílico é uma das soluções de pisos de cozinha mais fáceis e versáteis. Este material fabricado pelo homem é quase impermeável a manchas, danos e problemas de água, e limpar é tão fácil como mantê-lo livre de detritos somente com varrer, aspirar ou passar pano.
Alguns fabricantes de vinílico oferecerão garantias sobre este material que durará até 20 anos. Na verdade, embora esse material possa durar tanto tempo, geralmente começa a desgastar e deteriorar após cerca de 7-10 anos de uso ativo em uma cozinha.
Veja aqui as vantagens e desvantagens do piso de vinil.
Cortiça
A cortiça é impermeável e resistente, o que torna uma escolha confortável e resistente à umidade para pisos de cozinha. A cortiça vem em forma de azulejos ou tábuas placas e cada uma com sua textura. A cortiça possui uma superfície texturizada que também oferece resistência ao deslizamento.
A cortiça é feita de casca de árvore que cresce de volta, por isso é um material sustentável. Ele vem pré-acabado, mas precisa ser substituído a cada 3 a 4 anos para ajudar a evitar arranhões e manchas.
Linóleo
Linóleo é outra opção de piso de cozinha verde. Está feito de cortiça renovável, cortiça biodegradável e óleo de linhaça, e não tem COV nocivos. É um revestimento resiliente que vem em muitos padrões e cores, e ele resiste bem ao tráfego de pessoas.
Os linóleos têm padronagens cada vez mais próxima da madeira. Mas custam bem mais barato. Então, vale a pena conhecê-los.
É resistente à umidade, mas um pouco suscetível à coloração, portanto, certifique-se de que o produto que você compra tem um revestimento protetor para proteger contra arranhões e derramamentos.
Porcelanato
Os pisos de porcelanato são uma excelente escolha para cozinhas, uma vez que não exigem muita manutenção, são muito duráveis e resistentes.
Este é o piso ideal para uma cozinha de estilo moderno ou minimalista. Porque o seu grande formato proporciona uma sensação de espaço e limpeza.