As mangas são árvores frutíferas exóticas e aromáticas que absolutamente abominam os climas frios.
Flores e frutas caem se as temperaturas caírem abaixo de 4 graus centígrados, mesmo que apenas brevemente. Se as temperaturas caírem mais, como abaixo de -1 C., danos severos ocorrem na mangueira.
Como muitos de nós não vivem em regiões tão quentes, você pode estar se perguntando como cultivar mangueiras em vasos ou até mesmo se é possível.
Se pode plantar uma Mangueira em vaso?
Sim, o cultivo de mangueiras em vasos é possível. De fato, é muito comum que estas árvores prosperam muito bem cultivadas em grandes vasos, especialmente as variedades anãs. As mangas são nativas da Índia, daí o seu amor pelas temperaturas quentes. As variedades grandes produzem excelentes árvores de sombra e podem crescer até 20 metros de altura e viver até 300 anos e mesmo ainda dando frutas! Se você vive em um clima frio ou simplesmente não tem espaço para uma árvore de 15 metros, existem várias variedades anãs perfeitas para uma mangueira cultivada em recipientes.Como plantar uma mangueira em Vaso
Plantar a partir de sementes
Não é recomendado plantar a partir de sementes, pois pode consumir muito tempo (cerca de 8 anos). O ideal é adquirir a planta, já que estas podem levar menos (em torno de 3 a 5 anos). Você pode até mesmo germinar uma semente de manga num copo de água ou no chão. Para fazer isso você deve lavar a semente e deixar secar ao sol por alguns dias.Escolha a variedade de mangueira
As mangueiras anãs são as preferidas para serem cultivadas em contêineres. Estas crescem apenas entre 1 a 2,5 metros. Mangueiras prosperam em clima cálido, mas você pode enganar a Mãe Natureza cultivando-as dentro de casa se você puder atender às exigências de calor e luz das mangas ou se tiver uma estufa. A melhor época para plantar uma mangueira no vaso é na primavera. Selecione uma variedade anã, como Carrie ou Cogshall, um híbrido menor, como Keit, ou até mesmo uma das mangueiras regulares menores, como Nam Doc Mai, que pode ser podada para ficar pequena e a conhecida Palmer ( considerada semi-anã) . Julie, Amrapali, Irwin, Neelum também são outras variedades de mangueira anã que você pode escolher para plantar em vasos.Escolha o vaso e terra
Escolha um vaso de 50 cm por 50 cm ou maior com orifícios de drenagem. As mangas precisam de uma excelente drenagem e para isso é importante que ao crescer em um vaso, algumas pedras sejam colocadas no fundo para facilitar essa drenagem. Em seguida, preencha com terra e incorporar composto orgânico para ajudar o seu crescimento. Agora, se você estiver em um clima frio, é melhor usar um recipiente escuro, pois ele mantém mais calor e essa tonalidade tende a absorvê-lo mais. Alguns usam luzes de halogênio para ajudar a elevar a temperatura e a luz. Você precisará de um solo leve, mas altamente nutritivo, para uma mangueira cultivada em contêineres. Um exemplo é 40% de composto, 20% de pumice e 40% de cobertura morta ( mulching) .Plante a mangueira no Vaso
Como você sabe que o vaso mais a mangueira vão se tornar um “objeto” bastante pesado e vai ser quase impossível move-la de um lado para outro. O mais recomendado é que coloque o vaso sobre uma base com rodinhas. Você vai agradecer no futuro!- Encha o vaso até a metade com a mistura de solo e posicione a mangueira bem no centro.
- Mangueira posicionada, encha o vaso com o solo até 6cm da borda do recipiente.
- Pressione ( aperte) o solo com as mãos e regue bem a árvore.
- Floração: depois que terminar a floraçao, as frutas estarão maduras após os quatro meses seguintes, mas tudo vai depender do clima e da variedade da planta. leve em conta que um clima úmido e cálido vai favorecer o crescimento.
- Frutos: Melhor momento! só falta você colher os frutos e saborea-los.
6 Comentários
Gostaria de deixar minha grata experiência aos leitores do site. Com relação ao cultivo de mangueiras em vasos plantadas a partir da semente. Há mais ou menos 4 anos plantei uma semente de Palmer em um balde de 20 litros e hj minha mangueira está florescendo… Todos diziam que minha árvore não iria produzir em um vaso a menos que fosse proveniente de enxerto. Bem, o fato é que minha árvore não é de enxerto, porém quero compartilhar o que eu fiz com ela que na minha opinião é a única explicação para ela florescer “tão precocemente”, dada a sua origem. Então, quando minha árvore já estava com dois anos eu vi a necessidade de ter duas para poder levar uma para a minha casa de praia. Dessa forma eu decidi fazer uma alporquia dividindo-a em duas. E assim foi feito, e após o devido enraizamento da alporquia eu as separei levei uma para a casa de praia e a outra deixei na minha residência habitual, em um vaso de mais ou menos 60 litros, creio eu. Na minha opinião o processo de alporquia acelerou a floração da minha árvore, não vejo outra explicação dado o fato de que nenhuma opinião era favorável à produção de frutos. Obs.: A alporquia foi feita em uma muda de semente com dois anos de idade. Fica a dica!
olá.
eu vivo em portugal mas faz muito frio no inverno.
o que me aconselha a fazer?
Que legal o seu relato Hugo! Eu tenho uma Palmer plantada da semente a mais ou menos um ano e meio. Me animei com o seu comentário e vou fazer igual. Obrigado por compartilhar.
Minha mãe plantou uma semente de manga em um vaso e para nossa surpresa está linda! Porém as raízes estão estourando o vaso e infiltrando em um espaço que não poderá ficar. Como posso tirá- la sem prejudicá-la? Faço um círculo em volta, podo pra ficar menor, tento puxar?????
Bom dia, tenho um pé de manga espada com 5 anos num vazo até pequeno pra ela, não é anã, comi a manga e plantei o caroço. Hoje ela está com uns dois metros de altura. Minhas dúvidas são:
Como evitar que continue crescendo?
Algumas folhas estão ficando amareladas, é alguma doença ou falta de espaço?
Esse amarelado pode ser falta de nutrientes