A limpeza e lubrificação da corrente da motocicleta é uma das operações de manutenção que deve ser feita com mais frequência. Recomendamos que sempre limpe antes de lubrificar. Deve-se fazer isso a cada 800 ou 1.000 quilômetros, ou antes, se tiver enfrentado chuva durante o uso.
A limpeza e lubrificação da corrente da motocicleta permitirá o “milagre da multiplicação” de sua vida útil. Sabemos que é uma tarefa suja e pesada, e que nunca temos tempo, mas é uma tarefa simples e necessária.
Geralmente aproveitamos a lavagem da moto para rever a corrente.
A primeira fase da lavagem é normalmente feita com um produto desengripante, o qual também aproveitamos para deixar limpos a suspensão, a roda traseira e o amortecedor traseiro. Vamos terminar de lavar a motocicleta e com água abundante vamos eliminar o desengordurante.
Veja AQUI os 5 passos de manutenção que você deve ter sempre com sua moto.
Veja também: Cadeado de trava de disco de segurança para motocicleta
Posso usar uma lavadora de pressão?
Não recomendo, embora seja muito eficaz em limpar a corrente de moto com uma lavadora de alta pressão. Ela pode danificar as vedações ou fazer com que a água penetre através delas. Se você está limpando com água sob pressão, tente fazê-lo a uma certa distância para que toda a pressão não atinja a corrente.
Quando a moto estiver seca, é hora de nos dedicarmos à corrente. Vamos precisar de um cavalete para levantar a roda traseira. Se não tivermos um cavalete e, como medida excepcional, precisaremos pedir ajuda, incline a motocicleta no suporte e peça a alguém que nos dê uma mão para limpar e lubrificar a motocicleta. Mas, só como uma medida excepcional, primeiro porque é perigoso e segundo porque acabaremos danificando o suporte. O ideal é usar um cavalete.
Se você tiver um compressor de ar, você pode secar bem a corrente com ele; caso não tenha, use um pano ou papel toalha.
Com a corrente seca, você pode terminar a limpeza em profundidade com um desengraxante específico recomendado pelo fabricante ou por seu mecanico de confiança.
Com um pano ou papel, vamos pulverizar este produto e esfregar. Você vai ver como a corrente estará se livrando de toda a graxa velha e ficará completamente limpa. A corrente, com o uso, está impregnada de graxa velha e partículas de sujeira da estrada.
Lubrificante para corrente de motocicleta
Quando tivermos limpado perfeitamente a corrente, podemos colocar um novo lubrificante. Use somente produtos recomendados pelo fabricante da motocicleta.
Aplique o lubrificante com luvas, porque certamente algo cai em suas mãos e, em seguida, é difícil de limpar. Ao mover a roda traseira com uma mão, pulverize a parte interna da corrente pelas duas extremidades de seus elos, exatamente onde estão os anéis de vedação (se for uma corrente de vedações).
Uma vez que a corrente esteja completamente impregnada, você não precisa adicionar mais lubrificante, continue girando a roda traseira de modo que os roletes se movam bem e deixem o lubrificante penetrar o máximo possível enquanto ele estiver líquido.
Não use a motocicleta imediatamente, espere pelo menos meia hora até o lubrificante espessar ao máximo.
Nunca manipule a corrente com a moto ligada
Como medida de segurança, é necessário insistir para que você nunca manipule a corrente com a motocicleta em funcionamento! Sempre mova a roda com a mão. Não será a primeira vez, nem infelizmente a última, que um mecânico ou motorista perde qualquer uma das falanges de seus dedos por manipular a corrente da motocicleta com o motor ligado.
Finalmente, se a vida útil da corrente chegou ao fim, você deve substituí-la, sempre seguindo as orientações do fabricante que constam no manual do veículo.
Veja AQUI os 5 passos que você deve fazer habitualmente na sua moto para deixa-la sempre pronta para a estrada.