Existem duas maneiras, duas épocas do ano diferentes para multiplicar suas rosas através de estacas. A primeira é no final da primavera e continua durante o verão, e a outra é no outono, quando a roseira se torna lenhosa e endurece e você tem que fazer as coisas de forma um pouco diferente, você tem que aplicar a estratégias de estacas com ramos lenhosos.
Vamos direcionar da maneira mais fácil possível e separar a propagação das rosas em suas duas técnicas diferentes.
Se você olhar com atenção na foto abaixo, onde se faz a poda, ha uma pequena protuberância verde à direita da tesoura que é um nó de folha, ou uma união de botões. É aí que surgem novas folhas e eventualmente novos ramos. Ao fazer um corte na estaca você deve cortar logo abaixo, mas nunca no meio desta união de botões.
O pedaço de caule abaixo da união do botão morrerá e apodrecerá se você deixá-lo e você realmente não quer que isso aconteça no subsolo quando as suas estacas estão tentando enraizar. As novas raízes surgirão em torno dessa união de botões.
As estacas de rosas são um pouco exigentes e “chatinhas” para enraizar e por isso o melhor é desbastar na ponta de baixo da estaca, removendo a casca e expondo a camada inferior do caule. Esse desbaste vai favorecer o enraizamento da nova planta.
Hormónios Enraizadores em pó, liquido ou gel, não fará muita diferença numa estaca de rosas, mas você pode adicionar se quiser e qual quiser. O enraizador líquido pode ser a melhor opção porque você tem que misturá-los com água e simplesmente ajusta a dar uma força extra para estacas de haste lenhosas (duras) ou hastes macias.
O que você deve fazer é mergulhar as estacas nesta mistura de água + enraizador por 1 hora. Em seguida, Mergulhe várias folhas de jornal em um balde de água, deixando o completamente empapado. Torça o jornal para retirar o excesso de água.
Embrulhe as estacas de rosas no jornal molhado. Uma e outra vez em um papel mais úmido que o primeiro. Enrolar as estacas umas 3 vezes já é o suficiente. Coloque as estacas enroladas em jornal dentro de um saco plástico. Isso ajuda a reter a umidade das estacas e favorecer o enraizamento.
E é isso ! Dobre o saco plástico, prenda-a com uma corda, elástico ou braçadeira e coloque em um lugar fresco e espere. Normalmente você deve ver as raízes em cerca de 6 semanas. Uma vez que as mudas mostrem algumas raízes ou mesmo apenas o aparecimento de calos, elas podem ser colocadas em vasos ou plantadas em um jardim. Mas não tenha pressa, as estacas enroladas devem ficar bem por várias semanas.
- técnica do frasco de vidro
- técnica da estaca enrolada