Bico de Papagaio- Como Plantar e Cuidar Durante Todo o Ano
Como plantar bico de papagaio ou Poinsétias são plantas alegres que são amplamente cultivadas dentro de casa durante o Natal por suas brácteas (pétalas) coloridas. Infelizmente são frequentemente descartados quando começam a murchar, mas com um pouco de cuidado, você pode mantê-las vivas e saudáveis durante todo o ano e as brácteas (pétalas) vão colorir novamente no ano seguinte.
Você também pode cultivá-las ao ar livre em seu jardim, se você vive em uma área que não seja fria. Nativas das regiões tropicais do México e da América Central, os Bicos de papagaio (Euphorbia pulcherrima) são vistosas e perenes e surpreendentemente fáceis de cultivar.
NOMES POPULARES: Poinsetia, bico-de-papagaio, estrela de Natal, rabo de arara.
FAMÍLIA: Angiospermae
ORIGEM: México – muito popularizada em todo o mundo durante a época de Natal.
TEMPO DE FLORAÇÃO: Inverno
TEMPO DE PLANTIO: Transplante na primavera
ALTURA: de 60 cm a 10 metros de altura dependendo do lugar
Como cuidar o Bico de papagaio durante o ano todo.
DESCRIÇÃO GERAL
O Bico de Papagaio é uma planta ornamental. Seu tronco é semi lenhoso e rústico. Tanto pode ser considerada uma pequena árvore como um arbusto. Sua altura varia de 1 a 4,0 m de altura.
Seu plantio é muito fácil. Possui folhas grandes que variam de 7 a 16 cm de comprimento. São de cor verde-escura, com uma consistência fina. Elas, geralmente, caem todas em locais de invernos mais frios.
Precisa de poucos cuidados e cresce rapidamente e se propaga em vasos. Floresce no inverno. Suas partes vermelhas não são pétalas, mas, sim, brácteas, isto é folhas modificadas que protegem as verdadeiras flores, que são as pequenas e amarelas, com formato arredondado, e quase nem aparecem.
O tom forte, e muito lindo, dessas grandes brácteas atrai a atenção dos insetos para que a planta seja polinizada. Existe em outras cores como: amarelo, branco, creme, rosa e salmão, mais comuns no exterior, aqui no Brasil a cor predominante é o vermelho.
CLIMA
Poinsétias são plantas tropicais que exigem luz, calor e umidade máximos para sobreviver.
Luz: As poinsétias precisam de pelo menos seis horas de luz solar direta e por dia. Escolha a janela mais iluminada possível, mas não permita que a planta toque em vidro frio.
Temperatura: Elas precisam de uma temperatura mínima de 13-15 ° C e não tolera geadas. Temperaturas externas frias podem danificar a folhagem.
SOLO / NUTRIENTES
bem adubado, arenoso e sem encharcamento. O solo para seu cultivo deve ser solto e com boa drenagem, assim a adição de areia ao canteiro ou substrato para os vasos é essencial.
Não alimente a sua poinsétia enquanto estiver prestes a florescer. A comida vem depois.
Alimente mensalmente com um fertilizante com baixo teor de nitrogênio e alto teor de potássio.
REGA
Molhe bem a planta quando o solo estiver seco e, em seguida, esvazie a bandeja de drenagem para que sua poinsétia não fique na água. Ela vai adorar um pulverizador para aumentar a umidade. Isso vai criar uma névoa como se fosse um ambiente tropical.
PODA
Pode podar dando o formato desejado. Mas deve-se tomar cuidados e usar camisas de mangas compridas e luvas, pois a planta tem látex esbranquiçado corrosivo que pode causar alergia na pele.
ADUBAÇÃO
Feita no início do outono a adubação prepara a planta para a próxima floração.
Esta adubação deve constar de uma mistura de composto orgânico, esterco curtido, na proporção de 4:1 e NPK fórmula 10-10-10, colocando 2 colheres de sopa para um balde de mistura. Misture bem e coloque em volta da planta. Espalhe o restante no solo do canteiro para as outras plantas. Regue bem a seguir.
Veja também: Esguicho Metálico Para Jardim
REPRODUÇÃO/MULTIPLICAÇÃO
A propagação é feita a partir de estacas verdes e novas de até 30 cm, retiradas após a floração da planta.
Como Multiplicar Bico de Papagaio
Plantio em vaso
Estacas: Insira mais de uma em cada vaso ou saco com substrato úmido feito à base de areia e composto orgânico, cobrindo para manter a umidade.
Pode usar enraizador para acelerar o aparecimento de raízes. Ao plantar em vaso deve-se preparar um composto com adubo orgânico e areia em partes iguais. Colocar britas ou pequenas pedras e areia no fundo do recipiente para facilitar a drenagem.
No solo
Estacas :fazer uma cova maior que o torrão da planta. Colocar areia no fundo para garantir a drenagem. Adicionar composto orgânico e esterco de animal curtido. Ajustar o torrão da planta no local e em seguida preencher as laterais com composto orgânico.
Para fazer com que brote destaque hastes de 20 a 30 centímetros e enterre–as em solo bem adubado, em local com bastante sol. Depois de um ano já estará com dois metros de altura.
CURIOSIDADES
Há relatos de irritação na pele em pessoas que tiveram contato com a seiva leitosa da planta. Há também pessoas que dizem ter curado verrugas com sua seiva: Pingar nas verrugas, uma vez ao dia durante sete dias.
Meu bico de papagaio está comprido e com poucas folas apenas nas pontas das estacas. Tem um tronco central grosso. Queria deixar-lo baixo mas estou com medo de podar perto desse tronco principal e matar-lo. Pode me orientar como fazer essa poda?
Oi, que ótimas dicas, vou testar retirar as estacas para pegar várias mudas.
Está planta é realmente muito linda. Preciso dela para plantar em meu jardim em um condomínio.
Obrigada
2 Comentários
Meu bico de papagaio está comprido e com poucas folas apenas nas pontas das estacas. Tem um tronco central grosso. Queria deixar-lo baixo mas estou com medo de podar perto desse tronco principal e matar-lo. Pode me orientar como fazer essa poda?
Oi, que ótimas dicas, vou testar retirar as estacas para pegar várias mudas.
Está planta é realmente muito linda. Preciso dela para plantar em meu jardim em um condomínio.
Obrigada