A couve está sendo chamada de “a nova carne”, “a rainha dos verdes” e “uma potência nutricional”.
De todos os verdes super saudáveis, a couve esta somente abaixo da agrião. Tanto faz que seja a couve kale ou a couve manteiga que é a mais comum.
Fácil de plantar e de baixo custo você pode cultivar em hortas, no fundo do quintal de residências, em vasos ou jardineiras. Até mesmo em local de meia sombra. É uma planta muito resistente ao calor e ao frio.
Da mesma espécie que o repolho, a couve-flor e o brócolis, a couve, por sua vez, é formada por folhas grandes e livres, que podem atingir de 60 centímetros a 1 metro.
Existem vários tipos: a mais comum é a lisa, larga e na cor verde. Porém, há também as crespas, estreitas, verde-escuras, verde-claras, roxas, rosadas, brancas ou esbranquiçadas. Existe ainda a couve ornamental (ou repolho ornamental) de diferentes tonalidades e padrões, utilizada como folhagem de jardins e decoração de ambientes.
Embora seja uma planta herbácea de clima frio, a couve é resistente para se desenvolver em locais com temperatura acima dos 25 ºC. No entanto, em regiões quentes, a recomendação é cultivar a hortaliça durante o outono e o inverno e em área com parte sombreada.
Sob calor acentuado, a qualidade das folhas fica prejudicada, com crescimento reduzido e aparência e sabor alterados. No momento da colheita, dê preferência para os horários de clima mais ameno, pois as folhas murcham rapidamente.
A temperatura ótima para o desenvolvimento está entre 15 e 20ºC. A temperatura mínima para germinação de sementes de algumas espécies de couve é de 0 a 5ºC e as temperaturas mais altas (até 30ºC) são o processo de germinação. Acima de 30ºC, não é recomendado a semeadura.
Solo
Couves gostam de solo pH 5,5 e 6,8, isto é, ligeiramente ácido. Deve ser um solo saudável, com disponibilidade de matéria orgânica, bem misturados e bem drenados. Veja AQUI como testar o pH do solo
O sabor da couve vai ficar menos saboroso em solos muito arenosos. Regule o pH do solo até conseguir enquadrar-lo nos parâmetros acima. Se o seu solo estiver com o pH acima de 7 (alcalino) misture enxofre granulado para aumentar a acidez.
Veja AQUI Como melhorar o solo da sua horta
Cuidados com a couve
Plantar a couve é relativamente fácil, porque estas plantas não requerem muito cuidado. Mas tomar esses cuidados adicionais que vou citar abaixo, ajudará ás plantas a crescerem muito melhor.
Aqui vamos descrever algumas dicas adicionais de cuidados para o cultivo orgânico da couve na horta.
Adubação: você não precisa fornecer fertilizantes adicionais se já tiver adicionado composto orgânicos ao preparar o solo. Contudo, fornecer algum fertilizante líquidos orgânicos seja bom para o crescimento das plantas. Farinha de sangue, farelo de algodão ou chá de compostagem será bom para este propósito.
Rega: As couves crescem bem em solo úmido. Então, tente manter o solo úmido constantemente mas nunca encharcado. Cada vez que perceber que o solo esta ficando seco, é só dar uma boa regada.
Cobertura morta:Cobertura morta ou Mulching ajuda a reter a umidade no solo. Palha, feno, aparas de relva e compostagem caseira são bons para usar como cobertura morta. Mulching também ajuda a prevenir a quantidade de ervas daninhas no jardim.
Controle de ervas daninhas: As ervas daninhas consomem a maioria dos nutrientes do solo. Então você tem que controlar as ervas daninhas ou usando as mãos ou usando a enxada.
Retirar mudas: As couves não crescem bem se estiverem superlotadas. Então você tem que ir retirando as mudas, uma vez que elas cresceram até cerca de 4 centímetros de altura. Para plantar essas mudinhas, dê um espaço de 45 cm a 60 cm entre as plantas e pelo menos 80 cm de distância entre as fileiras.
Colheita
Os couves geralmente ficam prontas para a colheita dentro de 60 a 75 dias após o plantio das sementes. Embora você possa colher as folhas a qualquer momento quando elas atingirem o tamanho desejado. Para a colheita, você pode escolher toda a planta ou folhas individuais. Mas escolher folhas individuais será bom, porque suas plantas produzirão mais folhas durante toda a fase de crescimento.
Couve tem sintonia com
Existem algumas plantas que não são bem vindas perto da couve que são os feijões, tomates e morangos. O melhor mesmo é plantar a couve junto com batatas, cebolas, aipo, beterraba e todas as ervas aromáticas.
Veja AQUIcomo plantar BATATAS em sacos
Veja AQUI como plantar o AIPO
Pragas e Doenças
Os couves são suscetíveis a algumas pragas e doenças comuns nos jardins.
As Pragas das couvessão semelhantes às de outros membros da família do repolho, embora suas folhas duras ofereçam uma maior proteção. Pulgões, lagartas, traças, mosca minadora e até as lesmas são as mais comuns desta planta. Use métodos orgânicos para prevenir todas essas pragas.
As doenças mais comuns da couve são: podridão mole, fusariose, mosaico, podridão negra, míldio.Todas essas doenças tendem a se ¡desenvolver no solo. Assim, a rotação de culturas pode ser uma ótima maneira de prevenir doenças e também coletar e destruir as plantas afetadas.
Curiosidades
É definitivamente um dos alimentos vegetais mais saudáveis e nutritivos que existem.
A couve está carregada com vários tipos de nutrientes benéficos para nossa saúde, alguns dos quais têm propriedades medicinais poderosas.
É muito rico em antioxidantes e isto incluem beta-caroteno e vitamina C, bem como vários flavonóides e polifenóis. Pode ajudar a baixar o colesterol, o que pode reduzir o risco de doença cardíaca
É uma das melhores fontes de vitamina K do mundo. A couve tem numerosas substâncias que tem efeitos protetores contra o câncer.
Felizmente, adicionar couve à sua dieta é relativamente simples. Você pode simplesmente adicioná-lo às suas saladas ou usá-lo em qualquer outra receita.
1 comentário
ʕ ᵔᴥᵔ ʔ OBRIGADO!!! me ajudou muito.??✌