Ao comparar diferentes opções de iluminação para sua casa ou empresa, é fácil ver por que os LEDs estão se tornando rapidamente a escolha certa para muitos consumidores. Ao contrário das lâmpadas incandescentes tradicionais, estes modelos são construídos para serem energeticamente eficientes, mais seguros e mais ecológicos. Não só isso, mas eles duram muito mais do que incandescentes também.
Veja também: Luminaria 3D
Mas quanto tempo de vida você pode esperar do seu LED? Em média, uma única lâmpada funcionará por até uma década ou mais, mas às vezes elas podem se esgotar em muito menos tempo. Se esse for o caso, você precisa analisar as variáveis que podem estar reduzindo a vida útil da lâmpada.
Veja também: Aprenda mais sobre organização.
Hoje vamos discutir os problemas mais comuns que podem diminuir o desempenho do seu LED, bem como o que você pode fazer para minimizar seu efeito.
Temperatura ambiente
Embora as lâmpadas LED não sejam tão suscetíveis a mudanças de graus na temperatura, quanto os modelos incandescentes, isso não significa que elas sejam imunes a danos. Normalmente falando, sua luz precisa estar em uma faixa de temperatura moderada de cerca de 50-80 graus. Se estiver exposto a calor intenso ou frio, isso pode afetar sua capacidade de iluminar.
Normalmente, as luzes que ficam fora durante todo o ano são as mais afetadas por essas mudanças no clima. Durante o frio intenso do inverno, pode levar mais tempo para a luz se aquecer e ficar brilhante. No calor escaldante do verão, ela pode se desligar para esfriar quando fica muito quente.
No geral, colocar suas lâmpadas em ambientes tão voláteis, com certeza vai encurtar sua vida útil. Em vez de durar até 10 anos ou mais, eles podem parar de trabalhar depois de alguns anos. No entanto, como vários modelos são criados de maneira diferente, é difícil descobrir o que esperar até que isso aconteça.
Dica Pro: se você vai manter as luzes na área externa permanentemente, tente encobri-las com uma cúpula de vidro ou algo similar. Colocar um tipo de “abrigo” sobre suas lâmpadas irá protegê-las do pior tempo e garantir que elas funcionem melhor e durem mais tempo.
No interior da casa, certifique-se de manter as luzes longe de fontes de calor, como aquecedores e fornos. Além disso, evite colocar bulbos próximos a elementos frios, como uma unidade de Ar condicionado. Isso também prolonga a vida útil e evita que você precise substituí-las com tanta frequência.
Fonte de energia
Sempre que você adquirir uma nova lâmpada, notará que há uma classificação de potência na lateral. Este número é vital para o sucesso do seu novo LED, uma vez que determinará o seu bom funcionamento no equipamento. Por exemplo, se está classificado para 60 watts, mas você coloca em algum lugar que gere 100 watts, com certeza vai sobrecarregar o circuito mais cedo que o esperado.
Fazendo ao contrário também pode dar problemas. Colocar uma lâmpada de watt mais alta em uma fonte de watt menor. A lâmpada não produzirá tanta luz quanto deveria e, como resultado, poderá puxar mais energia do bulbo.
No final, não prestando atenção às classificações de tensão e força, suas lâmpadas LED podem reduzir sua vida útil e fazer com que elas queimem muito mais rápido.
Dica Pro: Se possível, faça um check-out na sua caixa de energia para descobrir qual potência e tensão eles são projetados para; Isso permitirá que você obtenha o tipo certo de lâmpadas e evite danos ao aparelho ou à própria lâmpada.
Uso
Quando uma lâmpada queima, normalmente acontece quando você liga o interruptor e envia energia para ela. Raramente ela para de funcionar enquanto ainda está ligado, a menos que esteja superaquecida. Com isso, você pode imaginar que ligar e desligar as luzes excessivamente vai gerar mais desgaste sobre elas do que mantê-las por longos períodos acendidas.
No geral, as lâmpadas usadas com mais frequência queimarão mais rapidamente do que as que não são. Então, ao tentar determinar quanto tempo seu LED vai durar, primeiro pense em quantas vezes ela será ligada e desligada durante todo o dia, bem como, por quanto tempo ele permanecerá ligada em uma casa :
EX: Em casa, você provavelmente manterá suas luzes acesas por algumas horas. Para um negócio, elas provavelmente estarão ligadas umas 12-24 horas, dependendo de sua colocação e das horas de operação da sua loja.
Dica Pro: Compre lâmpadas que são projetadas para o tipo de uso em que você deseja colocá-las. Por exemplo, não adquira luzes de nível doméstico se você planeja instalá-las em sua empresa. Pesquise e encontre o melhor modelo para o que você quer, não necessariamente o mais econômico.
Quando se trata de maximizar as lâmpadas LED, você deve prestar muita atenção em como elas são fabricadas e como são usadas. Muitas vezes, pensamos que lâmpadas são eternas, em vez de que tem uma data de validade. Em vez de tratar suas lâmpadas como se fossem indestrutíveis, pense que são pequenos eletrônicos. Isso ajudará você a cuidar melhor deles e a tratá-los corretamente.
16 Comentários
Passo pela mesma situação aqui. Já trocamos 06 spots e estamos vendo outros 03 “queimando” gradativamente. Está ficando caro o uso dessas novas lâmpadas.
O problema é mais serio. Se chama obsolescencia programada. A industria programa as lampadas para queimarem para vc tenha de comprar mais. É isso e pronto. Esquecam todo o resto que escreveram na materia tentando fazer vc sentir que a culpa é sua por nao saber instalar ou usar o produto! Isso é questao que deveria estar sendo resolvida judicialmente.
alquém sabe dizer por qual motivo, ao trocar uma lâmpada led, as demais, ou seja, mais antigas ficam piscando?
Infelizmente estamos gastando mais em lâmpadas LED do que em energia, eu sou totalmente a favor do retorno das lâmpadas incandescentes de alta eficiência, lembra philips, que estava desenvolvendo nos anos 90 um vidro que refletia os infravermelhos de volta para o filamento, aumentando a luminosidade.
Ninguém está abordando a realidade do problema. A deficiência está na fonte LED drive que é subdimensionada para todas as aplicações. Esquentam demais, não a luz LED que esquenta, é o circuito eletrônico da fonte. Tenho substituído alguns capacitores da saída de C/C por outros de maior capacidade. Tem melhorado, mas não é garantia de que vá durar porque o resto do circuito não é possível mudar.
Boa noite José Vilson,
Concordo com você que o problema ou deficiência, digamos assim, está no driver,
Realmente a base onde está o driver acaba esquentando em demasia,,,
Trocar os capacitores do driver é uma boa ideia, acrescento que deve-se atentar para a tensão de isolamento dos mesmos. Só uso os especificados para 400V,
Acrescento que, é possível sim, melhorar o driver, Tenho mudado componentes e refeito o projetado para correntes menores o que causa uma diminuição sensível na temperatura e portanto, na vida útil da lâmpada. Acredito que vão durar muitos anos…
Estou à sua disposição para passar mais dados: WhatsApp 35 9 9998 2514
Luiz Augusto de Oliveira.
Ps. Entrei hoje para o grupo.
Pra mim Lâmpadas de leds Eh uma porcaria..
O tópico “Fonte de Energia” afirma que não se pode ligar algo que puxa 60 watts numa fonte de 100 watts. Isso não procede. O inverso sim é verdadeiro. Se ligarmos um aparelho que exija 1000 W numa instalação preparada para fornecer 500W por exemplo, aí sim vai sobrecarregar o circuito, causando superaquecimento dos cabos e tomadas, podendo derreter a capa isolante dos mesmos provocando curto circuito e, na pior das hipóteses, incêndio.
Olá, bom dia!
É possível trepidação por obra danificar/queimar lâmpadas no apartamento vizinho do andar de baixo?
Grato,
Roberto
As lâmpadas incandescente duravam uns 2 anos, depois que inventaram as lâmpadas fluorescentes e de LED dura no máximo 6 meses e são muito mais caras.
Única vantagem que não esquenta, mas do resto só prejuízo. O custo x benefício não compensa porque o valor que gasto trocando lâmpadas é maior do que a economia de energia.
No meu caso são as lâmpadas spot led de 4.5 w que estão queimando rápido…
Alguém tem a solução?
Essas lâmpadas led são uma verdadeira porcaria. Mesmo em condições normais de uso, queimam muito fácil. A iluminação e muito ruim. Se tiver opção fuja desse lixo.
Volta lâmpadas incandescentes dos anos 90.. volta por favor!!
Não uso mais, moro no litoral do RS, queimam com frequência, quero distância de lâmpada led. Qualquer marca, modelo, não prestam.
Também tenho essa dúvida. Aconteceu o mesmo em minha casa, spots de led queimados em menos de dois meses de uso.
Olá! Poderia dar sua opinião sobre algo que está acontecendo conosco? Compramos e instalamos spots led embutidas de 7w em março. Já em abril, “semi queimou” (não apagou totalmente, embora não esteja realmente iluminando alguma coisa e as vezes pisca) um. E em maio, mais 2. O total de leds instalados foram 12. É comum ocorrer isso? Digo, já que elas podem durar anos, queimar em apenas 2-3 meses é muito pouco não é?