Categoria: planta herbácea (erva daninha), podendo ter de 15 a 50 cm de altura
Onde encontra: todos os locais de clima tropical e subtropical, e também em muitos países de clima temperado, tendo alcance praticamente global. No Brasil, ela existe em todo o território.
A tiririca, uma das principais plantas daninhas, é uma herbácea. Possui um conjunto de bulbos, rizomas e tubérculos subterrâneos, interligados em forma de corrente, de onde surgem as folhas e as hastes florais.
Os tubérculos são produzidos nos rizomas e, quando brotam, uma ou mais gemas começam a crescer, produzindo novas plantas com mais tubérculos, garantindo a reprodução e a disseminação da tiririca. A maior parte dos tubérculos (80%) é formada nos primeiros 20 centímetros de profundidade do solo e pode ficar dormente por longos períodos de tempo, sendo que quanto maior for a profundidade em que estiverem os tubérculos, maior será o seu tempo de sobrevivência no solo.
Com enorme capacidade de multiplicação, a tiririca pode formar até 40 toneladas de matéria vegetal por hectare. Ela é uma planta perene. A tiririca é muito resistente, tanto ao calor quanto a seca ou inundações, por isso ela é tão difícil de combater.
Clima
Gosta de clima quente. Desenvolve-se muito mais rápido no calor.
Solo
Solos ácidos, adensados, anaeróbicos, com carência de Magnésio.
Disseminação e reprodução
A tiririca se dissemina através de sementes e tubérculos. A reprodução por sementes, porém, é ineficiente, gerando plantas novas somente em 5% do número de sementes espalhadas. Ela também pode se disseminar através de:
Aplicação de matéria orgânica contaminada;
Máquinas e implementos agrícolas com tubérculos aderidos.
Mudas contaminadas;
Touceiras de grama;
Enxurradas, sulcos e canais de irrigação.
Florada
Costuma florescer nos meses de dezembro a janeiro, no hemisfério sul, e nos meses de junho e julho, no hemisfério norte, ou seja, no verão de cada local.
Manejo da tiririca
As técnicas de manejo da tiririca baseiam-se na inibição da formação de novos tubérculos e/ou da brotação destes, e podem ser: prevenção, controle e erradicação. A prevenção consiste em evitar-se a introdução de plantas ou qualquer tubérculo de tiririca em áreas não infestadas, exercendo-se um rígido controle de qualidade das sementes certificadas.
Controle da Tiririca
O controle da tiririca pode ser efetuado mecânica ou quimicamente. O controle mecânico consiste no preparo do solo, capina e cultivo de espécies antagônicas, ou seja, que ocupem o mesmo espaço da tiririca, impedindo seu desenvolvimento. Para chegar a níveis satisfatórios de manejo dessa erva daninha, o controle mecânico começa a fazer efeito dentro de aproximadamente dois anos.
Já o método químico é considerado um dos mais eficientes métodos de controle, embora vários herbicidas de diferentes grupos químicos tenham apresentado resultados insatisfatórios no controle da planta, devido principalmente à baixa taxa de absorção e dos produtos.
Tipos de herbicidas
Os herbicidas podem ser pré-emergentes (aplicar antes da erva daninha surgir), pós-emergentes (aplicar depois do surgimento da erva).
Os herbicidas pré-emergentes devem ser seletivos para as culturas, ou seja, não danificarão a sua plantação, atingindo somente as daninhas.
Os herbicidas de pós-emergêntes devem ser aplicados nas primeiras semanas após a emergência da tiririca. Para pequenas áreas, como jardins e hortas, o ideal mesmo é a erradicação. Literalmente, arrancar o mal pela raiz. Escave o terreno até ser possível remover toda a planta e seus tubérculos e raízes, acabando com o problema na sua casa.
Curiosidades
Apesar de daninha, tiririca possui propriedades medicinais, sendo utilizada como analgésico, estimulante, no combate a vermes, em casos de disenteria, e até afrodisíacos. Também é usada para combater náuseas e vômitos.
Uma calda de tiririca, feita com seus bulbos, também pode ser usada no enraizamento de outras plantas. Basta misturar em um liquidificador uma proporção de 50 a 200 gramas de bulbo, previamente lavados com água e sabão neutro, com 2 litros de água e bater bem. Essa solução já foi reconhecida como um excelente enraizador.
Veja o vídeo de como elaborar esse enraizador natural feito com a tiririca
Veja também : Como eliminar a Braquiaria do jardim ou gramado