O que são as camisetas aquáticas/ de natação?
Passar muito tempo no sol e surfar pode ser bastante duro para a pele. Lembre-se dos maiôs originais que cobriam muito mais corpo? Bem, os nadadores e surfistas de hoje não querem um monte de tecido retardando-os, mas eles ainda precisam de proteção para a pele. Assim, as camisas e calças de natação tornaram-se uma importante categoria de roupa de banho.
Veja também: Produtos aquáticos
Os surfistas foram o primeiro grupo a exigir uma camisa de natação leve para proteger de queimaduras cutâneas causadas por água salgada e fornecer proteção solar tanto quanto possível. Mas, a camisa tinha que ser elegante, de secagem rápida, totalmente elástica e leve. Hoje, a maioria das camisetas protetoras são feitos de Lycra especial um tecido durável, leve e totalmente elástico. Os entusiastas da água podem encontrar estas camisetas aquáticas com mangas curtas e longas, bem como sem mangas em estilos infantis, masculinos e femininos. Há também shorts e calças compridas.
Comprando suas primeiras camisetas aquáticas
É importante prestar atenção ao tamanho ao comprar uma camiseta protetora aquática. Deve caber confortavelmente, mas não deve ser esticado com muita força. Se a peça for muito apertada, as costuras serão puxadas e rasgadas, causando problemas de longevidade e desgaste.
Também é importante aprender a colocar roupas de proteção aquática. Enquanto o tecido Lycra é durável, ele pode ser facilmente perfurado por qualquer objeto afiado como uma unha do pé ou unha da mão. Sempre manuseie o tecido de guarda erupção com as pontas dos dedos – não unhas. Como as roupas devem ficar justas, coloque-as bem devagar.
Para calças de pernas compridas, puxe nos pés e tornozelos. Em seguida, vai puxando pouco a pouco pelas pernas em seções, puxando suavemente até alcançar os quadris. Para camisas, insira seus braços nas mangas ou nos orifícios dos braços e, em seguida, estale cuidadosamente sobre sua cabeça. Puxe lentamente as mangas e o corpo da camisa até ficar homogêneo.
Trabalhe ao contrário ao remover a roupa de proteção. Não puxe muito forte. Remova a peça devagar e com cuidado.
Sempre tente colocar sua roupa de proteção em um local limpo e seco, longe da areia, superfícies do deck da piscina e pedras que possam prender o tecido. É melhor evitar de colocar essas roupas de proteção que não estiver molhada; ter o tecido molhado ou úmido compromete a integridade da lycra.
Como cuidar das camisetas de mergulho
- Cuidar da sua camisa ou calça de proteção aquática é muito parecido de como cuidar de um maiô, especialmente roupas de corrida aquáticas. Aqui estão algumas dicas de cuidados:
- Depois de usar cada um, lave imediatamente as roupas de proteção aquática com água fresca e fria.
- Não use água quente, use água fria ou morna para lavar ou enxaguar.
- É melhor lavar à mão e não na máquina de lavar. Se você decidir usar uma máquina de lavar, coloque em uma bolsa de lingerie e use o ciclo suave. Não lave com outras peças de roupa, especialmente se o tecido produzir fiapos (toalhas felpudas).
- Use um sabão biodegradável suave que ajudará a remover sal, cloro e resíduos orgânicos. Nunca use alvejante ou qualquer limpador agressivo.
- Vire sua roupa ao avesso ao lavar e secar.
- Nunca coloque esse tipo de roupa em um secador. O calor alto enfraquecerá o tecido. Pendure para secar longe do calor direto e do sol.
- Use um suporte pesado e acolchoado – nunca coloque em um arame fino – para armazenar e pendurar equipamentos de proteção aquáticos.
- Guardar em um cabide ou um lugar plano – não dobre o material nem coloque em uma gaveta pois pode enfraquecer o tecido nas dobras.
- Para remover odores fortes, encha uma pia ou balde com água fria e adicione uma xícara de bicarbonato de sódio. Deixe a roupa de molho de um dia para o outro. Em seguida, lave com água fria e seque em um local arejado.
- Nunca passe esse tipo de roupa – o calor elevado deve sempre ser evitado.
- Fique longe de óleo, gasolina, solventes químicos e aerossóis, porque as manchas são impossíveis de remover e enfraquecerão o tecido.
- De longe, a dica de cuidado mais importante é nunca amontoar sua roupa aquática molhada e usada e jogá-lo no porta-malas para “assar”. Enxágüe imediatamente, mesmo que você nunca consiga lavar propriamente dito. O sol, o sal e o cloro afetarão o tecido, então livre-se deles o mais rápido possível!