As estacas de poinsétias devem ser caules novos e saudáveis, cortados de plantas vigorosas. As hastes antigas que floresceram este ano não são as melhores estacas a serem usadas. Podar estas hastes para permitir que um novo broto se desenvolva.
Veja também: Produtos de jardinagem.
Mantenha as plantas sempre em ótimas temperaturas, com sua terra úmida e em um local claro para produzir estacas saudáveis e produtivas. Uma vez que as novas hastes tenham crescido pelo menos 10 cm, você pode começar a retirada-las. As estacas devem ter entre 7cm a 10cm de comprimento com 2 a 3 folhas maduras.
Veja também: Aprenda mais sobre jardinagem.
As estacas de poinsétias requerem pouco cuidado para que as raízes cresçam com êxito, lembrando sempre de esterilizar as tesouras antes de podar para evitar infecções fúngicas e bacterianas no caule. O momento para fazer essa Propagação de estacas de poinsétia é depois que a planta começa a produzir novas ramas na base. Espere até que os ramas atinjam de 7 a 10 cm de comprimento antes de usá-los como estacas para garantir que elas estão maduras o suficiente para produzir as esperadas raízes.
3 – Retire a folha mais baixa para expor o nó de crescimento. Polvilhe a ponta final da estaca com hormônio de enraizamento. Você pode comprar esse homônimo numa floricultura ou pode fazer você mesmo . Veja AQUI e AQUI como você pode fazer seu próprio hormônio de enraizar e assim economizar um bom dinheiro.
4 -Insira a extremidade da estaca, que você polvilhou o hormônio enraizador, no meio da mistura de terra umedecida. Pressione até que o terço inferior esteja enterrado. Pressione suavemente a terra em volta do caule.
Você vai precisar
- vasos pequenos ou qualquer outro recipiente
- Areia grossa e perlita ( opcional)
- Luvas
- Tesouras de poda
- terra
- hormônio enraizador