A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago que pode ser aguda ou crônica.
A gastrite pode ser desencadeada por diferentes causas, como
- Intolerância (individual) a alguns alimentos irritantes da mucosa gástrica.
- Uso de medicação por tempo prolongado que agride a mucosa gástrica (anti-inflamatórios, ácido acetilsalicílico)
- Aumento da secreção ácida do estômago por estresse (gastrite “nervosa”)
- Colonização por bactéria (Helicobacter pylori).
Aqui deixo uma lista de alimentos que podem e que não devem comer quando é detectada a gastrite.
Leite e lácteos
O melhor é consumir leite semi desnatada ou desnatada e outros lácteos que tenha pouca gordura como o queijo fresco ou iogurtes desnatados. Não consuma queijo gordurosos (amarelos) e nem leite condensado ou nata.
Ovos e derivados
Nunca consuma ovo duro cozido. o melhor é fazer ovos mexidos, omeletes francesas, escalfados ou ovos pochê.
Frutas
O melhor é consumidas frescas e maduras. Algumas pessoas (nem todas) devem evitar as frutas ácidas como o morango, laranja, abacaxi, kiwi, maracujá, acerola, tangerina e limão podem irritar a parede do estômago. As mais indicadas são maçã, banana, pera, mamão e melão.
Carnes e peixes
Escolha carne com pouca gordura e peixes brancos e azuis cozinhados com pouco óleo, preferivelmente com azeite. Evite as carnes muito gordurosas, embutidos como bacon, salame, presunto gordo, salsichas e mortadela. Evite também peixes secos ou em conservas. Presunto de frango e Perú pode consumir com moderação.
Leguminosas
Evite-os cozidos inteiros e com ingredientes gordurosos de origem animal, como chouriço, chouriço ou bacon. Em vez disso, deixe-os de molho por mais de 8 horas e quebre a fervura no meio da cozedura e assim evita a flatulência.
Combiná-los apenas com arroz ou batatas ou verduras, e se você achar que ainda te incomodam o melhor mesmo é amassar e come-los como puré porque assim com certeza vai haver uma melhor digestão.
Verduras e hortaliças
Pode comer todas cozidas ou em saladas especialmente brócolis, couve, couve-flor e couve de Bruxelas, pois possuem uma substância capaz de combater a bactéria Helicobacter pylori, uma das principais causas de gastrite.
Temperar sempre com azeite de oliva e com vinagre de maça que é mais suave.
Ajudam na digestão o estragão, endro, louro, tomilho, alecrim, manjerona, etc. Pelo contrário, evite as espécies fortes como pimentas, noz-moscada, vinagre, mostarda, cravo-da-índia e páprica, sendo melhor evitá-las principalmente na fase inicial dos tratamentos
Cereais
Os cereais podem ser consumidos todos com exceção do pão fresco recém saído do forno tipo o pão francês ou baguete, que pode fermentar o estômago e gerar desconforto. Evite também biscoitos recheados e banhados com soluções açucaradas ou chocolate, etc.
Bebidas
As bebidas alcoólicas causam uma irritação direta na mucosa gástrica, além de estimular o aumento da produção do suco ácido do estômago, sendo portanto proibido seu uso nos pacientes com gastrite. O melhor mesmo é consumir água, caldos diluídos e desengordurados e infusões suaves. O café (que contém cafeína) também deve ser evitado pelo mesmo motivo das bebidas alcoólicas.
O mito do leite ser bom para gastrite deve ser evitado porque pode causar o efeito rebote. Ao tomar o leite, a acidez acaba, mas o corpo interpreta que existe uma falta de acidez e produz mais ainda para compensar a falta e com isso pode piorar o quadro.
outros produtos
Nunca cozinhe com extratos para sopas em cubos ou caldos concentrados. Extrato de tomate também é uma bomba de acidez e agride o estômago mais sensível. Também não abuse do mel , dos salgadinhos e docinhos , do chocolate, dos frutos secos e sorvetes e picolés ( o contraste de frio -quente irrita a mucosa digestiva, biscoitos amanteigados, croissants, refrigerantes e balas.
Dica de como aliviar a gastrite
Gengibre
O gengibre possui propriedades antissépticas e bactericidas que eliminam a Helicobacter pylori. tem ação anti-inflamatória, reduzindo assim a dor, a queimação e as náuseas
batata
Quando a gastrite chega a batata pode ser sua aliada. O suco da batata crua ajuda a proteger o estômago dos sintomas da gastrite, diminuindo a acidez, a queimação, a dor e a azia. O suco pode ser obtido espremendo uma batata grande ralada com um pano ou contra um coador bem fino. Lembrando que o suco deve ser bebido puro.
Conclusão
Como podem ver, no geral o que gera desconforto com gastrites são alimentos processados, muito temperados e com bastante sal e açúcar. Siga um dieta com alimentos simples e naturais que você vai viver uma vida tranquila e muito mais saudável.
O ideal é fazer entre 5 e 6 refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia) e não ficar mais de 3 horas sem comer nada. Assim, o estômago não fica vazio por muito tempo e os alimentos vão reagindo com o ácido estomacal ao longo do dia, prevenindo o agravamento da inflamação.
Também é importante comer devagar, com calma, em ambientes tranquilos e mastigar bem os alimentos.