O Antúrio é uma planta de interior caracterizada por ter inflorescências muito frequente e muito vistosa.
Origem:Colômbia, Equador e América Central, tem um ciclo de vida e flores perenes, atinge entre 40cm a 1m de altura.
O caule é curto, as raízes são fortes (mesmo fora do solo). As folhas são grandes (40cm) em forma de coração e brilhantes e são muito resistentes.
As flores, que todos pensamos ser esta estrutura cordiforme vermelha ( isso é uma folha modificada) estão na espiga central desta folha modificada e são todos estes pontinhos brancos. Portanto, a soma de todos os pontos de flores é o que cria a inflorescência.
Veja também: Produtos de jardinagem.
Convém manter a temperatura sempre os 18ºC e os 30ºC. Use adubos orgânicos como a fibra de coco e deve estar sempre à meia-sombra com uma luz difusa.
Existem diferentes variedades de Antúrio e dependendo da variedade encontraremos Antúrios vermelho (que são os mais comuns), brancos, amarronzados, cor de granada, cor de rosa. Portanto cada variedade tem sua cor característica.
Clima preferido do Antúrio
Preferencialmente regiões de clima quente e úmido. Não tolera geadas e ficarão danificada quando a temperatura é superior a 35 °.
O mais importante na hora de cultivar essa planta é que tenha umidade suficiente, uma media de 60%.
Solo preferido do Antúrio
Deve ser mantido úmido. É adequado uma mistura de terra vegetal com fibra de coco para poder reter uma umidade suficiente.
Se são cultivados em vasos é recomendado colocar 1 vez ao mês um fertilizante líquido universal.
Para as plantas que estão no jardim, agregar na primavera matéria orgânica, juntamente com fertilizante mineral e após o verão fazer outra adição de fertilizante mineral.
Rega
O Antúrio é uma planta de interior portanto não tolera muita rega. O excesso e o encharcamento do solo pode causar a caída das folhas além de estimular a proliferação de fungos.
Mas é uma planta que gosta de solo úmidos portando as regas devem ser regulares de 2 a 3 vezes por semana e quando ver que o solo esta seco.
Iluminação que o Antúrio gosta
O antúrio precisa estar em um ambiente iluminado. É recomendável deixar essa planta perto da janela mas não deixe receber o sol diretamente porque pode queimar as folhas.
Se estão no jardim, escolha um local que tenha sombra.
Poda do Antúrio
É uma poda de limpeza regular, sempre que houver uma folha mais amarelada, mais velha ou com um aspeto doente remova logo.
Reprodução/Multiplicação
Por divisão de touceiras no início da primavera quando a planta tem mais caules com raizes e que cada um tem um brote no minimo.
Multiplicação também pode ser feito por estaquia do caule, folhas e raízes, enquanto a reprodução através de sementes é efectuada no final da Primavera, isto é mais difícil.
Manchas da folhagem (causada por antracnose), apodrecimento da coluna (causada por antracnose), apodrecimento das raízes (pitium), mosaico (estrias e amarelecimento nas folhas) e bacterioses.
Curiosidades
→ O antúrio é uma planta que tem o poder de purificar o ambiente que está- Suas folhas grandes e escuras sugam amônia, formaldeído, tolueno e xileno. Por isso é uma ótima opção para colocar no local de trabalho, porque especialmente estão rodeados de impressoras, copiadoras e adesivos.
→ Existem relatos que a planta de antúrio gosta de urina como adubo. Diluir 3 partes de água para 1 parte de urina. A casca de ovo seca também é uma boa opção de adubo.
1 comentário
boa noite gostaria de algumas dicas para cuidar nao entendo nada