Este procedimento, como atar o nó mais útil do mundo, não é para os marinheiros, nem pescadores, montanhistas, primeiros socorristas ou qualquer outra pessoa que precise conhecer uma grande diversidade de nós, seus pontos fortes e fracos, e como usar cada um deles dependendo da situação que estamos.
Aprender atar esse NÓ é para o resto de nós. Aqueles que atravessam a vida de uma maneira normal com suas aventuras, e encontramos cordas, cordões, barbantes, linhas, cabos e outras coisas parecidas, e quando precisamos amarrar algo, nos perguntamos… “Devo amarrar isso como meus sapatos, ou de um outro modo que sei que será quase impossível desfazer quando terminar.”
A verdade é que, neste momento em nossas vidas, provavelmente não vamos aprender a atar diferentes tipos de complicados nós, e mesmo que fôssemos, provavelmente não teríamos oportunidade suficiente para praticá-los em situações do mundo real.
Mas, mesmo assim, todos devemos saber como atar pelo menos um destes tipos de nós . E te digo que essa escolha deve ser do NÓ: BOWLINE
Não sei se já escutou falar sobre este nó, do quanto é útil e por isso veja o porque é tão eficiente:
- É o nó mais eficiente do mundo e serve para uma ampla variedade de aplicações. É usado em qualquer tipo de situação que exige uma corda, por uma diversidade de culturas e tradições.
- É seguro. Bastante seguro, na verdade. Ele irá segurar quando mantido sob tensão. (naturalmente que não deve usar esse nó para escaladas ou alpinismo porque nesta situação é necessária outro tipo de nó de segurança.
- Não irá deslizar quando colocado sob carga.
- Pode ser usado para amarrar duas cordas juntas.
- Pode ser amarrado com uma mão, o que é útil quando você está usando sua outra mão para segurar o que você está amarrando.
- E, o mais importante: ele é facilmente desfeito, não importa quanto peso é colocado sobre ele.
Versátil e definitivamente bastante fácil, uma vez que você pratica cinco ou seis vezes não vai esquecer jamais.
Assim que faz
1 – Você só precisará trabalhar com uma das extremidade da corda e fazer tipo uma curva.
2- Faça um laço na corda, deixando um pouco no final para amarrar o resto do nó. A corda passará por cima. Esse excesso de corda que você deixa na ponta irá determinar o tamanho do seu laço.
3 -Insira a extremidade aberta através do laço ….. e puxe-o ligeiramente.
4 – Em seguida, envolva a extremidade aberta atrás da linha principal acima do laço. Esta é a chave do bowline e a parte mais importante para praticar e memorizar.
5 -Em seguida, basta passar a extremidade aberta para trás através do laço …
6 -… e puxe através do outro lado.
7 -Puxe-o bem para garantir.
É isso aí! E para lembrar dos passos memorizei isso na minha cabeça:
Faça um laço na parte superior, puxar, envolver atrás e ao redor, puxar dentro.
Pratique-o quinze vezes, e você nunca esquecerá.
Para aplicar esse nó BOWLINE em torno de um objeto, basta fazer o laço inicial e envolver a extremidade final solta, em torno do objeto.
Para desfazer o nó, basta pegar o nó onde a extremidade solta passou pela última vez. Isso irá aliviar a tensão, e o nó vai desfazer completamente.
Todas as fotos : via
FEITO!! Lembre-se sempre:
- Laço sobre a parte superior
- puxar o laço
- envolver atrás e ao redor
- puxar o laço
Agora que você sabe, pode ter certeza que você vai usar esse nó o tempo todo.
Se você quer atar uma bicicleta ou qualquer outra coisa no teto do seu carro, veja como fazer aqui.
1 comentário
muito bom