O vinil adesivo é um dos materiais mais versáteis e econômicos para dar uma segunda chance aos seus móveis. Possui uma vasta gama de cores com acabamento mate ou brilhante que o torna facilmente adaptável a qualquer estilo de decoração.
Veja também: Papel De Parede Imitação Madeira
Que tipo de vinil devo usar
No mercado você encontra tanto vinil adesivo em tons suaves, como também diversos padrões que imitam madeira, mármore, pedra, etc.
Se você nunca forrou com vinil, é recomendável começar com uma cor sólida, pois é mais fácil de encaixar e enquadrar do que uma padronizada.
Assim que faz
Colocar Vinil por cima de superfícies irregulares pode não resultar muito atraente pois vai marcar exatamente cada textura saliente do material. Ao menos que seja essa sua intenção, se sua madeira não é totalmente reta e apresenta uma superfície irregular, o ideal é reparar o móvel antes de começar a colocar o adesivo.
Reparar o móvel com uma base de tinta antes de colocar o vinil.
- A primeira coisa que vamos fazer é lixar o móveis de madeira.
- Lixe completamente todo o móvel, incluindo todos os cantos e gavetas, para que fique perfeito.
- Depois de lixado, limpar bem.
- Em seguida, aplicar a tinta. Aplicar esmalte sintético branco e para esso será necessário um pequeno rolo de espuma, um pincel, um balde, um rodo e solvente para diluir o esmalte.
- pintar todo o móvel, deixando secar por 12 horas e daremos mais uma demão de tinta.
- No caso de haver algum golpe ou imperfeição, será necessário massa e lixar, pois o vinil é como uma segunda pele e não esconde nem os mínimos defeitos.
Como cortar vinil
É fundamental para um bom acabamento, medir e cortar o adesivo corretamente .
O forro do vinil adesivo possui linhas de grade para a medição. O que facilita muito essa tarefa. Para cortar corretamente o vinil adesivo, as seguintes etapas devem ser seguidas:
- Alinhe o vinil com as bordas onde será aplicado, deixando uma margem de alguns milímetros. Corte-o antes de colar.
- Corte o vinil com bordas bem retas. Recomenda-se o uso de uma faca e uma régua grande para obter uma lâmina exata.
- Esconda as costuras de vinil para que quase não sejam notadas.
- Use um cortador para remover o excesso de vinil.
Como cobrir móveis com vinil adesivo e fique sem bolhas de ar
- Para isso precisamos de um spray com água e uma gota de lava-louças, uma espátula, um cortador e uma tesoura.
- Para começar, umidecer a superfície a ser coberta com o spray, esse é o truque para que ao estender o papel possamos recomeçar caso se formem bolhas.
- Uma vez a superfície umedecida, retiraremos apenas parte do papel protetor e gradualmente “espalharemos” o papel adesivo com a espátula.
- Se for necessário retificar podemos levantar o papel sem problemas.
Cubra os móveis com vinil decorativo e cola
- Aplicar a cola no papel com um pincel.
- Assim que ficar impregnado com a cola, virá-lo e colocá-lo no local desejado (pode usar uma espátula).
- Cortar o excesso de papel com uma faca.
Truques que darão um bom resultado
- Superfície plana e grande. Embora existam rolos de vinil adesivo para cobrir móveis de até 1,25 m de largura, pode ser necessária uma largura maior para cobrir uma parede, por exemplo. Neste caso, cubra a superfície com tiras cortadas longitudinalmente, retirando o excesso da última tira se for mais larga que o necessário.
- Gaveta ou porta. Remova a alça ou maçaneta. Coloque o vinil adesivo sobre a área a ser coberta, fazendo um furo com uma faca no local onde a alça será rosqueada novamente.
- Perna da mesa. Coloque o vinil adesivo ao redor, de modo que a junção de ambos os lados coincida com a parte interna da perna.
Como remover vinil
Outra vantagem do vinil adesivo é que ele sai facilmente se depois de um tempo você quiser deixar o móvel em seu estado original.
Por esse motivo, o vinil adesivo é ideal para residências de aluguel, pois é um material com o qual você pode alterar a decoração mesmo que o proprietário não permita que você faça reformas.