Raiz de gengibre fresco adiciona uma explosão única de sabor a muitos pratos.
A raiz de gengibre fresco não se mantém por mais de duas ou três semanas à temperatura ambiente ou na geladeira. Muitas vezes você vai perceber que a raiz começou a murchar ou até mesmo apodrecer. Isto acontece especialmente se você tiver cortado ou ralado qualquer parte dele. Não se preocupe. Existe uma solução para preservar seu gengibre fresco. Vamos congelá-lo da maneira correta.
Você vai precisar
- Raiz de gengibre fresco
- Uma colher / faca
- Um saco ou recipiente para congelamento seguro
- Um marcador
Assim que faz – Gengibre congelado
Comece com a raiz de gengibre mais fresca que você pode encontrar. Escolher peças que sejam gordas, firmes, sem dobras e perfumadas. Estes terão o melhor sabor. Se a sua mercearia habitual não tem o melhor gengibre, tente fazer compras em um mercado central da sua cidade, onde há mais demanda por ele. Mercados asiáticos e indianos são uma boa opção.
1º Técnica de congelar gengibre inteiro
A maneira mais simples de congelar o gengibre é selá-lo em um saco ou recipiente hermeticamente fechado. Você nem precisa descascar ou cortar primeiro.
2º Técnica de congelar gengibre em porções
Se você comprou uma raiz de gengibre grande, ou já sabe como vai usar o seu gengibre para estimar os tamanhos necessários, corte o gengibre em pedaços menores antes de congelá-lo. O ideal é congelá-lo em porções com o tamanho que você tem costume de usar para economizar tempo depois. Rotule os sacos do congelador com o conteúdo, a data e a quantidade para que você possa identificá-los facilmente mais tarde. As coisas não são tão fáceis de identificar depois de congeladas.
3º Técnica de congelar gengibre ralado
Faça um pequeno ritual quando levar o gengibre fresco para casa do mercado: descasque, rale e depois congele. Essa não é apenas uma ótima maneira de manter o gengibre fresco por mais tempo, mas torna-se incrivelmente fácil temperar um molho, refogar ou fazer um delicioso smoothie . Está ás mãos sempre que desejar um pouco de sabor de gengibre.
Para congelar o gengibre, primeiro descasque e pique ou rale. Em seguida, espalhe ou coloque o gengibre em uma bandeja forrada de papel de freezer. Eu gosto de fazer porções do tamanho de uma colher de chá. Congele até ficar sólido e transfira para um recipiente hermético. Deve durar cerca de seis meses, embora eu nunca tenha deixado o gengibre congelado por tanto tempo porque é muito fácil de usar!
Para a maioria dos pratos e smoothies, você pode simplesmente jogar o gengibre congelado diretamente no seu prato. Para assados ou molhos crus, deixe o gengibre descongelar primeiro; leva apenas alguns minutos se os pedaços forem pequenos o suficiente.
Usando Gengibre Fresco Congelado
Essa opção também é bem interessante e se trata de congelar o gengibre inteiro e cada vez que precisar é só retirar do congelador e cortar um pedaço para usar.
Para usar seu gengibre, simplesmente remova uma peça do congelador e rale o quanto precisar. Não há necessidade de descongelá-lo primeiro. De fato, o gengibre congelado é realmente mais fácil de ralar do que fresco porque a camada externa é mais dura e não adere tanto ao gengibre fibroso. Caso não use todo o pedaço do gengibre você pode devolver o restante para o freezer , lembrando sempre de fechar muito bem o saco novamente.
Conserva-lo em um vaso
Pode ser uma surpresa, mas você pode cultivar seu próprio gengibre. Para um suprimento inesgotável de gengibre, simplesmente plante uma raiz de gengibre em um vaso pequeno e mantenha-o no peitoril da janela.
Ele vai brotar brotos e folhas como qualquer outra planta de casa. Sempre que precisar de gengibre para uma receita, basta levantar a planta; corte um pedaço da raiz e devolva o resto ao seu pote. Cortar a raiz não vai prejudicar a planta. Contanto que você mantenha sua planta regada, você nunca ficará sem gengibre.