Se você tem uma dor de estômago ou um resfriado, beber chá de gengibre pode fazer toda a diferença. Na verdade, o gengibre tem tantos benefícios para a saúde que é difícil listar todos eles.
Este rizoma pequeno mas poderoso foi bem pesquisado por suas propriedades medicinais contra resfriados, problemas de sinusite, febres, enjôos matinais e náuseas. Não é de admirar por que as pessoas que bebem chá de gengibre ou as usam em suas refeições muitas vezes precisam se reabastecer!
Felizmente, plantar gengibre em um recipiente em casa é fácil.
A vantagem de cultivar gengibre dentro de casa é que é uma planta que suporta bem crescer com pouca luz, embora goste, poderá crescer em espaços um pouco sombrios e até dentro de nossa casa na sala ou na cozinha.
Outra vantagem de cultivar em vasos é que se temos este vaso no jardim ou na varanda, podemos colocar dentro de casa nos dias mais frios porque o gengibre não tolera temperaturas frias .
Muitas raízes de gengibre vendidas comercialmente são revestidas com um inibidor de crescimento, o que as impede de brotar nos supermercados.
Assim, o primeiro passo depois de comprar o seu gengibre é deixá-lo de molho por 24 horas para retirar esse inibidor.
Passo 2 : fazer brotar
Com o gengibre ainda úmido mas não encharcados, colocar dentro de um saco plástico para criar um ambiente ideal para sair os brotes. Deixar por 1 semana a 1 semana e meia.
Passo 3 : Escolha o recipiente que vai Plantar.
Escolha um recipiente que tenha a “boca” bem larga porque o gengibre cresce na superfície da terra e vai crescer em volta de todo o vaso e por isso quanto maior a superfície do vaso, mais quantidade de gengibre podemos plantar.
A profundidade do vaso não é muito importante. Que tenha uns 10 a 15 cm já é suficiente. E não se esqueça de fazer os furos de drenagem na base do vaso para drenar bem a água.
Passo 4 : Escolha a Terra
Enche todo o recipiente com uma mistura de terra que será: 1/3 de humos de minhoca + 2/3 de substrato universal para vasos e adiciona uns punhados de perlitas que ajudam muito na aeraçao da terra.
Passo 5 : Plantar
Colocar os pedaços de gengibre com as gemas ( brotes) na superfície da terra e aprofundar muito levemente. Não cubra todo o gengibre com a terra e é muito importante que as gemas estejam voltadas para cima.
Caso tenha um recipiente com uma superfície larga, o ideal é deixar um espaço grande entre os brotes para que tenha espaço para se expandir.
Passo 6 : Regar
A terra deve estar ligeiramente umidade mas nunca encharcada . Porque se não podem apodrecer os risomas de gengibre. O ideal é regar pouca quantidade mas que sejam frequentes. Cada 2 ou 3 dias fazer uma rega leve.
Outra dica é regar sempre ao redor do gengibre e nunca sobre ele.
Passo 7 : crescimento
Depois de 3 semanas vai notar que se formam novas raizes e o brote já cresceu bastante e com novas folhas .
A Partir de 4 meses já pode ir retirar algum ou outro pedaço das raízes para usa-las. O sabor é mais suave mas não deixa de ser delicioso.
A coleta completa de um gengibre maduro é ao redor dos 10 meses.
Veja AQUI Como congelar o gengibre corretamente