Como fazer tomates secos
Hoje vou mostrar a vocês um método muito simples de secar tomates ao sol. A secagem do tomate é muito simples e prática, para poder aproveitá-los posteriormente e dar um toque especial na hora de cozinhar molhos, saladas, ensopados, etc.
Veja também: Produtos de cozinha.
Como preparar os tomates para desidratá-los
Os tomates usados para secar são do tipo tomate italiano, têm menos sementes e muita polpa. Antes de usar, lave muito bem para retirar os vestígios de pesticidas. O ideal é colocar de molho com um pouco de bicarbonato.
Veja também: Aprenda mais sobre suco detox.
Veja AQUI como se retira os pesticidas de frutas e verduras adequadamente.
Depois de cortados, coloque-os numa tela fina ( arame ou plástico) com uma moldura. Desta forma o ar pode circular por todos os lados dos tomates e dando uma boa ventilação.
Você também pode desidratar os tomates no forno, mas você tem que levar em consideração que terá um consumo significativo de gás ou eletricidade, dependendo do seu forno, já que o processo dura várias horas. Temos que pensar em um sistema sustentável e o sol nos dá essa oportunidade.
Eu usei dois quilos de tomate e no final consegui 200 gramas de tomate seco.
Uma vez colocados sobre a moldura de tela de arame, cubra-os com uma fina camada de sal. Pode ser sal fino ou grosso.
Então leve-os para um lugar onde haja sol e ar na maior parte do dia. Eu coloquei os meus na janela da cozinha da minha casa onde receberam em média oito horas de sol por dia, sempre com a janela aberta para que tenham ventilação.
O processo de desidratação pode levar de cinco dias a duas semanas, dependendo do climae da potência do sol. Meus tomates demoraram seis dias para secar.
Há quem aconselhe cobri-los com um pano fino ( pano de fralda) durante a secagem, mas só em polvilhar de sal os insetos não chegarão perto.
Quando colocar na moldura, sempre com o lado cortado para cima, e dependendo da quantidade de sol que recebem, viramos os tomates uma ou duas vezes ao dia. No meu caso, tendo oito horas de sol por dia, virei-os apenas uma vez.
Durante a secagem, se estiver a secar fora de casa, ao anoitecer, deixe-os num local abrigado, para evitar que a humidade da noite os reidrate. Cubra-os com um pano de prato até colocá-los novamente ao sol.
Vamos saber que os tomates estão no ponto certo de desidratação, quando ficar com uma cor vermelha mais escura, uma textura firme e já não são pegajosos. Eles têm que se parecer com os damascos secos.
Antes de montar a conserva, é preciso hidratá-los um pouco.
Em uma panela coloque um litro de água com meio copo, 120 ml, de vinagre branco.
Incorpore os tomates na água com vinagre e ferva por cinco minutos.
Depois do tempo do cozimento, coar os tomates e coloque-os sobre um pano de prato.
Separar bem e secar os tomates pressionando um pouco com o pano de prato para retirar o excesso de água.
Deixe-os secar por algumas horas, até que já nao estão úmidos ao toque.
Importante:
Para preservá-los, use um recipiente hermético que deve ser esterilizado antes de iniciar o processo de embalagem.
Ingredientes:
- Alho
- Orégano seco
- Folhas de louro (melhor a folha seca)
- Pimenta preta
- Azeite de oliva
Assim que faz a conserva de Tomates Secos
- Corte o alho em rodelas muito finas.
- Primeiro coloque alguns tomates secos no fundo do recipiente.
- Adicione um pouco de alho, pimenta em grão, orégano e, em seguida, adicione mais tomates.
- Introduzir intercalando todos os temperos com o tomate, até encher o recipiente.
- Finalmente, adicione duas ou três folhas de louro.
- Aperte com uma colher para que fique bem compacto.
- Recheie com o azeite, até os tomates ficarem completamente cobertos.
- Cubra bem o recipiente e voilá!!!!!!, já temos uns deliciosos tomates secos caseiros.
Esses tomates secos podem durar de três semanas a três meses na geladeira. O mesmo se aplica a quaisquer outras conservas.
Por motivos de segurança, não é recomendável deixá-los à temperatura ambiente, a menos que tenham feito o processo de estilização e vedação a vácuo.
O resultado são tomates secos com um sabor incrível, já que no processo de secagem, a água evaporou e todo o seu sabor está concentrado.
Seu sabor será totalmente diferente do tomate seco no forno ou em desidratadores. Eles são realmente incríveis para realçar o sabor em molhos, aperitivos, sanduíches e saladas.
Veja o vídeo de como fazer Tomates secos