Alambique é o instrumento mais conhecido que nos permite elaborar o álcool para elaborar diversas bebidas destiladas ( Rum, Whisky , Tequila, Gin etc. ), diferentes licores mas também serve para extrair o precioso óleo essencial das plantas.
Normalmente, fabricados de uma maneira artesanal e caseira estes produtos são elaborados em alambiques de cobre dando um aspecto antigo e tradicional. Mas hoje em dia, existem vários modelos de alambiques feitos em aço inox.
O motivo de serem feitos de cobre é pelo fato que esse material é um excelente condutor de calor e não libera partículas que poderiam afetar o gosto do resultado final do produto.
Veja também: Adega de Vinho em Madeira
Existem vário modelos de alambiques no mercado de diferentes tamanhos e diferentes preços mas também podemos fazer um em casa .
É só reunir o material adequado e mãos à obra!!
Você vai precisar
- Panela de inox
- Garrafão de água de 20 L
- tubo de cobre (10 mm de diâmetro )
- União para tubo de cobre
- torneira de plástico
Assim que faz o Alambique caseiro
1 – Reunir todos os materiais:
Panela de inox . O melhor mesmo seria uma panela de pressão de inox mas custa muitooo caro então vamos fazer com uma panela de inox comum. Um garrafão de 20 litros, 2 metros e meio de tubo de cobre, união para tubos de cobre
2 – O tamanho do garrafão depende do tamanho da sua panela . Pode ser maior ou menor. Esse meu, escolhi um garrafão de água que tenho para reciclar e caiu de luxo. Temos que cortar a tampa do garrafão de água para colocar o tubo de cobre em espiral.
4 – Com o tubo de cobre temos que fazer uma serpentina. O tubo de cobre é bem flexível mas necessita um pouco de paciência para sair uma serpentina uniforme. Deve deixar uma pequena saída numa das extremidade e na outra ponta deixar tipo um pescoço de cisne.
O tamanho do tubo de cobre depende do tamanho do recipiente que você tem . Para esse garrafa eu usei 1,5m. O diâmetro de 10mm.
5 – Colocar a união de cobre na extremidade pescoço de cisne. É essa extremidade que vai ser conectada com a tampa da panela e por isso é longa .
6 – Instalar a serpentina de cobre dentro do garrafão .
7 – Uma das extremidades vai ter que sair pelo buraco inferior e a outra extremidade vai ser conectada na tampa da panela.
8 – colocar a panela do almbique sobre um fogo e o Alambique está pronto para ser usado.
Dicas
– selar muito bem os dois buracos feito no garrafão porque vamos encher ele de água. Eu selei com cimento e uma cola super resistente de plástico duro . Mas existem outras maneiras e mais eficientes de selar e você usa a que estiver a seu alcance.
– o vapor que sai da panela vai passar pelo tubo de cobre e vai esquentar a água que está no garrafão. O ideal é sempre ter o garrafão com a água fria. Por isso tem a torneira de plástico para ir extraindo essa água quente e adicionando agua fria. Eu uso uma mangueira para ficar fácil.
– Se você quer ver como extrair o óleo essencial das plantas usando esse alambique veja a primeira parte aqui. e a segunda parte aqui .
veja abaixo o vídeo passo a passo deste tutorial .
O Alambique já está pronto! Agora é usar e abusar!!
8 Comentários
Veja, sobre a tampa da panela de inox, você vedou o tubinho de saída de vapor?
Qual o diametro do tubo de cobre?
Se eu começar a fazer moonshine.
Tenho mercado para vender
on de vai o suco da cana e onde cai a cachaça?
Oi iron, esse alambique é para retirar óleos essenciais e nunca fiz cachaça …mas “dizem” que pode ser para cachaça também.Não te garanto a resposta, mas o suco da cana deve ir no lugar das folhas e a cachaça deve sair onde sai o hidrolato. Cuidado com fabricar a cachaça, os primeiros líquidos que sai são altamente venenosos e deve ser jogados fora. Procure se informar muito sobre esse assunto antes de fabricar ok!
É preciso deixar o caldo de cana fermentar por 2 a 3 dias e depois colocar o mosto para destilar a “cabeça” e o “rabo” da cachaça não são para consumo somente o corpo ou seja inicio e fim da destilaria descarta
Com sei que devo jogar fora, tipo quanto tempo
o alambique serve pra fazer uma cachaça destilada, não é o ideal, mas serve muito bem, o mosto ( suco de cana fermentado) vai na panela e a cachaça sai no final do tubo de cobre.