Quer cozinhar sua comida de graça? Ao construir um forno solar simples e acessível, você pode usar o poder do sol para cozinhar lentamente feijões, ensopados, verduras e muito mais. Com este forno você também pode desidratar várias ervas e hortaliças facilmente e muito rápido.
Veja também: Produtos para casa.
Este forno funcionará melhor durante os longos dias de sol intenso do verão. Mas existem muitas regiões onde o sol pega forte por todo o ano e o aproveitamento será total.
Este guia passo-a-passo irá mostrar-lhe como construir o forno, além de algumas dicas sobre como usá-lo.
Boa culinária solar!
Você vai precisar
- 2 caixas de papelão resistentes – uma deve entrar dentro da outra. A caixa interna, de preferência deve ser um pouco mais alta que suas panelas; a caixa externa deve ser um pouco maior em todas as dimensões, de modo que haja pelo menos de 3 a 6 cm de espaço entre as duas caixas quando elas estiverem aninhadas.
- placas de papelão – que vão servir para preencher o espaço entre a caixa interna e externa e fazer as abas refletoras
- papel alumínio – para cobrir forrar toda a caixa interna e as abas refletoras
- Um pedaço de vidro que servirá como tampa das caixas
- pedaços de isopor ou espuma – que será o moldura da tampa de vidro
- tesoura ou faca
- cola e régua
Assim que faz
Esse é um projeto que você pode realizar em somente uma tarde. Reúna os Materiais e veja o video abaixo com o passo a passo bem detalhado de como você pode fazer esse super forno solar totalmente ecológico.
Desidratador Solar
Esse não é o “típico” desidratador solar que possui furos para entrada e saída de ar morno mas posso dizer com garantia que funciona de maravilha com alguns vegetais e hortaliças .
Veja aqui COMO DESIDRATAR ALHO
Veja aqui COMO DESIDRATAR CEBOLA E GENGIBRE
1 comentário
Pingback: Um Dia na Natureza! – LegUs