Usar plantas apropriadas para montar seu próprio kit de primeiros socorros é uma ótima maneira de encontrar alívio para aqueles pequenos eventos de primeiros socorros que surgem.
As vezes nos deparamos com o inevitável – cortes, arranhões, queimaduras solares, picadas de insetos e outros ferimentos leves. Podemos recorrer a remédios convencionais comprados em lojas ou podemos fazer os nossos próprios.
Os remédios à base de ervas são extremamente eficazes, simples de fazer e fáceis de usar. Depois de montar o básico, você pode criar vários kits de primeiros socorros – um para casa, um para viagem e outro para o carro.
Vantagens dos kits de primeiros socorros à base de ervas
Os kits de primeiros socorros à base de ervas são econômicos. Os remédios são eficazes em pequenas quantidades, portanto, um pouco já é suficiente.
Os remédios farmacêuticos geralmente têm ingredientes adicionados, incluindo corantes, sabores e ingredientes sintéticos. Este a base de ervas, só adicionamos ingredientes naturais.
Melhor para o meio ambiente – esses remédios à base de ervas são elaborados de uma maneira simples e usam ingredientes totalmente naturais.
Ervas para um kit de primeiros socorros à base de ervas
Quando se trata de primeiros socorros, o simples é o melhor. Muitos remédios à base de ervas oferecem mais de um benefício e podem ser usados para vários propósitos .
Existem várias ervas curativas, mas aqui deixo apenas cinco para incluir em um kit simples de primeiros socorros porque são extremamente eficazes, abundantes, fáceis de encontrar ou de cultivar.
Essas cinco ervas têm uma longa história de uso e demonstraram ser completamente seguras.
1 – Gel da Aloe vera (Babosa)
Aloe vera é calmante, refrescante e útil para queimaduras leves, incluindo queimaduras solares. Use o gel de aloe vera fresco de uma folha ou gel congelado para tratar queimaduras e também em pele inflamada.
2- Confrei (Confrey Symphytum officinale)
Fácil de cultivar. Este remédio é especialmente indicado para Hematomas e golpes e muito eficaz em estimular uma cicatrização de cortes e feridas leves rapidamente.
- Pode usar folhas de confrei frescas ou secas para fazer um cataplasma
- Você também pode usar confrei seco para fazer macerado de confrei para uma pomada curativa.
Atenção: Como o confrei causa uma cicatrização rápida, ele não deve ser usado em feridas profundas ou feridas com suspeita de infecção, pois a infecção pode ser selada dentro da ferida. Também não deve ser usado internamente.
Pomada de confrei (Symphytum officinale)
Para fazer esta pomada, comece por fazer um macerado oleoso com a erva seca de confrei. Depois de pronto esse macerado, deve adicionar a cera de abelha para dar a textura de pomada. No vídeo abaixo tem o passo a passo de como fazer uma pomada de urtiga. Siga os mesmos passos e só substitui a urtiga pelo confrei.
3 – Tanchagem (Plantago major)
É melhor usar a tanchagem fresca como cataplasma. Então, em vez de colocar no seu kit de primeiros socorros de ervas, mantenha-o em seu jardim ( cresce como mato). Deixe-o crescer em seu gramado para que você sempre tenha alguns à mão.
Use a tanchagem em picadas de insetos, picadas de abelhas, queimaduras, cortes e arranhões.
Para fazer um cataplasma, amasse algumas folhas frescas em uma polpa, coloque esta polpa de folha úmida diretamente na área ferida/picada e enrole em gaze. Mantenha na pele por algumas horas, reaplicando conforme necessário.
4 – Cápsulas ou tintura de gengibre (Zingiber officinale)
Use para náusea ou enjôo, gripe estomacal ou mal estar matinal. Use de 1-2 cápsulas ou 20 gotas de tintura antes de viajar. Valioso para cólicas de qualquer tipo e indigestão. Combine com outros remédios para febre, resfriados e gripes.
A tintura é fácil de fazer:
- Encha um recipiente ( com tampa hermética) com ¼ de gengibre fresco.
- Complete com 3/4 da jarra com vodka ou conhaque.
- Deixe macerando por 2 semanas.
- depois deste tempo, coe os pedaços de gengibre.
- Coloque sua tintura em um frasco conta-gotas e vai usando conforme necessario. Tem validade de uns 5 anos. Uma dica é guardar um pouco no carro em caso de enjôo.
Para fazer as cápsulas, tem que comprar as cápsulas de gelatinas vazias que podem ser adquiridas online.
- Adicione pó de gengibre às suas cápsulas e tampe (usando a tampa fornecida ) para compactar o pó. Pode ser necessário fazer isso várias vezes para encher a capacidade máxima da capsula.
- Pressione a parte superior e inferior do enchimento da cápsula firmemente.
- guarde em um recipiente hermético em local seco e fresco e use quando necessário.
5 – Echinácea
Echinacea é eficaz para infecções bacterianas e virais. Usado em forma de tintura, a echinacea é excelente para ter à mão quando se sentir mal, especialmente durante a estação de gripes e resfriados. É um remédio para ajudar o corpo a se livrar de infecções microbianas
Como é um antimicrobiano, você pode adicionar algumas gotas à sua pomada de calêndula ou confrei para dar-lhe ação antimicrobiana como um Neosporin.
Você pode usar a echinacea como chá ou tintura ou aplicada diretamente na pele para ajudar a prevenir infecções. Estudos mostram que a Echinacea é um estimulante para o sistema imunológico.
6 – Pimenta-cayena
Pode parecer uma erva estranha para se ter em seu kit de primeiros socorros, mas a pimenta caiena é um dos melhores remédios de primeiros socorros para ajudar a parar o sangramento imediatamente em feridas abertas. Vai doer, então pode não ser uma boa ideia para os pequenos.
Externamente, é bom para dores reumáticas e má circulação – mãos e pés frios e queimaduras. O melhor aqui é usar como pomada.
Internamente é excelente tônico para a circulação e sistema digestivo. Para laringite faça um ótimo gargarejo combinado com mirra.
DICA ASSIM QUE FAZ
Antes de utilizar qualquer planta para fins medicinais, deve certificar-se que esta foi correctamente identificada. Na dúvida, aconselhe-se sempre com um profissional.