Cultivar árvores frutíferas pode parecer um desafio para alguns por causa do cuidado adequado que devemos ter para garantir que cada árvore atinja seu potencial de crescimento.
As árvores de frutas são grandes consumidores de nutrientes, por isso eles precisam de alimentar-se bem para produzir colheitas abundantes, sendo a adubação fundamental para um bom desenvolvimento.
Você deve aprender como fertilizar árvores frutíferas para alcançar o crescimento ideal e a produção máxima de frutas da sua arvore frutífera.
Existem 2 tipos de adubação: a de manutenção e a de fundo.
→ Adubo de manutenção
é é feito todos os anos. Ele permite que a árvore possa produzir frutas enquanto cresce vegetativamente e até mesmo forma reservas.
→ Fertilizante de fundo
ocorre no momento do plantio.
veja aqui o passo a passo de como fertilizar sua arvore frutíferas perfeitamente.
Tipos de fertilizante para árvores frutíferas
Esterco:é um tipo de fertilizante que, como o próprio nome diz, vem de diferentes tipos de esterco. Muitos consideram o melhor fertilizante que existe para preparar a terra para diferentes plantas, como frutas. Existem vários tipos de esterco: de galinha, de ovelhas, cavalos e vacas.Borra de café : a borra de café é um fertilizante muito poderoso para preparar a terra e plantar as arvores frutíferas. Alem do mais é muito fácil de se conseguir e se pode armazenar uma boa quantidade para adubar as hortas.
Composto: Este tipo de fertilizante é apenas o resultado de resíduos vegetais dos alimentos e pode ser preparado maturando-os e colocando-os ao longo do solo.
Fertilizantes minerais sintético: se referem as formulações de sais NPK produzidos sinteticamente em laboratório, geralmente em grânulos, tais como 10-10-10, 04-14-08, com ou sem micronutrientes que são encontrados em casas especializadas
adicionando fertilizante granulado ao solo
Como aplicar o fertilizante
1 – Incorporar ligeramente o adubo orgânico no solo, o que geralmente se faz no inverno.
2 – Os fertilizantes minerais em grânulos contém fósforo, potássio, nitrogênio e outros elementos. A dose anual geralmente se pode administrá-la entre 2 ou 3 vezes por ano.
3 – Por meio da irrigação, isto é, os elementos fertilizantes são dissolvidos na água de irrigação por gotejamento.
4 – Agora, se existe alguma deficiências nutricionais visível,, elas podem ser corrigidas, adicionando mais fertilizante de acordo com a necessidade. Por exemplo, se sua planta está deficiente em Ferro, ele pode ser corrigido pulverizando nas folhagem com um fertilizante especial de Ferro líquido e adicionando sulfato de ferro ao solo.
Conselhos sobre fertilização
– Lembre-se de não sobrecarregar, especialmente com o nitrogênio, pois pode produzir folhas queimadas e, portanto, mais propensas a doenças.
– Em certos solos pode haver deficiências de algum nutriente que as plantas necessitam para viver como o nitrogênio, o cálcio, fósforo, manganês, enxofre, ferro, cobre, boro, cloro, molibdênio, magnésio, zinco e potássio.
– Aplique os fertilizantes na área de sombra e não apenas perto do tronco, mas espalhando por toda a área que corresponde a copa da arvore.
– O esterco deve ser adicionado ao solo sempre curado ou maduro, porque se for fresco pode queimar as raízes.
1 comentário
Gostei da matéria foi muito informativo
Gostaria de receber mais matérias sobre este assunto.