Todos nós queremos ter a melhor aparência, mas usar ferramentas sujas de maquiagem e beleza pode resultar em resultados nada desejáveis. Mais assustador ainda é desenvolver alergias ou infecção cutânea por causa de ferramentas carregadas de bactérias.
Aprenda a limpar corretamente nove ferramentas de beleza comuns para sua saúde e bem estar.
1 – Pincéis de maquiagem
A menos que você tenha extras, escolha um horário para limpar seus pincéis de maquiagem quando não estiver com pressa.
a – Primeiro, molhe bem a escova com água natural fria. Tente molhar apenas a parte das cerdas para evitar o enfraquecimento do adesivo que prende a escova ao cabo.
b – Coloque um pouco de xampu suave ou detergente na palma da sua mão e passe o pincel ( cerdas) pelo xampu, certificando-se de que ele entre no centro do pincel.
c – Enxagúe com água, mantendo o cabo seco.
d – Espremir as cerdas suavemente para retirar toda a água, mantendo-as o mais plano possível. Coloque sobre uma toalha para secar ao ar durante a noite antes de usar.
2 – Pinça
Pinças são usadas para muitas tarefas e quase todas envolvem contato com fluidos corporais. Para diminuir a chance de infecção, as pinças devem ser limpas após cada uso.
- Para uma limpeza geral, lave a pinça inteira com um pouco de sabonete antibacteriano e água morna.
- Em seguida, mergulhe as pontas em álcool ou peróxido de hidrogênio ou esfregue com um cotonete embebido em álcool.
- Deixe secar ao ar sobre uma toalha limpa.
3 – Ferramentas de Manicure e Pedicure
Existem histórias terroríficas sobre infecções causadas com as ferramentas de manicure e pedicure porque estes utensílios entram em contato com sujeira, bactérias e fluidos corporais. Uma limpeza adequada é essencial.
Elimine ítens de uso único, como palitos de madeira e tiras de algodão, após cada utilização. Os instrumentos de metal devem ser lavados com água morna e sabão antibacteriano usando uma escova de dentes velha para penetrar nas áreas de difícil acesso e, em seguida, as bordas devem ser limpas com álcool isopropílico ou peróxido de hidrogênio após cada uso.
Materiais de plásticos ou sintéticos como separadores de dedos ou escovas de unhas devem ser limpos com álcool isopropílico. Superfícies abrasivas, como limas e tampões de unhas, podem ser limpas com a mesma escova limpa que você usa para limpar as unhas .
Certifique-se de que as ferramentas estejam completamente secas e armazenadas adequadamente em um recipiente limpo. Não deixe ferramentas sujas em um saco plástico ou recipiente hermético, pois isso pode promover o crescimento de bactérias.
4 – Prancha de alisar e pentear cabelos
Spray e outros produtos de cabelo podem acumular-se na prancha da chapinha. Todo esse calor simplesmente o assa na superfície. Você não pode simplesmente ensopar esses aparelhos na água e retirar a sujeira porque pode danificar as superfícies.
- Desligue o aparelho e certifique-se de que está completamente frio.
- Em seguida, molhe uma tira ou bola de algodão com álcool isopropílico e passe por cima das superfícies pegajosas. Deixe atuar por alguns minutos. Você pode precisar usar várias tiras para concluir o trabalho.
- Limpe com um pano limpo e úmido e, em seguida, um pano macio e seco.
Os ferros também podem ser limpos misturando uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de chá de água. Aplique a pasta nas áreas sujas com um pano macio e “esfregue” levemente. Limpe o resíduo com um pano limpo embebido em água e depois seque com um pano macio.
5 – Apontadores de Maquiagem
Lápis delineador de sobrancelha e lábio ficam sem a ponta com o uso e precisam ser afiados. E cada um deles entrou em contato com fluidos corporais antes de serem colocados naquele apontador. Para evitar a contaminação cruzada, o afiador deve ser limpo após cada uso.
- Basta mergulhar uma escova de dentes velha em um pouco de álcool ou peróxido de hidrogênio e cuidadosamente passar nos cantos do apontador.
- Enxágüe bem com água fria e deixe secar ao ar.
6 – Curvex
Rímel, delineador e bactérias podem ficar na superfície do curvex. Nada disso parece muito propício à boa saúde ocular. Um curvex deve ser limpo pelo menos semanalmente ou diariamente se você tiver olhos sensíveis ou qualquer tipo de infecção ocular.
- Para limpar o modelador, molhe um algodão ou uma bola com álcool ou peróxido de hidrogênio e limpe todas as superfícies que entram em contato com os olhos.
- Quando estiver limpo, passe um pano limpo embebido em álcool.
- Enxágüe com água fria, pois o álcool pode secar qualquer componente de borracha ou plástico.
- Deixe secar ao ar em uma toalha limpa.
7 – Escovas faciais ultra-sônicas
Mesmo que você use um limpador com seu pincel facial ultra-sônico, ele ainda precisa ser limpo regularmente, pelo menos semanalmente.
- Desatarraxar a cabeça da escova.
- Use algumas gotas de sabão antibacteriano líquido em uma escova de dentes velha para esfregar entre as cerdas.
- Enxágüe bem com água morna e depois limpe a alça com o sabão e um pano suave.
- Deixe a cabeça da escova separada da alça secar ao ar durante a noite.
8 – Escovas De Cabelo, Pentes e Acessórios De Cabelo
Escovas de cabelo e pentes coletam muita sujeira oleosa, pele morta e produtos de cabelo em suas superfícies. Se você não limpá-los regularmente, toda essa gosma é transferida de volta para o seu cabelo e pode deixá-lo com uma aparência opaca e sem vida.
Para escovas e pentes de plástico e metal:
- Primeiro, retire o máximo de cabelo possível da escova ou penteie com os dedos ou com uma pinça.
- Em seguida, umedeça a escova ou o pente com água e espalhe um pouco de xampu. Use as mãos para ajudar a entranhar o shampoo nas cerdas dos dentes.
- Encha uma pia com água morna e deixe a escova e o pente de molho por pelo menos quinze minutos. Finalmente, use uma escova de dentes velha para soltar e resíduos que possam permanecer.
- Enxágüe bem com água morna e deixe secar ao ar em uma toalha limpa.
Para escovas naturais de pelos de javali, escovas almofadadas e escovas de cabo de madeira:
Evite a etapa de “deixar de molho”, pois isso pode danificar as partes da escova. Em vez disso, você pode repetir o xampu com um pouco de água usando uma escova de dentes velha e depois enxaguar bem e deixar secar ao ar.
Outros acessórios de cabelo
Não se esqueça de limpar presilhas de plástico e metal, bandanas e grampos. Eles podem ser limpos da mesma maneira e você pode usar um pouco de álcool em uma bola de algodão para remover resíduos de spray de cabelo.
Para tiaras e arcos de tecido, siga as instruções do rótulo ou limpe com um detergente suave e água pura. Deixe os itens secarem ao ar e, em seguida, borrife com um pouco de goma de tecido em spray e gentilmente remodele com os dedos.
9 – Buchas e esponjas de ducha
Seu corpo pode estar limpo após um banho, mas para onde foi toda essa sujeira e óleo? Claro que está na sua esponja ou bucha de banho, um ambiente perfeito ( úmido e quente) para proliferar bactérias.
- Após cada uso, lave muito bem a bucha ou a esponja. Retire o excesso de água e pendure para secar (fora do chuveiro é melhor).
- Pelo menos uma vez por semana, limpe tudo cuidadosamente, mergulhando em uma solução diluída de água sanitária e água (uma colher de sopa de água sanitária para duas xícaras de água morna) por cinco minutos.
- Uma esponja pode ser jogada em uma máquina de lavar roupa junto com toalhas de banho.
Nunca use bucha ou esponja se tiver cortes ou feridas na pele. Substitua buchas e esponja regularmente para evitar mofo e bolor.