Como montar um Terrário de plantas + 14 Idéias incríveis
Como um mundo em miniatura, terrários de plantas são lindos displays internos que simula o ciclo de vida do ambiente natural. Acrescentando vibração e vida aos seus espaços, é um projeto barato que pode ser rapidamente montado em uma única tarde.
Veja também: Produtos de jardinagem.
E uma vez montado, eles exigem muito pouco por meio de manutenção e conservação porque o espaço fechado cria um maravilhoso e pequeno ecossistema auto-sustentável.
Veja também: Aprenda mais sobre jardinagem.
Os Terrários são ambientes pequenos que funcionam como uma estufa. Um recipiente de vidro fechado colocado em um ponto semi-ensolarado fornece a luz para que as plantas cresçam e prendam o calor dentro. A umidade no solo e das plantas evaporam para criar vapor de água, que se condensa nas paredes do vidro formando gotículas que vão umedecer novamente o solo. E assim o ciclo recomeça.
Para começar, você precisará:
Um recipiente de vidro com uma tampa
Areia, cascalho, pedras ou vidro marinho
Musgo seco
Terra para vasos esterilizada
Peças decorativas opcionais
Uma colher ou pinças longas
Variedade de plantas
Ao selecionar cultivares para um terrário, procure variedades anãs que amem a umidade elevada e cresçam lentamente. Suculentas, samambaias e plantas aéreas ( plantas que nutrem do ar) são excelentes escolhas, mas existem muitos tipos de plantas que prosperarão em um ambiente fechado.
Uma vez que o terrário de vidro provavelmente não terá um buraco de drenagem, comece adicionando uma camada de cinco centímetros de rochas ou areia ao fundo do recipiente. Em seguida, adicione uma fina camada de musgo seco para evitar que o solo desça até o fundo. Adicione um mínimo de cinco centímetros de terra para vasos, o suficiente para cobrir confortavelmente as raízes da planta.
Agora, comece a posicionar as plantas dentro, misturando e combinando tipos, tamanhos e cores. É importante apertar o solo em torno de cada planta, adicionando mais terra, se necessário. Uma vez que todas as plantas estão situadas, você pode adicionar efeitos decorativos como musgo vivo, figurinhas e pequenas bugigangas.
Dê às plantas uma boa pulverizada com uma garrafa spray para criar uma névoa generosa e deixe-a num local que receba uma boa quantidade de luz indireta. Você pode querer remover a tampa de vez em quando para deixar entrar um pouco de ar fresco e verificar os níveis de umidade. As plantas que crescem muito rapidamente podem ser podadas para evitar que expulsem as outras plantas.
14 Idéias criativas de Terrários
Agora que cobrimos o básico sobre como montar um terrário, vamos dar uma olhada nas formas inspiradoras de transformar alguns objetos do cotidiano em uma linda residência vegetal
1. Jardim em um garrafão
Você pode usar um grande garrafão de vidro de 20 litros com uma rolha de cortiça – ou um menor – para formar um pequeno mundo vegetal. Você precisará de algumas ferramentas para passar pela abertura estreita: tente com pauzinhos, um gancho de arame, uma rolha pregada a um espeto ou uma ferramenta de agarrar. As plantas usadas nestes jarros de vidro ( galão ) são conhecidas como palmeiras, e fazem excelentes plantas de terrário.
2. Terrario do pote de Pickles
Uma maneira maravilhosa de usar esses frascos de vidro de grande porte. Este terrário poderia ser montado de lado para aproveitar uma área interna maior. Se você decidir e optar por essa opção lateral, o melhor é fazer uma base com um bloco de madeira para impedir que ele fique rolando pela superfície.
3. Terrário De Jarra de Doces
Embora os frascos de doces venham em vários tipos de formas, esta bela variedade tem uma boca larga no qual facilita e muito o acesso.
4. Terrário de tanque de peixe
Um tanque de peixes antigo é o objeto perfeito para se transformar em um Terrário de plantas. É um bom tamanho de espaço para trabalhar e a abertura é grande o suficiente para não exigir ferramentas especiais.
5. Terrário de lâmpada
Por outro lado, usar uma lâmpada incandescente antiga oferece um desafio interessante de montar o mundo da sua planta em um espaço super pequeno. Montar alguns e pendurá-los formando um “cacho”.
6. Terrário de enfeites de Natal
Um enfeite de árvore de vidro transparente pode ser transformado em um exuberante micro-cosmo verde em uma minúscula esfera. Uma peça decorativa para a temporada de Natal ou qualquer outra.
7. Terrário de molduras de quadro reciclada
Umas simples molduras antigas de madeira em diferentes tamanhos podem ser Transformados em uma linda estufa em miniatura de estilo vitoriano.
8. Terrário de Luminária
Qualquer luminária de vidro transparente pode ser transformada em um oásis de plantas!
9. Terrário de bule de vidro
Este terrário de bule de chá de vidro é uma adorável peça central de mesa, perfeita para aninhar uma variedade de suculentas de tamanho médio.
10. Terrário base de abajur
Combinando forma e função, este tutorial te mostra cada passo da construção de um terrário da base de um abajur usando um frasco grande com uma tampa de cortiça como base. Uma vez que as plantas do terrário estão situadas, basta colar e ajustar a lâmpada no topo e fazer todo o retoque final como se fosse um abajur.
11. Terrário de crânio
Finalmente, um uso para aquelas maravilhosas garrafas de vodka Cabeça de vidro ! Se você quer comprar uma destas garrafas , elas são vendidas aqui sem álcool.
12. Terrário de Mesa
O terrário de mesa é um projeto mais avançado construído desde o início. Você precisará de algumas placas de acrílico cortadas a medida, algumas peças de madeira para a base e as pernas, cola e tinta, bem como os materiais para construir seu terrário.
13. Terrarium sob as escadas
Você pode transformar espaços mortos, feios em torno da casa, como o espaço vazio sob uma escada, em um terrário de grande escala para. Será um prazer visual. Embora este não seja definitivamente um projeto rápido e fácil, o resultado final é absolutamente divino.
14. Terrário Jardim de Água
Tomando o conceito de terrário e adicionando água, este tipo de terrário também é muito pouco exigente quanto á manutenção quanto ao terrário aéreo. Você vai precisar de algumas plantas aquáticas, é claro – lírios de água, bolas de musgo, anubias, samambaias e Bacopa são algumas boas escolhas.