Uma cerca pode ser um ótimo complemento para qualquer propriedade. Não importa o estilo, eles podem agregar à estética do espaço e, ao mesmo tempo, oferecer benefícios como redução do ruído ou maior privacidade. Tudo depende do tipo de cerca que você escolher.
Embora possa parecer simples, existem alguns truques que vale a pena conhecer se você planeja pintar sua cerca de madeira. Este é o seu guia para assumir a tarefa e fazer o trabalho como um profissional.
É preciso passar stain na cerca de madeira?
Tudo depende do tipo de madeira que você usa. Cedro e pau-brasil, por exemplo, têm resistência natural a pragas, tornando-os uma ótima opção para sua cerca sem ter que passar o stain ou pintar.
Esses tipos de madeira também devem ter um conservante de madeira transparente aplicado por cima. O conservante evitará que a cerca rache e divida com o tempo.
Mas essas são apenas dois tipos de madeira que podem ser usados para construir uma cerca. Outros tipos de madeiras não precisarão passar o stain, a não ser que seja por razões estéticas, enquanto outras serão beneficiadas por esse tipo de acabamento.
Diferentes maneiras de Pintar uma cerca de madeira
Existem três maneiras de fazer isso: com pincel, rolo ou pistola de pintura. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Pincel. Não há nada como pegar uma lata de tinta e um pincel, preparando-se para criar a cerca de aparência perfeita. O uso de um pincel vai te dar um maior controle dos traços e cobrir adequadamente os espaços que queira pintar. Eles também são ideais para áreas de retoque, com uma maior precisão para corrigir imperfeições ou estrias.
A principal desvantagem de usar um pincel é o tempo. Você investirá muito mais tempo pintando uma cerca com um pincel do que com um rolo ou pistola. Mas se você preferir controlar toda a situação, não há como negar o benefício de usar o pincel.
Rolo. Para cercas maiores, pintar com pincel pode não ser a opção mais prática.
O rolo é a melhor opção quando se trata de velocidade e precisão. Pode não ser tão rápido quanto a pistola de pulverização, mas será muito mais rápido do que usar um pincel. Embora possa não ser tão preciso quanto o pincel, é muito mais preciso do que a pistola.
Pistola de pintura. Sem dúvida é a mais rápida das três opções. Dependendo do tamanho da sua cerca, não está nada mal reduzir o tempo de trabalho usando uma pistola de pintura.
No entanto, a desvantagem é dupla. O primeiro é o custo. Você tem que pagar não apenas pela pintura, mas também pela pistola de pintura. Você pode alugar uma na loja de materiais de construção local, mas também pode ser necessário comprar uma.
Há também a questão do “controle” sendo um problema. Se você tiver espaços mais apertados, é possível ver a pintura entrar em áreas indesejadas porque essas pistolas não são tão precisas quanto um rolo ou pincel.
Assim que Faz: Como pintar a cerca de madeira
1. Examine a Madeira
Comece dando uma olhada em sua cerca. Olhe atentamente para a madeira, procurando coisas como pregos, parafusos, grampos ou quaisquer pedaços de cerca rachados ou lascados que possam estar se destacando. Eles terão que ser consertados ou removidos para criar a superfície ideal para aplicar sua tinta para madeira.
Para cercas de madeira mais antigas, o projeto pode ir mais lento ao ter que remover pregos e parafusos. Depois de remover todas as obstruções, pegue uma lixa e lixe as áreas que parecem causar problemas na aplicação da tinta.
2. Limpe a madeira
Quando você tiver certeza de que todas as lascas, rachaduras, pregos e parafusos foram removidos, é hora de limpar a madeira.
Pegue um limpador de madeira de sua preferência e aplique-o de maneira uniforme. A melhor aposta é seguir as instruções na parte de trás do limpador de madeira. Se ele recomendar o uso de equipamentos de segurança, certifique-se de ficar seguro durante toda a aplicação.
Quando o agente de limpeza tiver sido totalmente aplicado, pegue uma escova de cerdas macias e remova qualquer sujeira ou detritos. Deve sair com relativa facilidade; você ficará surpreso com o quanto sai de sujeira durante a limpeza da madeira.
Dê à cerca o tempo necessário para secar. Na maioria das vezes, algumas horas serão suficientes, mas um dia inteiro é provavelmente a melhor opção.
3. Teste a coloração ( opcional mas bastante útil!!)
Isso é importante e uma etapa que muitos proprietários de casas e bricolage ignoram. Reserve alguns minutos para testar a coloração, seja em um pedaço de madeira ou em uma pequena área escondida que ninguém verá. Certifique-se de aplicar o mesmo número de demãos que serão aplicadas na cerca.
O objetivo aqui é ver como a madeira ficará quando secar. Uma pequena tira de teste pode acabar poupando muita desilusão no final.
4. Hora de Pintar
Se você se sentir bem com a aparência da área de teste, é hora de passar para o real. Com a madeira devidamente preparada e seca, a parte mais importante é aprender a pintar corretamente sua cerca de madeira de cima a baixo.
Não importa como você faça isso – rolo, pincel ou pulverizador de manchas – certifique-se de manter sua aplicação o mais uniforme possível.
Cubra toda a superfície da cerca de cima para baixo, da esquerda para a direita. Onde você vê acumulos de tinta ou áreas manchadas, alise rapidamente essas áreas.
4. Deixe secar
Antes de aplicar uma segunda demão, você precisa permitir que o stain descanse e seque. De um modo geral, você deve dar pelo menos 24 horas, mas 48 horas podem ser mais apropriadas.
Tudo depende do clima e da umidade da região. Analise a previsão do tempo e encontre um período de dois dias em que o tempo estará claro. Se você tiver a opção, incline-se para 48 horas de secagem para garantir que tudo seque adequadamente.
5. Aplique uma segunda demão
Sempre que necessário, será o momento de aplicar uma segunda demão. Isso depende parcialmente do STAIN que você escolher; as instruções do fabricante devem fornecer uma indicação bastante clara sobre a necessidade ou não de uma segunda demão.
Tente aplicar a segunda demão o mais uniformemente possível para evitar manchas. Quaisquer pontos que sofram com esses problemas, certifique-se de equilibrá-los antes que seque.
Como foi o caso da primeira demão, a segunda demão vai demorar para secar. Embora possa demorar um pouco mais – mais um ou dois dias – valerá a pena esperar. A pintura deve secar uniformemente e tão escura quanto você esperava. Se você quiser ficar mais escuro, continue adicionando capas em cima do trabalho que você já fez.
6. Fazendo manutenção
Agora que você terminou de pintar sua cerca, o trabalho pode parecer feito, mas ainda não chegou lá. Embora a cerca recém pintada pareça ótima, você precisa tomar as medidas necessárias para mantê-la adequadamente, para que ela fique melor ainda daqui para frente.
A boa notícia é que você só precisa aplicar uma nova camada a cada ano. Depende de quão limpa você mantém a cerca, removendo mofo, bolor e sujeira à medida que ela aparece. Quanto mais rigoroso você for para manter a cerca limpa, menos manutencao de stain terá que fazer para mantê-la com aparência de nova.