Você acorda um belo dia, olha para todo aquele branco-hospital da sua casa, e tem aquele estalo: “Cansei dessa cor, vou repintar a casa toda!”. Ou então, acabou de erguer sua casa, e chegou a hora de substituir o cinza-cimento-cor-de-obra pelas cores dos seus sonhos.
Veja também:Smart Lâmpada Led Colors, compatível com Alexa.
A princípio, parece fácil fazer isso. É só ir à loja de tintas mais próxima, escolher a cor que deseja comprar uns pincéis e mandar ver, certo? Errado! Existe muito mais coisa por trás de uma boa pintura do que apenas pincéis e tintas.
Veja também: Aprenda mais sobre organização.
Antes de tudo, você precisa preparar a superfície que será pintada, independente dela ser nova ou estar na sua 439ª repintura. Pode parecer bobagem, mas as dicas abaixo evitam muitos problemas futuros, como o surgimento de bolhas, descolamento da pintura e o aparecimento de manchas, por exemplo.
1) Deixar secar totalmente o reboco
Comecemos pelas paredes novas. Caso a superfície esteja rebocada, a massa deve estar bem seca. A cura e a secagem do reboco demoram, no mínimo, 28 dias. Portanto, nada de ser apressado! A pintura com a superfície molhada causa o surgimento de bolhas, devido a umidade do revestimento tentar “sair” da argamassa, e não conseguir por causa da camada de tinta. Além disso, durante a pintura, os locais úmidos ficam mais escuros do que os locais onde a argamassa já está seca, deixando a aparência final da pintura bem heterogênea.
2) Remover sujeiras da parede
Se a o reboco ficou parado muito tempo, e está mofado, deve-se lavar a área com água sanitária enxaguar e esperar secar. Caso existam manchas de óleo ou de graxa, você deve limpar a superfície com água e detergente, enxaguar a superfície e esperar secar. A paciência é uma virtude!
3) Tampar trincas e rachaduras
Com o reboco bem sequinho, verifique se a superfície não tem nenhum buraco, trinca ou fissura. Eles devem ser tapados e eliminados. Aquela história de “essa trinquinha some depois que pintar” é balela. Você vai pintar e o buraco vai continuar lá!
Veja aqui como se pode tampar uma trinca de até 1 mm. Se a rachadura for de maior espessura é bastante recomendado procurar ajuda de um especialista para dizer o que você deve fazer. NUNCA MENOSPREZE UMA RACHADURA.
4) Lixar e retirar o pó da parede
Feito isso, remova toda a poeira e as partes soltas, lixando, escovando ou raspando a superfície. Elas são as maiores responsáveis pelo descolamento da tinta, pois impedem que ela fixe na parede adequadamente. Com o tempo, essas partes se soltam e acabam levando a tinta junto.
Quando o caso é de repintura de uma parede que tem aparência de nova, o recomendado é lixar toda a superfície até remover qualquer tipo de brilho, utilizando para isso lixas de grana 360 ou 400.
Após lixar , passar um pano úmido retirando todo o pó , deixar secar e assim poderá aplicar a primeira
demão da tinta escolhida.
Tratamento Especial para Paredes Porosas
No caso de pintura sobre superfícies porosas ou de alta absorção, como tijolo, o ideal é aplicar um fundo preparador sobre a área. É necessário fazer isso porque superfícies deste tipo “chupam” muita tinta, aumentando o consumo de material e por consequência, o custo.
Se você estiver pensando em pintar uma divisória de gesso acartonado, ou um acabamento de gesso liso, o recomendado é utilizar produtos específicos para esse tipo de superfície, ou então realizar o mesmo procedimento de preparação de áreas porosas.
O gesso é um material pulverulento, ou seja, ele solta uma fina camada de pó. A aplicação de material próprio para gesso é realizada para melhorar a coesão da placa, evitando futuros “desagarramento” da pintura.
Talvez te interesse saber : Como pintar listras na Parede
Seguindo essas dicas, você já pode cuidar da repintura da sua casa sem fazer nenhuma bobagem –evitando também, se aparecessem aquelas bolhas na pintura, de ouvir do seu marido/esposa “eu avisei pra contratar um pintor de verdade!”.
1 comentário
BBoas!!
Como posso tirar as manchas de fosco (correçao com tapa tudo) da parede sera pintado com semi brilho, o que fazer?