Os gerânios são fáceis de reproduzir por estacas e é isso que queremos mostrar a seguir neste detalhado, mas simples passo a passo que preparamos para você. Vamos ver como se tirar as estacas das plantas de gerânios e prepará-las para o seu enraizamento. Com isso, na próxima primavera, podemos desfrutar de mais espécimes e cores em nosso jardim.
Remova as folhas e os botões da metade inferior do corte, deixando apenas 4 ou 5 folhas na parte superior. Finalmente, cortamos a extremidade inferior do caule logo abaixo de um nó. É aí que há uma maior concentração de hormônios enraizadores naturais da planta.
Deixar as estacas assim:
Para melhorar a taxa de sucesso, submerja a base de cada estaca em uma pequena quantidade de hormônio de enraizamento para estimular o crescimento das raízes.
Encha os vasos com uma mistura de substrato para sementeira com areia essa mistura é para melhorar a drenagem do mesmo.
Em cada vaso, pode colocar 2-3 estacas ao redor da borda.
Regar bem e colocar os vasinhos com as mudas em um local bem iluminado dentro da casa. É melhor não cobrir as estacas com plástico para não favorecer o aparecimento de fungos.
Depois de algumas semanas a ferida terá cicatrizado e começaremos a ver as primeiras raízes. Após 6-8 semanas, o corte já deve ter um sistema radicular bem estabelecido.
No início da primavera, podemos transplantar cada estaca, que já é uma planta inteira, em um vaso individual com substrato normal.
Agora é só mantê-los com um bom grau de umidade e, assim que possível ( terminar o frio) podemos plantar o gerânio onde quisermos.
Você vai Precisar
- uma planta de gerânio adulta
- pequenos vasos de plástico
- substrato de mudas
- areia
- faca ou tesoura
- Hormónio Enraizador (opcional)
1 comentário
Espero seguir sus instrucciones y vere´los resultados en 2 semanas. Gracias