Muitas vezes é necessário remover os azulejos sem quebrá-los. Por exemplo:
- Os azulejos estão quebrados e deve substituir.
- Você deseja fazer um designer diferente na parede colocando outro modelo de azulejo do existente.
- Você precisa ter acesso a algum cano escondido detrás de uma parede de azulejos.
Veja também: Mesa Apoio e Lateral de Sofá
Remover as peças de azulejo sem quebrá-las é apenas parte do trabalho. Se você planeja reutilizá-los, você também terá que limpar a parte de trás do azulejo. Isso significa remover a argamassa velha.
Veja também: Aprenda sobre encanamento.
Quando tiver que retirar o azulejo do banheiro ou da cozinha teremos que fazer no maior cuidado possível tentando retira-lo inteiro sem quebrar porque muitas vezes não temos guardado em estoque o azulejo usado ou até mesmo já saiu de circulação e venda nas lojas. Portanto prepare-se para uma tarefa que pode ser Fácil mas que vai precisar de muita paciência.
Com a técnica abaixo pode ter 70% de sucesso (para 100 azulejos removidos, vai quebrar uns 30… ou não). A chave é progredir lentamente e abster-se totalmente de usar a força bruta.
Você vai precisar
- Espátula
- formão
- Bacia com água
- cimento
- pano úmido
Assim Que Faz
Passo 1
O primeiro passo é ir “arranhando” o rejunte com a ajuda de uma espátula, estilete ou ponta de uma faca. Esse trabalho exige paciência e cautela tomando o cuidado para que os azulejos, ao soltar, não escorra pela parede e quebre.
Lembre-se, que neste caso em específico, eles estão presos somente pela massa do rejunte e no centro eles estão soltos porque estão estufados.
Passo 2
Após retirar todos os azulejos, colocar em uma bacia com agua e deixar um tempo de repouso para que amoleça o resto de argamassa colada no ladrilho. Úmido assim poderá ser retirado mais facilmente.
Passo 3
Usando um Martelo e um formão, retire todo o excesso de cimento velho e seco da parede. Note que fica uma crosta bem grossa e isso tem que ser retirado porque vamos colocar uma massa nova, para ter uma aderência perfeita.
Passo 4
Depois que retirar toda essa argamassa velha é o momento de de fazer uma nova massa de cimento.
Passo 5
Com o azulejo limpo dos restos de cimento velho, podemos colocar a massa de cimento nova.
passo 6
Prepare a parede para receber o azulejo. Com um pano úmido retire todo o pó e sujeira que estar acumulada. Com a parede umedecida evita que a parede “chupe” a água da massa de cimento e essa fique ressecada.
Passo 7
Encaixar o azulejo coincidindo com o de baixo. É sempre bom deixar um pequeno espaço entre eles para não acontecer o que aconteceu….com o calor eles ficaram estufados na parede porque não havia espaço para expandir e quase soltaram e caíram da parede.
Passo 8
Bater suavemente sobre a peça, até alcançar uma profundidade ideal e a superfície fique completamente nivelada com a peça ao lado e abaixo.
Passo 9
Limpar todo o resto com um pano úmido e pronto. Como podem ver, não tive sorte com algumas peças e elas quebraram e como não tinha mais para vender, tive que colocar tons diferentes na parede. Mas não acho que ficou mal…até gostei!
2 Comentários
Parabens pela ajuda!!!
Olá!
Obrigado pela dica.
Uma pergunta: a técnica para assentar azulejos antigos é diferente da técnica para assentar azulejos modernos? Vi que você usou massa de cimento, mas não sei o quão antigo seu azulejo é.
Vou instalar azulejos dos anos 50. Você tem alguma recomendação específica?
Obrigado!